Aqui em meu blog, recebi o seguinte comentário, o qual está transcrito abaixo da mesma forma que eu recebi, sem nem mesmo corrigir os erros de digitação e ortografia:
18 de fevereiro de 2010 03:23 - ‘Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Desmascarando o candomblé":
Bom quero parabenizar a vc pelo seu blog e sua reportagene tb deixar bem claro a vc que vc naõ deve ficar escrevendo tudo que vc ouve em sua igreja de pessoas fracas e pobres de espirito sem vida dentro de si mesmos sobre a religiaõ afro-brasileira pois vc naõ tem conhecimento dela para escrever oq vc acha que deve,ou escuta em sua igreja que veio a pouco tempo para o Brasil claro para destruir as outras religioes que aqui ja estavam a varios seculos so posso te gartatir uma coisa seu palhaço e otario que fiuca brincado com os espiritismo se vc soubesse algo de verdade sobre a religiaõ afro saberia que o candomble se preocupa sim com a vida apos da morte sim ok e vc naõ sabe mesmo o significado da palavra "ebo" sacou primeiro vai aprender sobre as coisas pra depois sair falando oq vc sabe sacou Rabayoli que mas parece nome de macaraõ ou seja algo feito de massa pelas maõ de alguem da religiaõ afro so te felo isso uma religiaõ so poderar ser destrida quando o seu povo morrer por dentro e perder sua fe nela ok .....
obrigado plea atenção”
Quero dizer que quando alguém resolve expor abertamente suas idéias em uma ferramenta de comunicação como os blogs, essa pessoa deve estar preparada para o fato de não agradar a todos. Sou bem consciente que nem mesmo em meio aos meus colegas de ministério eclesiástico eu encontro total concordância nas idéias que exponho, tanto aqui no blog quanto em minhas palestras que faço nas mais diversas instituições religiosas e outras. Já tive o desprazer de estar diante de pessoas, lideres eclesiásticos, que discordam de minhas idéias doutrinárias e a interpretação que eu tenho da Bíblia Sagrada e seus ensinamentos.
Se no meio ministerial, do qual eu faço parte, encontro discordância era óbvio que encontraria discordâncias ate maiores fora desse meio. O internauta, que chegou ao meu blog e deixou o comentário acima transcrito com fidelidade, não é obrigado a concordar com as minhas colocações que EU FIZ na postagem questionada (Desmascarando o candomble). Contudo, quem fala o que quer, tem de estar disposto a ouvir o que quer e não quer também.
Eis a minha resposta ao comentário dessa pessoa “anônima”:
1ª) Um dos defeitos mais terríveis no ser humano e na sociedade em geral, inclusive no meio religioso, até mesmo o denominado meio evangélico está incluso é a HIPOCRISIA. Para ficar mais claro o que quero dizer, vou te lembrar o que significa essa palavra; O dicionário AURÉLIO define assim:
”HIPOCRISIA: do grego hypokrisía.
1. Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem.
2. Impostura, fingimento, simulação, falsidade.
3. Falsa devoção.
No caso da pessoa que fez o referido comentário, eu vejo a HIPOCRISIA ai aplica nas três definições apresentadas no dicionário AURÉLIO.
Primeiro, porque ele me parabeniza por algo que ele não gostou. Se não gostou, se discordou, por que me parabenizou? Isso já caracteriza a segunda definição acima descrita. E a terceira definição é aplicada na sua própria falsa devoção, a própria pessoa não tem fundamentos e nem certeza de sua fé. Se você é tão assim firrm3e na sua doutrina, porque perde tempo lendo assuntos de outras crenças? Se concentre na sua apenas...
O que afirmei na minha postagem está toda FIRMADA EM BASES BIBNBLICAS REAIS. Eu sou uma pessoa firme em minha fé e religiosidade. Não me balanço em meio de dúvidas e incertezas e nem fico buscando respostas em doutrinas contrárias a minha fé.
Quem assim fica, em cima do muro religioso, sem saber o que afirma seguir e ainda tem coragem de atacar a crença pessoal dos outros, é uma pessoa HIPÓCRITA em todos os sentidos, pois não segue aquilo que diz acreditar ou defender. Portanto, para mim, você é uma pessoa hipócrita e desorientada.
(2º) quem é você para me dizer o que posso ou não escrever ou falar? Esqueceu-se de que eu moro no BRASIL, que é um país com regime de liberdade de expressão? A partir do momento que eu assuma a responsabilidade por minhas palavras, eu posso dizer o que bem quiser, na hora que eu bem entender, diante de eu achar que mereça o meu pronunciamento. Por isso afirmo aqui: O candomblé é uma religião maligna, enganadora, falsa, que conduz as pessoas para longe do verdadeiro Deus, que por sua vez ABOMINA toda forma de espiritismo e feitiçaria. O Diabo e seus demônios escravizam as pessoas que em sua sinceridade e ignorância seguem essa forma de religião, essa variação de vulto afro. As entidades que o candomblé aponta ou cultua são demônios, e os seus adeptos são cavalos desses demônios, que escravizam essas pessoas através do engano e da mentira, e se essas pessoas não vierem tomar conhecimento da verdade em vida, e aceitarem essa verdade que atende por nome de JESUS CRISTO, essas pessoas serão perdidas eternamente e arderão no castigo eterno, o lago de fog, que fora preparado para o Diabo e seus demônios, mas muitas são as almas que ali serão lançadas.
3ª) Eu não sigo ideologias dos outros, eu não sou do tipo que vai à igreja, ouve ensinamentos de qualquer um lá, e sai dali seguindo aqueles conceitos ali ouvidos, sem ao menos buscar uma convicção própria. Aqui em meu blog, em muitos de meus textos, você e qualquer pessoa poderão ver que muitas de minhas “odeias” vão de contra a muitos ensinamentos que se ouvem dentro de igrejas por ai a fora. Eu sou uma pessoa convicta daquilo que acredito, daquilo que falo ou escrevo, ninguém nunca me verá falar ou publicar algo no qual eu realmente não acredite, ou tenha duvidas, só para agradar a “terceiros". Se você é do tipo que vai ao terreiro de macumba e fica dando credito a tudo quanto é idiotice que falam lá, você, além de idiota, é uma pessoa desprovida de conhecimento (em outras palavras, é burra). Cada um de nós tem o dever de ensinar as nossas crenças para quem quer aprender delas, sem obrigar que essas crenças sejam aceitas. Mas temos de ter convicção naquilo que vamos falar ou ensinar. Temos de ter as nossas próprias conclusões. Não podemos ser como chapéus de peões de obra, que vai de cabeça em cabeça, sem dono, sem direção certa. Não compare as demais pessoas com você. Se você é assim, o problema é seu. Mas não iguale os outros a si.
Aproveito ainda para dizer que eu não temo a ninguém, apenas a Deus. Não dependo de nada e de ninguém que não seja Deus. Já estive nos portões do Inferno e de lá ei voltei pois o meu Senhor Jesus me disse que ali não era meu lugar e que eu não temesse a nada e nem a ninguém. Nenhuma força nesse universo terá autoridade sobre mim se essa autoridade não for dada por Deus, o meu Senhor, a Autoridade sobre mim constituída. É a Ele que eu busco agradar, o resto é apenas o resto. A opinião dos outros sobre mim não me importa, o que me importa é p que deus pensa sobre mim,e o que a minha consciência doz para mim. Como diz o meu amigo Bispo Cláudio Simplício, lá de Caratinga, MG, “eu nasci na virada da meia noite, e assim sendo, não tenho medo de capiroto nenhum!”
4ª) você, como candomblecista ou macumbeiro, é uma derrota só, pois você mesmo quebra as regras de vocês. As doutrinas cardecistas ensinam o respeito e amor para com o próximo, e a forma que você az seu comentário não combina com essa doutrina. É assim que vocês aprendem lá nos terreiros, a lidarem com os outros? Avalie a sua posição, e veja se esta de acordo.
5ª) Eu sou descendente de italianos, por essa razão tenho esse sobrenome, que é de origem italiana, terra das melhores macarronadas. Assim, querer dizer que meu sobrenome parece nome de macarrão, talvez seja a única palavra elogiosa que você me faz nesse seu comentário.
6ª) Sim, uma religião morre quando seu povo ou defensores morrem também. Concordo plenamente. E é ai que esta a diferença do CRISTIANISMO com as religiões, pois CRISTIANISMO não é religião, e sim, a estrada única que aponta o ÚNICO caminho que nos conduz a Deus. Isso faz o CRISTIANISMO ser imortal, não temos o perigo de termos a nossa fé morta mesmo que nosso povo morra. Pois o CRISTIANISMO existe por si só, e não depende de povo algum. Mas sim, o povo que dele vai sempre depender.
Enfim, pessoa, eu penso que você precisa conhecer o verdadeiro CRISTIANISMO. Não me refiro a conhecer dogmas de grupos ditos evangélicos. Falo conhecer o CRISTIANISMO. Pegue uma Bíblia ai, se você quiser, eu te envio uma "de gratiz" (como diz o seu Graison), ai voce começar a ler e estudar o seu conteúdo. Peça ao Nosso Santo guia de Luz Jesus de Nazaré que te ajude no entendimento. Se você fizer isso, três meses é muito para você entender o que é de verdade o CRISTIANISMO.
Bom, não vou mais perder meu tempo aqui com meras palavras. Sei que você já entendeu a minha resposta... Que inclusive, não é anônima... Quem escreve anonimamente é covarde... Eu assino o que falo e escrevo... Mas como eu ia escrevendo, não vou perder tempo com meras palavras... Mas sim, vou lançar um desafio a você... Mostre sua cara. Revele-se, saia do anonimato... E encare essa parada que vou te propor. Você aparece ai, pega meu email que esta publicado aqui no blog, me escreve, ai vamos fazer o seguinte... A gente combina um tempo, e durante esse tempo, você Poe meu nome La na sua roda de rezas ou seja lá como for o nome do que vocês fazem Lá... (seria despachos?) e eu vou e faço o mesmo, punho o seu nome no nosso circulo de oração... Aquele que tiver na sinceridade, aquele que tiver na razão, aquele que estiver seguindo a verdade, vera o outro se converter a sua crença... Por exemplo, se eu estiver enganado quanto ao CRISTIANISMO, e você estiver na razão, logo, logo você me verá dando uma de cambone nos terreiros de macumba pela vida a fora e recebendo algum guia...
Mas, você estando enganado (e sei que está) logo, logo vai ter a maravilhosa experiência do batismo no Espírito Santo (eu tenho até uma postagem aqui sobre o assunto), vai falar em línguas, entregando profecias, pregando a palavra de Deus e descendo o pau na errada doutrina candomblecista.
Ok?????
Aos amigos que estão sempre visitando meu blog, meus seguidores (e perseguidores também), digo que abaixo ponho o titulo-link da postagem comentada aqui, e peço a cada um de vocês que façam como essa pessoa anônima, deixem ai o seu comentário, pois para mim, seu comentário é importante.
Fique todos com Deus e eu agradeço pela sua atenção...
Miltom, confesso que quando ví o tamanho da sua postagem , a princípio tive até "preguiça" de ler, de tão grande que era, mas o tema interessou-me e realmente, valeu a pena, vc colocou esse "anônimo" no devido lugar dele...Quem fala ( ou digita) o que quer, realmente tem que ouvir ( ou ler) o que não quer realmente...o Candomblé precisa ser desmascarado sim, tanto quanto todas as falsas e vãs religiosidades...
ResponderExcluirGostei de sua resposta...