Muitas pessoas tentam imaginar por que Deus teria incluído
este capítulo na bela história de José. Bem, é bom vermos que na lista dos
ancestrais de nosso bendito Senhor, em Mt 1:1-3, este mesmo incidente é
mencionado! “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de
Abraão. A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e
seus irmãos; a Judá nasceram, de Tamar, Farés e Zará; a Farés nasceu Esrom; a
Esrom nasceu Arão”. Nosso Senhor nasceu da tribo de Judá. Isto apenas
magnificou a graça de Deus. Mostra-nos que toda a raça humana é má. Não há bem
em nenhum de nós. O Senhor Jesus foi o único Homem perfeito que já viveu - Hb
7:14 “visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual
Moisés nada falou acerca de sacerdotes”.. Mas leia do poder transformador (para
nós) da morte e ressurreição de Cristo (Hb 10:14): “Pois com uma só oferta tem
aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados”).
1 – “Nesse tempo Judá
desceu de entre seus irmãos e entrou na casa dum adulamita, que se chamava Hira”
Este capítulo mostra como a descendência de Judá interrompe
a história de José, e narra a história do nascimento de Farés e Zara. Tamar e
Farés estão na genealogia de Cristo. Judá e seus descendentes tornaram-se os
herdeiros da promessa feita a Abraão.
2- ”e viu Judá ali a
filha de um cananeu, que se chamava Suá; tomou-a por mulher, e esteve com ela”.
38.2 FILHA DE UM VARÃO CANANEU
As Sagradas Escrituras registram essa história vergonhosa de
Judá, por quatro razões, pelo menos:
(1) Mostra o relaxamento moral daqueles dias, em contraste
com a pureza de José, a qual, diante desse fato, se destaca nitidamente. Note o
contraste entre Judá desceu (i.e., por livre e espontânea vontade, v.1), e,
José foi levado (39.1).
(2) Demonstra por que era necessário que a família de Israel
(Jacó) saísse de Canaã e fosse para o Egito. Se Jacó tivesse permanecido entre
os cananeus, seus descendentes teriam perdido a sua identidade, devido aos
casamentos mistos (vv. 1,2). No Egito, os descendentes de Jacó foram isolados
dos egípcios, e assim puderam tornar-se um povo nitidamente separado, dedicado
exclusivamente a Deus. A ocupação principal da família de Jacó era a criação de
animais. Tradicionalmente, os egípcios tinham grande desprezo por pastores de
rebanhos. Essa animosidade ajudou os israelitas a permanecerem separados dos
egípcios e dos seus respectivos costumes.
(3) Ilustra o fato
que os pecados de todos, até mesmo de pessoas de destaque no plano divino da
redenção, acabarão sendo conhecidos.
(4) Demonstra que a liderança do povo de Deus é entregue
àqueles que são moralmente puros. José era fiel a Deus e às suas leis, ao passo
que Judá era um fracasso. O NT requer idênticos padrões morais para aqueles que
exercem liderança espiritual.
3- “Ela concebeu e
teve um filho, e o pai chamou-lhe Er. 4 Tornou ela a conceber e teve um filho,
a quem ela chamou Onã. 5 Teve ainda mais um filho, e chamou-lhe Selá. Estava
Judá em Quezibe, quando ela o teve. 6 Depois Judá tomou para Er, o seu
primogênito, uma mulher, por nome Tamar. 7 Ora, Er, o primogênito de Judá, era
mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou. 8 Então disse Judá a Onã:
Toma a mulher de teu irmão, e cumprindo-lhe o dever de cunhado, suscita
descendência a teu irmão”.
A lei de levirato, exposta em Dt 25.5-12: “5 Se irmãos morarem juntos, e um deles
morrer sem deixar filho, a mulher do falecido não se casará com homem estranho,
de fora; seu cunhado estará com ela, e a tomará por mulher, fazendo a obrigação
de cunhado para com ela. 6 E o primogênito que ela lhe der sucederá ao nome do
irmão falecido, para que o nome deste não se apague de Israel. 7 Mas, se o
homem não quiser tomar sua cunhada, esta subirá à porta, aos anciãos, e dirá:
Meu cunhado recusa suscitar a seu irmão nome em Israel; não quer cumprir para
comigo o dever de cunhado. 8 Então os anciãos da sua cidade o chamarão, e
falarão com ele. Se ele persistir, e disser: Não quero tomá-la; 9 sua cunhada
se chegará a ele, na presença dos anciãos, e lhe descalçará o sapato do pé, e
lhe cuspirá ao rosto, e dirá: Assim se fará ao homem que não edificar a casa de
seu irmão. 10 E sua casa será chamada em Israel a casa do descalçado”,
corresponde ao cumprimento dos deveres maritais pelo cunhado solteiro, mais
velho em relação a viúva do irmão falecido. A descendência é considerada como
se procedesse do irmão falecido.”
Gn 38:9 “Onã, porém,
sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que
se unia à mulher de seu irmão, derramava o sêmen no chão para não dar
descendência a seu irmão.”
ONÃ.
As leis antigas do
Oriente Próximo determinavam que um irmão devia casar-se com a viúva dum seu
irmão que morresse, caso ela não tivesse filhos; assim, haveria um filho em
nome do falecido. O pecado de Onã foi recusar-se a cumprir tal
responsabilidade. Deus ceifou a sua vida porque recusou-se a dar um filho a
Tamar (v. 10).
10 “E o que ele fazia
era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele.”
O termo atual onanismo provém deste versículo, do nome Onã.
11 “Então disse Judá
a Tamar sua nora: Conserva-te viúva em casa de teu pai, até que Selá, meu
filho, venha a ser homem; porquanto disse ele: Para que porventura não morra
também este, como seus irmãos. Assim se foi Tamar e morou em casa de seu pai.
12 Com o correr do tempo, morreu a filha de Suá, mulher de Judá. Depois de
consolado, Judá subiu a Timnate para ir ter com os tosquiadores das suas
ovelhas, ele e Hira seu amigo, o adulamita. 13 E deram aviso a Tamar, dizendo:
Eis que o teu sogro sobe a Timnate para tosquiar as suas ovelhas. 14 Então ela
se despiu dos vestidos da sua viuvez e se cobriu com o véu, e assim envolvida,
assentou-se à porta de Enaim que está no caminho de Timnate; porque via que
Selá já era homem, e ela lhe não fora dada por mulher. 15 Ao vê-la, Judá julgou
que era uma prostituta, porque ela havia coberto o rosto.”
38.15 TEVE-A POR UMA PROSTITUTA.
Tamar pecou, mas o pecado de Judá foi maior, com sua conduta
hipócrita e corrupta (v. 26). Nos tempos antes da vinda de Cristo, Deus
suportou certos males até que a plena redenção se efetuasse em Cristo (At 17.30:
Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos
os homens em todo lugar se arrependam; 14.16 o qual nos tempos passados
permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos; Rm 3.25 ao
qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da
sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora
cometidos).
16 E dirigiu-se para
ela no caminho, e disse: Vem, deixa-me estar contigo; porquanto não sabia que
era sua nora. Perguntou-lhe ela: Que me darás, para estares comigo? 17
Respondeu ele: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. Perguntou ela ainda:
Dar-me-ás um penhor até que o envies? 18 Então ele respondeu: Que penhor é o
que te darei? Disse ela: O teu selo com a corda, e o cajado que está em tua
mão. Ele, pois, lhos deu, e esteve com ela, e ela concebeu dele. 19 E ela se
levantou e se foi; tirou de si o véu e vestiu os vestidos da sua viuvez. 20
Depois Judá enviou o cabrito por mão do seu amigo o adulamita, para receber o
penhor da mão da mulher; porém ele não a encontrou. 21 Pelo que perguntou aos
homens daquele lugar: Onde está a prostituta que estava em Enaim junto ao
caminho? E disseram: Aqui não esteve prostituta alguma. 22 Voltou, pois, a Judá
e disse: Não a achei; e também os homens daquele lugar disseram: Aqui não
esteve prostituta alguma. 23 Então disse Judá: Deixa-a ficar com o penhor, para
que não caiamos em desprezo; eis que enviei este cabrito, mas tu não a achaste.
24 Passados quase três meses, disseram a Judá: Tamar, tua nora, se prostituiu e
eis que está grávida da sua prostituição. Então disse Judá: Tirai-a para fora,
e seja ela queimada. 25 Quando ela estava sendo tirada para fora, mandou dizer
a seu sogro: Do homem a quem pertencem estas coisas eu concebi. Disse mais:
Reconhece, peço-te, de quem são estes, o selo com o cordão, e o cajado. 26
Reconheceu-os, pois, Judá, e disse: Ela é mais justa do que eu, porquanto não a
dei a meu filho Selá. E nunca mais a conheceu. 27 Sucedeu que, ao tempo de ela
dar à luz, havia gêmeos em seu ventre; 28 e dando ela à luz, um pôs fora a mão,
e a parteira tomou um fio encarnado e o atou em sua mão, dizendo: Este saiu
primeiro. 29 Mas recolheu ele a mão, e eis que seu irmão saiu; pelo que ela
disse: Como tens tu rompido! Portanto foi chamado Pérez. 30 Depois saiu o seu
irmão, em cuja mão estava o fio encamado; e foi chamado Zerá.
Perez, ou, na transcrição literal do hebraico, Paretz,
provém do verbo cuja raiz – parotz – é ligada à ação de rompimento, quebra.
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