30/12/2012

CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO


João  4:24
DEUS É ESPIRITO, E IMPORTANTE QUE OS QUE O ADORAM O ADOREM EM ESPIRITO E EM VERDADE”.
Introdução: 
A palavra “adoração” tem sua origem no termo hebraico” SHACHAH” (pronuncia: ACHMO) , que traduzida,  literalmente significa “ PROSTRAR-SE “.Nela esta  implícito o sentido de  ( reconhecer o valor de ; )
Adoração  é o reconhecimento da gloria, soberania,  senhorio e majestade de Deus; não só em palavras, mais em atitudes, procedimentos e comportamento.
Em AP. 4,10,11  encontramos a expressão básica que revela o verdadeiro  significado do que é adoração: “ os vinte e quatro anciões prostavam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno é o Senhor de receber glória e honra, e poder, porque tu criastes todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”.

OS 5 ELEMENTOS BÁSICOS DA VERDADEIRA ADORAÇÃO
 As características do verdadeiro adorador :

1-    CONCIÊNCIA:
Adoração verdadeira é um ato consciente, isto implica conhecimento,     (Nós adoramos o que sabemos...- João 4,22); (Culto racional... Rom 12, 1,2)
A verdadeira adoração envolve mais do que emoção, envolve a razão, o verdadeiro adorador não é inconstante e nem volúvel do tipo “adora hoje e amanhã quer deixar de ser crente”    

                                                                                          
2-    REVERENCIA:
A verdadeira adoração não pode ser irreverente, de forma desrespeitosa, de qualquer maneira. Veja como Deus faz questão de reverência:
Sal 89.7: Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grande mente reverenciado por todos os que o cercam.   
Malaquias  1.6: o filho honrará o Pai, e o servo ao seu senhor; E se eu sou o Pai, onde está a minha honra?  E se eu sou o Senhor, onde está o meu temor? – diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o seu nome?”
Ec 5,1: guarda o teu pé quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a OUVIR do que a oferecer sacrifícios de tolos...
Ex 3,5: Tira as sandálias dos teus pés porque o lugar em que tu pisas é SANTO...


      3-    FÈ:
A fé é um elemento indispensável na verdadeira adoração (Sem fé é impossível agradar a Deus ... Hb 11. 6).
 Vejamos alguns exemplos:
1 – O exemplo de Abraão; (Gn 22.5). Aqui encontramos a primeira referencia bíblica a cerca da adoração. A atitude de fé de Abraão aparece no fato de ele Ter dito: “... eu  e o
moço subiremos ali ... e havendo adorado tornaremos a vós “ . A fé nos faz acreditar de forma incondicional nas promessas de Deus (Gn 21.12: Mas também do filho desta serva (Sara) farei uma nação...”; Hb 11.17,18: pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu seu unigênito. Sendo-lhe dito: em Isaque será chamada tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar”.)
2 – O exemplo da mulher Cananéia em MT 15.21-28 tem riqueza de exemplos. Pela fé ela consegue transpor todas  as barreira e adorar ao Senhor, vencendo assim a provação quee Deus lhe impôs, como se Ele a resistisse.
(A)- A barreira do silencio (v 23ª)... “Não lhe respondeu palavras”; Ela clama, Ele não responde nada, mas ela não desiste.
(B)- A barreira da indiferença dos discípulos (v 23b)... “Despede-a que vem correndo atrás de nós”;  Ela não se desanimou mediante esta atitude dos discípulos.
(C)- A barreira do preconceito racial (24ª) “não fui enviado senão as ovelhas perdidas da
casa de Israel –(v 25) ela adorou e disse; Senhor socorre-me
(D)- A barreira da humilhação (v 26)... “não é bom pegar Pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos”. Mas ela deu uma resposta que demonstra a sua fé, e que maravilhou o próprio Cristo.
3 – O exemplo de Jó; Em Jó 1.20,21 vemos que quando tudo lhe parecia perdido, seu mundo havia desmoronado, perdera tudo, mesmo assim ele rasga o seu manto, raspa sua cabeça, lança-se em terra (símbolo de humilhação ) e adorou  ao Senhor e disse ; eu Nu sai do ventre enú tornarei para lá, o Senhor deu e o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor! 
Nota: Encontramos em Jó um dos maiores exemplos  da adoração sincera e verdadeira,
desprovida de qualquer   interesses pessoal.

Detalhes do exemplo de jó:
1-O diabo havia acusado Deus de suborno: (Jó 1.9,10 ) “Tu o enchestes de bens... “
2- Acusou a Jó de interesseiro; (Jó 1.11) Ele só te serve por interesse; “estende a tua
mão e toca-lhe em tudo o que tens e verás se não blasfemas de ti na tua face
 Jó provou que sua adoração a Deus era incondicional, não dependia de circunstâncias, adoração a Deus pelo que Ele era, é e sempre será, sua  adoração não e a fruto do interesse pessoal, mesquinho e materialista “O Senhor deu, O Senhor tomou, bendito seja...” O mesmo se pode dizer de Habacuque.

4-O exemplo de Habacuque; (HC 3.17,18): O adorador incondicional.
 “Ainda que a  figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, os campos não produzam mantimentos, as ovelhas... e nos currais não... todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei na Deus da minha salvação”.
Obs. Há uma nova geração de crentes hoje que são “pseudo –adoradores” mas não passam de interesseiros  e sanguessugas pois fazem de  fazem de Deus o seu objeto de consumo, um meio para os seus fins, um provedor. Os verdadeiros adoradores adoram a
Deus pelo o que Ele é e não pelo o que Ele tem! Deus procura os tais adoradores.


4-    OBEDIENCIA
A verdadeira adoração esta  intimamente ligada á obediência. Em Gn 22.3, quando Deus ordena a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque,  Abraão não questiona com Deus. Ele  simplesmente obedece.
4-1- O verdadeiro adorador não pode ser desobediente: Ninguém pode oferecer  a Deus
verdadeira adoração se não viver em obediência: cantam, pulam, choram, gritam, porém
se não obedecem, tudo se torna em vão.
A verdadeira adoração está na OBEDIENCIA.


 5-    DOAÇÃO, DISPOSIÇÃO PARA DAR
Na verdadeira adoração envolve o ato de dar; o verdadeiro adorador  não pode ser egoísta, mesquinho,ou avarento.
5-1- Abraão ofereceu seu único filho (Gn 22.9,10)
5-2- Os reis magos ofereceram ouro, incenso e mirra: (MT 2.2,11 )
5-3- O salmista trazia suas oferendas para tributar a gloria devida a seu nome: (Sl 96.7-9: “Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, dai ao Senhor glória e força; Dai ao Senhor a glória que lhe é devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios. Adorai ao Senhor na beleza de sua santidade, tremei diante dele todos os moradores da Terra.”)      
Adorar a Deus é dever de todos os homens.
5-4- Salomão honrava ao Senhor com as primícias da sua renda; (PV 3.9,10 )
5-5- Deus disse a Moisés que ninguém deveria apresentar-se diante dele vazio: (Ex23. 15).
Obs. O que dizer do crente que diz que adora a Deus e não tem coragem de trazer o seu
dízimo na casa do Senhor, não tem coragem de ofertar ao Senhor?
Tem gente que só quer  receber! O verdadeiro adorador tem algo para oferecer.


CONCLUSÃO
Deus esta procurando os verdadeiros adoradores.
Que tipo de adorador você é?
Adorador condicional? Aquele que depende das circunstâncias.!
Adorador negociador e interesseiro? Só adora em troca de benefícios pessoas!
Adorador egoísta, mesquinho e avarento? Só quer receber, nunca tem nada para oferecer!
Ou o verdadeiro adorador? Que adora a Deus em Espírito e em verdade?  Deus te chama pra ser um verdadeiro adorador.

A DEUS TODA HONRA E GLÓRIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥