07/07/2014

Como reconhecer e lidar com falsos amigos



Continuo aqui minha homenagem a um certo "amigo" falso:
Algumas pessoas se aproximam de nós como ovelhinhas puras e inocentes, todavia, são raposas cruéis e perversas. Desta forma, devemos identifica-las e usarmos nossa inteligência contra elas, para que assim, possamos não ser prejudicados por essas criaturas que existem apenas para fazer o mal

William Shakespeare disse que: “Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes”. Essa frase polêmica e verdadeira de Shakespeare nos entrega uma base sólida para podermos entender mais ou menos como funciona o mundo em que vivemos, haja vista, que estamos cercados de trevas por todos os lados e raríssimas são as luzes que acendem ao nosso redor.
O problema de se identificar um falso amigo consiste no fato de que ele é um mestre em manipulação, criando estratégias inteligentes e astutas para se aproximar de nós. Desta maneira, descobrir a verdade sobre ele é um processo altamente complexo, por conta da qualidade demagógica, diplomática e herege que o mesmo ostenta.
Em outras palavras o que quero dizer é o seguinte: você está lidando com um ator, aliás, pior ainda do que isso: um ator profissional, destes de estrelar filmes hollywoodianos, contracenando com Angelina Jolie e Brad Pitt. Sendo assim, ele ostentará um lado exterior sempre perfeito (generoso, prestativo, cumpridor de promessas, leal, cavalheiro, ético, moralista, etc.), contudo, por dentro (sua parte invisível) será podre. Deste modo, ele trabalhará para o seu sucesso quando seus olhos estiverem nele, porém, quando sua visão não puder alcança-lo, ele juntará forças e pelejará contra você.
Ele faz lobbys a seu favor, lhe entrega presentes caríssimos, faz questão de apresenta-lo a pessoas importantes, busca lhe oferecer ajuda financeira, ele ouve seus problemas e finge ter empatia, ele caminha ao seu lado e até te protege quando alguém tenta te prejudicar, todavia, apesar de todas essas demonstrações positivas, ele nunca gostou de você, nem por um segundo. E você não enxerga isso porque ele usa uma máscara durante 24 horas por dia, se escondendo atrás desse objeto e maquiando suas verdadeiras intenções.  
Ele quer alguma coisa que você pode dar a ele, pode ser: comercial, social ou sentimental, ou seja, pode ser: um cargo importante em uma empresa, ou, uma pessoa que você conheça em que ele esteja interessado, ou, o fato de você ser conhecido na cidade, o que dará a ele uma elevação de status social, por conviver com você constantemente, enfim, ele busca se aproveitar de sua amizade para conquistar aquilo que ele tanto deseja.
Portanto, ele é totalmente interesseiro e digno de total desconfiança, haja vista, que ele aprecia o que você TEM e não o que você É. Destarte, devemos nos distanciar desses falsos anjos para que possamos não ser meras marionetes nas mãos deles, que além de terem “cara de pau”, não possuem nenhum caráter e são detentores de uma alma negra, tal qual um demônio que habita no lago de fogo.
Como identificar e lidar com esses atores
Devemos buscar identificar essa pessoa através de seus frutos, ou seja, se suas atitudes não condizem com a bondade propagada por sua boca, devemos ficar atentos. É mais ou menos assim: ele irá propagar algumas coisas através dos lábios, mas na pratica não agirá assim, desta maneira, ele não será uma pessoa congruente com suas ações, o que o tornará uma criatura de comportamento ambíguo, e sabemos que ética não tem ambiguidade. Assim sendo, ele buscará se aproveitar das situações em que você, intuitivamente, irá dar brechas a ele, usufruindo dessa sua fraqueza e usando as artimanhas que ele aprendeu ao longo da vida para obter vantagens sobre você.
Então, cabe a você estar atento as atitudes dele, identificando esses erros e buscando coloca-lo contra a parede, demonstrando para o mesmo que você está atento às investidas dele e que não irá tolerar tais espertezas. Certamente, ele ficará envergonhado e procurará se distanciar de você. Obviamente, algumas dessas pessoas não irão aceitar a sua postura rígida e justa, tentando deturpar os fatos e inverter a situação para o lado delas (coisa de politiqueiro vivido), no sentido de fazer você herdar o posto de vilão da história, quando na verdade, é exatamente o contrário.
Popularmente conhecido como “cobra criada”, uma pessoa com essa característica é especialista em criar situações que inexistem, tentando mudar o jogo e fazer toda a sociedade pensar que ele foi injustiçado. Logo, devemos olvidar o que ele diz, construir argumentos plausíveis para nos defendermos e deixar que a vida faça o resto. Vale lembrar que quem age dessa forma tem vida curta em qualquer lugar do planeta, pois, reúne inimigos constantemente, ficando sem espaço para transitar e bolar suas tramoias. Concluindo, é aquela velha frase que minha avó sempre gosta de repetir: a verdade sempre aparece!
Daí a importância de sermos verdadeiros, éticos e íntegros para que assim, ninguém tenha o direito de nos acusar. Sem dúvidas, se sua consciência for limpa, ninguém terá poder para prejudica-lo, porquanto o universo é justo para com aqueles que são justos com ele, agindo espiritualmente a favor daqueles que assim procedem. Desta maneira, o mundo nos retribui de acordo com nossas atitudes, fazendo com que o bem prospere perpetuamente contra o mal, não importando as circunstâncias. Assim, a bondade é um fator singular para todos aqueles que querem atingir o topo.
O valor que as amizades verdadeiras possuem em nossa vida
Um amigo legítimo não tem preço. De fato, algumas pessoas são especiais e nos fazem acreditar que a esperança de fazer desse mundo um lugar melhor, ainda está viva. Essas pessoas estão conosco apenas porque apreciam a nossa companhia, nos auxiliando constantemente e sendo fiéis em todas as instâncias que norteiam o nosso ser. Costumo dizer que essas criaturas são um pedaço de nós, que Deus se esqueceu de unir, nos deixando incompletos até que as encontremos.
Pessoas assim são raridades em nossa sociedade, são criaturas que possuem um comportamento ímpar e um coração que existe apenas para servir ao próximo, independentemente dos defeitos que o mesmo possui. Kim Hubbard disse que: “Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, mesmo assim, ainda gosta de você.”
Desta forma, busque valorizar seus amigos, pois, eles são seres capazes de lhe entregar paz, alegria e serenidade, fazendo de sua vida, uma vida mais completa e feliz.
Quero ainda finalizar esse raciocínio com um texto de minha autoria, que irá complementar tudo aquilo que foi exposto acima, segue:
O herói que habita no âmago invisível de sua alma

Todas as coisas raras desse mundo são caras, com exceção de uma, a saber: a amizade.
A miserabilidade dessa coisa singela e fraternal entre duas pessoas, torna a mesma, algo extremamente valioso e sempar no mundo em que vivemos.
Juntos, esse dois seres apaixonados um pelo outro, são imortais e imbatíveis, partilham alegrias e frustrações, discussões e perdões, medos e segredos, ajuntamentos e dissenções.
E quando um se vai, deixa um vazio impreenchível, envenenando a alma alheia, que sofre por perder parte de sua essência.
Na simplicidade das coisas mais banais da vida, encontramos a água inesgotável da felicidade e da esperança, que pode ser bebida gratuitamente pelos dois seres que se agradam de estarem um com o outro, se complementando eternamente entre si.
E assim, quando um está cercado de trevas por todos os lados e a luz insiste em não aparecer, pode enxergar ao longe, cavalgando a passos largos, quase como se sobrevoasse, o seu herói, o seu ídolo, que, fazendo a poeira levantar, prova, com uma elegância peculiar, que você nunca esteve ou estará, sozinho.
No momento exato de sua morte, quando estás esparramado ao chão e podendo contemplar o sorriso da vitória na face de seu adversário, que está prestes a disferir o último golpe, eis que surge o seu amigo, que desembainhando a espada da esperança, te joga para o lado e enfrenta o seu inimigo cruel , que prontamente parte em retirada, por temer os olhos intrépidos daquele que não faz outra coisa senão protegê-lo com todas as forças que possui, entregando, se preciso, até mesmo a sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥