18/12/2012

ARDÍS DE SATANÁS PARA DESTRUIR OS CULTOS E OS SÁBIOS


 “NÃO IGNORANDO OS SEUS ARDIS”
I CORÍNTIOS 4:7
"PORQUE, QUEM TE FAZ DIFERENTE? E QUE TENS TU QUE NÃO TENHAS RECEBIDO?
E, SE O RECEBESTE, POR QUE TE GLORIAS, COMO SE NÃO O HOUVERAS RECEBIDO?"

ARDÍS DE SATANÁS PARA DESTRUIR OS CULTOS E OS SÁBIOS:
1. A TENTAÇÃO
As pessoas cultas e sábios muitas vezes, crentes e descrentes, são tentadas a se vangloriarem pelas capacidades que têm. Satanás traz os capacitados a confiarem em suas próprias forças intelectuais para viverem a vida particular, cristã ou não. Os sábios são persuadidos muitas vezes a desprezarem os outros que não têm as mesmas habilidades que Deus talvez os tem dado. Estes podem ser atraídos até mesmo a usarem as bênçãos de Deus de uma mente apta e formada a ponto de até mesmo combaterem contra a glória de Deus pois servir ao Senhor é necessária principalmente a fé (Heb 11:6; Luc 10:21; João 9:39-41).
2. AS SOLUÇÕES
1. Só temos o que Deus tem nos dado
I Cor 4:7. Se temos algo que os outros não têm, foi dado por Deus. Se Deus tem nos dado algo de bom, pode saber que foi dado para a Sua glória e não a nossa (Rom 11:36). O pecado no homem faz com que ele queira a glória para si pelas qualidades que Deus tem-lhe dado (Veja o exemplo de Satanás querendo a glória de posições e capacidades para si quando Deus tinha dado todas estas coisas para a Sua glória: Eze 28:11-17). Só podemos usar para glorificar a Deus aquilo que Ele tem nos dado primeiramente (I Crônicas 29:14; Jó 32:8; Prov 2:6; Isa 28:26; Tiago 1:5,17). Veja estes exemplos de somente ser capacidades e posições por Deus: José em Atos 7:10; Salomão em I Reis 3:5-13; 4:29,30; Daniel 1:17; Pilatos em João 19:10,11.
2. A confiança em si mesmo pode ser a sua própria destruição
Provérbios 28:26, "O que confia no seu próprio coração é insensato." O coração do homem é enganoso (Jer 17:9). O homem que confia em algo enganoso torna-se um insensato.
Quando o homem confia em suas próprias capacidades e forças ele faz de si mesmo um deus, um auto suficiente, um todo poderoso. Isto é uma abominação para Deus e uma grossa desobediência (Mar 12:29, "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.")
Exemplos na Bíblia de pecado destruindo os confiantes em si: Presidentes e príncipes (Daniel 6), Judeus (Mat. 27:25), Escribas e Fariseus (João 9:39-41), gentios incrédulos (Efés 4:17-19), testemunhas de servos de Deus como Pedro (Mat. 26:33, 74), Himeneu e Alexandre (I Tim 1:19,20).
3. Se tem capacidades, tem também virtudes?
Mateus 11:25. Há muitas pessoas que são menos capacitadas em formação ou aptidão mental e que são ricas em valores morais e virtuosos. Foi informado que Pedro e João eram "sem letras e indoutos" mas todos se maravilharam "que eles haviam estado com Jesus" (Atos 4:13) e eram "colunas" na primeira igreja (Gal 2:9). Jesus não tinha onde reclinar a sua cabeça (Luc 9:58) mas tinha amor, compaixão, misericórdia, paciência, e foi procurado para que ensinasse a orar (Luc 11:1). Ele tinha grande conhecimento mas foi a Sua misericórdia, o Seu amor e a Sua compaixão que destacaram em muito à glória de Deus (Luc 24:19-31). Paulo, mesmo com enfermidades, tinha revelações (II Cor 12:1-9).
Pode ser que você tenha mais sabedoria humana ou capacidade mental do que um outro mas também outros poderiam ser mais ricos em gozo interior, comunhão com Deus e ter um andar com a fé que agrada excelentemente a Deus. A virtude é maior que a capacidade (Ecl 7:19; 9:13-18; Próv. 14:1). O amor é o maior (I Cor 13:13; Efés 4:15,16), "a ciência incha, mas o amor edifica" (I Cor 8:1). Pelas virtudes vêm a verdadeira riqueza (Fil. 4:8,9; II Ped 1:5-9).
Qualquer capacidade que temos é para a glória de Deus, então a instrução é: "não pense de si mesmo além do que convém" (Rom 12:3) e procure estar com aqueles que têm a verdadeira sabedoria (Rom 12:16).
Mesmo que as virtudes são melhores que capacidades, não são a salvação. Pode ter virtudes, mas tem Cristo? Cristo é o Salvador (Rom. 5:6-8).
4. Uma maneira para perder as bênçãos de Deus é não usá-las para Sua glória
Lucas 19:11-27; Quanto mais usou a dádiva que Deus lhe havia dado melhor foi a recompensa. Não usando o que havia recebido de Deus teve como resultado a perda da recompensa e da dádiva (Luc 19:24,26, "mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.") Note bem o exemplo de Satanás (Eze 28:11-19, veja v.17). Satanás era uma criação, com muitas capacidades, mas por vangloriar-se delas, não usando-as para a glória de Deus, perdeu o que tinha, tanto a posição quanto as capacidades nas suas formas originais. Veja também o exemplo de Sansão (Juízes 16:20,21), e de Judas (Atos 1:16-20).
"A soberba precede a ruína" Prov 16:18.
Quanto mais as dádivas são usadas para Deus mais Deus as aumentam e melhor são as recompensas (Luc 19:11-27, veja 16-19). A vida cristã caminha de "fé em fé" (Rom 1:17), "como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais" (Prov. 4:18). A obra de Deus na vida do cristão é de trazer mais fruto (João 15:1-3). Quando o crente agrada ao Senhor, usando o que Deus tem dado para a própria glória de Deus, Deus opera para que esta pessoa traga mais e mais fruto a Ele.
"aos que me honram honrarei" I Sam 2:28,
"A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores." Prov 10:22.
O aviso é, "guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" Apoc 3:11. Use as dádivas que Deus te deu para a Sua glória. Este é o caminho das bênçãos para glorificar a Deus e para sentir-se útil durante a sua estadia aqui no mundo. Não caia na armadilha de Satanás enchendo-se de orgulho devido àquilo que você tem. Esta é uma maneira de perder o que se tem. Reconheça que suas capacidades são dadas por Deus (Tiago 1:17) e procure a graça de Deus para usá-las naquilo para o qual Deus te deu: a Sua glória.
Se há privilégios, também há responsabilidades.
Não perca os privilégios por ser irresponsável para com as responsabilidades,
Mas aumenta os privilégios por ser responsável para com as responsabilidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥