28/08/2011

A Doutrina dos Nicolaítas



Está escrito: “Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”. (Ap. 2:6 e 15).


Qual o significado da palavra “nicolaítas” mencionada na carta a igreja em Éfeso? A palavra nicolaítas significa: superior aos outros.A palavra “nicolaítas”, em grego, é composta de duas palavras: “nikao” e “Laos” significa “conquistar” Laos significa “povo comum” ou “Laicato” (leigo). Então, “nicolaítas” significa “conquistando o povo comum” ou “sendo vitoriosos sobre o laicato” (leigo).Portanto, os nicolaítas refere-se um grupo de pessoas que se estimam superiores aos cristãos comuns e que são entendido, homem dentro do ramo (profissionais), que se posicionam acima dos outros.Isso, sem dúvida, diz respeito á hierarquia que foi pouco a pouco introduzida e estabelecida no meio do povo de Deus. Dessa forma foi instituído um grupo de pessoas como uma classe intermediária entre Deus e os homens. Deus odeia isso.A doutrina dos nicolaítas é a ditadura religiosa, é o homem no trono e a denominação no centro. É o papa, bispo, padre, pastor etc. no trono e a denominação no centro.Deus odeia a ditadura. Está escrito: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade,” ((2 Cor. 3:17).Jesus aboliu a divisão cléro/leigo. Quando Jesus morreu o véu que separava o povo de Deus rasgou-se, pondo fim a classe mediadora. Jesus aboliu a classe dos sacerdotes.Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens, ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. (Efésios 4:8 e 11).O que era uma classe mediadora no Antigo Testamento, no Novo é apenas um dom. A liderança no reino de Deus foi deturpada em um modelo de hierarquia á maneira do mundo, com um conselho e pastores dominado sobre o rebanho através de nomeação de cargos, invés de relacionamento de servo.Não há pessoas ou personalidades que concentre olhares, a não ser Cristo. Tanto na igreja católica, como nas igrejas evangélicas, Cristo é Senhor e cabeça apenas teoricamente, o homem continua sendo a cabeça no trono e a organização no centro, não há exceção, em todas as religiões.SACERDÓCIO UNIVERSAL – Deus separou do Egito um povo para Si e, junto ao monte Sinai, declarou Sua intenção para com esse povo. Êxodo 19:5-6 diz: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar entre todos os povos: porque toda a terra é minha; vós me sereis reinos de sacerdotes e nação santa”. Vemos, claramente, que o desejo de Deus era que todos fossem sacerdotes. No entanto, não muito tempo depois, o povo de Israel adorou o bezerro de ouro (Êxodo 32:1-6), perdendo o sacerdócio para a tribo de Leví, que fora fiel a Deus.Por esse motivo, surgiu uma classe mediadora de sacerdote, em vez de toda nação ser constituída de sacerdote. Com isso todo restante do povo perdeu o direito de servir a Deus, de tratar dos negocio Dele.Todavia no Novo Testamento, Deus voltou á sua intenção original. A vontade perfeita de Deus é que todos os crentes em Cristo deveriam exercer as funções de sacerdotes. Em sua segunda epístola, o apóstolo Pedro fala que todos os que foram salvos por Deus são edificados casa espiritual para serem sacerdote santo ( 1 Pedro 2:5-9). E não só isso, mas também, raça eleita, sacerdócio real, nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus. Aleluia! Todos na verdadeira igreja de Deus são sacerdotes, que o servem e cuidam de seus interesses. Essa era a situação da igreja primitiva: todos eram sacerdotes e, apesar de terem seus afazeres seculares, viviam para Deus e cuidavam das coisas de Deus.A DEGRADAÇÃO - Já no final da igreja primitiva, ainda no primeiro século, o comportamento dos nicolaítas começou a espalhar-se entre os cristãos, isso levou a maioria deles a perder o interesse pelas coisas de Deus e gerou uma classe mediadora na igreja. Alguns séculos se passaram e a hierarquia foi totalmente instituída na igreja, existindo até os dias de hoje, quando prevalece o sistema clerical no cristianismo. Tal sistema mata a função dos membros do Corpo de Cristo, uma vez que poucas pessoas substituem a maioria no tocante ao serviço a Deus. Com esta estratégia, satanás paralisou, por séculos, o funcionamento dos cristãos na igreja.A RESTAURAÇÃO - Hoje Deus está restaurando o sacerdócio universal do Seu povo. O Senhor nos ama e, pelo Seu sangue, libertou-nos dos nossos pecados, e constituiu-nos reino de sacerdotes para o nosso Deus e Pai (Ap. 1:5-6; 5:9-10).Temos de perceber que não fomos introduzidos por Deus numa religião organizada, mas fomos colocados em um organismo vivo que é o Corpo de Cristo, do qual somos membros.Todos os membros do Corpo devem funcionar como sacerdotes para que todo o Corpo possa crescer em amor Ef. 4:15-16).Deus concedeu á igreja apóstolos, profetas, evangelista, pastores e mestres – que não são oficio, titulo nem posições hierárquicas, porém dons, funções orgânica – visando ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço a Ele, e não para substituí-lo na edificação do corpo de Cristo (Ef. 4:11-12).Todos nós devemos exercer os nossos direito de sacerdócio, cuidando dos negocio de Deus, servindo a Deus e edificando o Corpo de Cristo, que é a igreja de Deus.O sistema de padres da igreja do mundo, o sistema clerical da igreja do estado, e o sistema pastoral das igrejas evangélicas são todos da mesma natureza. Eles são todos nicolaítas. Na Bíblia há somente irmãos. Há o dom de pastor, mas não sistema de pastores. O sistema pastoral é uma tradição do homem.Jesus disse aos seus discípulos: “Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai (papa, padre); porque só um é vosso PAI, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias (pastor), porque um só é vosso Guia (pastor), o Cristo.” (Mat 23:8-10).Na Bíblia existem dons de pastor, não sistemas de pastores. O dom é legitimo, o sistema é falso. O dom é de Deus, o sistema é do diabo.O que Jesus disse é que apesar de existir os dons de: apóstolos, profetas, evangelistas pastores e doutores, ninguém deve ser chamado pelo dom que tem. Quando você chama alguém de pastor, padre etc. você está desobedecendo ao mandamento de Jesus.Os dons foram dados para o aperfeiçoamento dos santos e edificação do Corpo de Cristo, os homens transformaram em ofícios (profissão), e motivo para dominar. A “igreja” virou empresa e os pastores empresários ditadores e orgulhosos com status e milionários. Porque a religião é o comercio mais lucrativo na face da terra. O que está sendo praticado em termo de religião, não tem nada a ver com os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, são mal entendidos, ou falta de revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥