02/08/2014

O QUE TODO CRENTE DEVERIA LER SOBRE A SANTIFICAÇÃO


“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (I Ts 4.3).
A palavra santificação significa consagrar e separar para uso sagrado. Por conseguinte, elas são pessoas santificadas que estão separadas do mundo e separadas para o serviço de Deus. Santificação tem uma parte privativa e outra positiva.
I. A parte privativa consiste na remoção do pecado. O pecado é comparado ao fermento, que leveda; e à lepra, que contamina. A santificação remove “o velho fermento” (1Co 7). Embora não tire a existência do pecado, no entanto, elimina o amor a ele.
II. A parte positiva, que é a depuração espiritual da alma; que na Escritura é chamada de “renovação da nossa mente” (Rm 12.2), e a “coparticipação da natureza divina” (2Pe 1.4). Os sacerdotes sob a Lei não foram apenas lavados numa grande pia, mas também adornados com um glorioso vestuário (Êx 28.2); assim também a santificação não só lava do pecado, mas adorna com pureza.
O que é santificação?
É um princípio da graça produzido de forma salvadora, pelo qual o coração se torna santo e feito segundo o coração de Deus. Uma pessoa santificada tem não só o nome de Deus, senão também Sua imagem. Na exposição da natureza da santificação, vou mostrar as seguintes sete posições:
(1) A santificação é algo sobrenatural e é divinamente infundida. Estamos poluídos por natureza, e Deus toma para si a prerrogativa da limpeza: “Eu sou o Senhor que vos san-tifica” (Lv 21.8). As ervas daninhas crescem por si mesmas, no entanto as flores são plantadas. A santificação é uma flor, resultado da plantação do Espírito, daí que é chamada “A santificação do Espírito” (1Pe 1.2).
(2) A santificação é algo intrínseco; encontra-se principalmente no coração. Ela é chamada de “o ornamento do homem encoberto no coração” (1Pe 3.4). O orvalho molha a folha, a seiva está escondida na raiz. Similarmente, a religião de alguns consiste somente nas coisas externas, mas a santificação está profundamente enraizada na alma. “No oculto me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51.6).
(3) A santificação tem seu aspecto extenso: ela se espalha por todo o homem. “O Deus de paz vos santifique em tudo” (1Ts 5.23). Como a corrupção original depravou todas as faculdades — “Toda a cabeça está doente, todo o coração fraco”, nenhuma parte está sã, como se toda a massa de sangue estivesse corrompida, portanto, a santificação abrange toda a alma. Após a Queda, houve ignorância na mente; mas devido à santificação, nós somos “luz no Senhor” (Ef 5.8). Após a Queda, a vontade depravou-se; não havia apenas impotência para o bem, mas também obstinação. Na santificação, há uma maleabilidade abençoada na vontade; ela simboliza e harmoniza-se com a vontade de Deus. Após a Queda, os afetos foram deslocados para objetos errados; na santificação, eles são trans-formados em uma doce ordem e harmonia, a tristeza é colocada sobre o pecado, o amor sobre Deus e a alegria no céu. Assim, a santificação se espalha tanto quanto a corrupção original; ela vai ao longo de toda a alma: “o Deus de paz vos santifique em tudo”. Não é uma pessoa santificada, quem apenas é bom em alguma parte, senão quem é santificado em tudo como um todo; portanto, nas Escrituras, a graça é chamada de “novo homem”, não um novo olho ou uma nova língua, mas um “novo homem” (Cl 3.10). Um bom cristão, embora seja santificado em parte, no entanto, ele é santificado em todas as partes.
(4) Santificação é algo intenso e ardente. Qualitates suint in subjecto intensivo [Suas propriedades ardem dentro do crente]. “Fervorosos no espírito” (Rm 12.11). Santificação não é uma forma morta, mas está inflamada em zelo. Chamamos de água quente, quando esta chega ao terceiro ou quarto grau; desta maneira, santo é aquele cuja religião é aquecida a tal ponto que seu coração se consome por amor a Deus.
(5) A santificação é algo belo. Faz Deus e os anjos caírem em amor por nós. “Os ornamentos de santidade” (Sl 110.3). O que o sol é para o mundo, a santificação é para a alma, embelezando-a e adornando-a aos olhos de Deus. Aquilo que faz que Deus seja glorioso é necessário que também faça em nós da mesma forma. Santidade é a joia mais brilhante da Divindade. “Glorioso em santidade” (Êx 15.11). A santificação é o primeiro fruto do Espírito; é o início do céu na alma. A santificação e glória diferem apenas no grau: a santificação é a glória em semente, e glória é a santificação em flor. A santidade é a quintessência da felicidade.
(6) A santificação é algo permanente. “Sua semente permanece nele” (Jo 3.9). Aquele que é verdadeiramente santificado, não pode cair daquele estado. De fato, a santidade aparente pode ser perdida, as cores podem ser removidas; a santificação pode sofrer um eclipse. “Deixaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4). A verdadeira santificação é uma flor da eternidade. “A unção que vós recebestes permanece em vós” (1Jo 2.27). Aquele que é verdadeiramente santificado não pode mais cair do que os anjos, que são fixos em suas órbitas celestes.
(7) A santificação é progressiva. Ela está em crescimento; ela é comparada a uma semente que cresce: primeiro a erva brota, depois a espiga, depois o milho maduro na espiga; assim os que já são santificados podem ser mais santificados (2Co 7.1). A justificação não admite graus; um crente não pode ser mais eleito ou justificado do que ele já é, mas ele pode ser mais santificado do que ele o é. A santificação sempre está progredindo, como o sol da manhã, que brilha gradualmente até ao meridiano completo. Diz-se do conhecimento que cresce e da fé que aumenta (Cl 1.10; 2Co 10.15). Um cristão está continuamente adicionando um côvado à sua estatura espiritual. Não acontece conosco o que aconteceu com Cristo, que recebeu o Espírito sem medida; pois Cristo não poderia ser mais santo do que era. Temos o Espírito apenas em medida, e a nossa graça ainda pode ser aumentada. Como Apeles, que depois de haver pintado um quadro, ainda estava aprimorando-o com o seu pincel. A imagem de Deus está desenhada em nós, mas imperfeitamente, portanto, devemos ainda ser melhorados e pintados com cores mais vivas. A santificação é progressiva; se não cresce, é porque ela não está viva. Então, você pode ver a natureza da santificação.

Amanhã veremos sobre as FALSIFICAÇÕES DA SANTIFICAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥