15/10/2013

Alcançando cura interior

curainteriorCura interior é a cura do nosso homem interior:- da mente, emoções, lembranças desagradáveis, sonhos. É o processo pelo qual, por meio da oração a Deus Pai, em nome do Seu filho Jesus Cristo, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, autopiedade, depressão, culpa, medo, tristeza, ódio, complexo de inferioridade, autocondenação e senso de desvalor, etc.
CURA INTERIOR
1. O QUE É CURA INTERIOR
2. O SER HUMANO É COMPOSTO POR TRÊS ELEMENTOS
3. COMO PODEMOS MANTER ÍNTEGROS OS TRÊS ELEMENTOS
4. PORTAS QUE PODEM SER ABERTAS GERANDO DOENÇAS EMOCIONAIS
5. CURA INTERIOR E CURA DO CORPO
6. COMO ALCANÇAR A CURA INTERIOR
7. ALGUMAS PROMESSAS BÍBLICAS QUE VOCÊ DEVE TOMAR POSSE
8. OS RESULTADOS DA CURA INTERIOR
CONCLUSÃO
I - O QUE É CURA INTERIOR
Cura interior é a cura do nosso homem interior:- da mente, emoções, lembranças desagradáveis, sonhos. É o processo pelo qual, por meio da oração a Deus Pai, em nome do Seu filho Jesus Cristo, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, autopiedade, depressão, culpa, medo, tristeza, ódio, complexo de inferioridade, autocondenação e senso de desvalor, etc. Em Romanos 12.2, lemos o seguinte: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..." A cura interior é a renovação de nossa mente.
Cura interior é a cura das feridas emocionais, e é o processo da conscientização da nossa situação. Certas áreas da nossa vida precisam de um toque especial do Espírito Santo de Deus.
Dentro de você existem pequenos compartimentos onde foram armazenados muitos fatos que te feriram durante toda a sua vida, que só você e Deus sabem.
Peça ao Espírito Santo para trazer à sua memória todas as situações que te causam dor. Chega de ficar vivendo seus problemas. Graças a Deus que nos deu seu Filho para levar na cruz todo o nosso sofrimento. Nós temos acesso ao Médido dos Médicos, que é JESUS. Hoje Ele está aqui para te acolher e te curar, é só abrir o teu coração.
II. O SER HUMANO É COMPOSTO POR TRÊS ELEMENTOS
CORPO, ALMA, ESPÍRITO
CORPO: elemento com o qual contatamos o mundo físico ( material );
ALMA: elemento com o qual contatamos a humanidade. É a séde da inteligência, dos sentimentos, da vontade, e das emoções do homem, e nela ficam localizadas as lembranças boas e más!
ESPÍRITO: Elemento com o qual contatamos a divindade.
Nos últimos séculos tivemos o advento das ciências humanas dos muitos postulados, levando os estudiosos a concluírem que O HOMEM É UMA UNIDADE PSICOSSOMÁTICA. ESPÍRITO, CORPO E ALMA ESTÃO INTER-RELACIONADOS. Se o Espírito do Senhor está em nós, a nossa alma se alegra e o nosso corpo se torna sadio. O sábio Salomão disse: "O coração com saúde é vida da carne, mas a inveja apodrece os ossos" - Provérbios 17:22.
III. COMO PODEMOS MANTER ÍNTEGROS OS TRÊS ELEMENTOS
CORPO - Pelo sacrifício e domínio próprio
ALMA - pela renovação da nossa mente
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." - II Coríntios 5:17
"Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." - 1o. Coríntios 2:16
ESPÍRITO - Pelo novo nascimento
"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." - João 3:3-8
QUEM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, NÃO PODE ENTRAR NO REINO DO CÉU.
A Palavra de Deus é uma fonte terapêutica extraordinária, porque trabalha no íntimo do ser humano, trazendo a cura para a alma. Hebreus 4:12 diz: " Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."
A NOSSA ALMA SE COMPÕE DE:
- SENTIMENTO
- VONTADE
- CONSCIÊNCIA
- PENSAMENTO
Nestas áreas somos feridos pela instrumentalidade de outros seres humanos, ficando assim com a mente ferida, doente.
A família é uma das fontes que pode levar a pessoa a ter uma enfermidade na alma. É a primeira agência socializadora do ser humano, é a espinha dorsal da estrutura da personalidade de qualquer indivíduo.
Antes mesmo de nascer, a criança já recebe como herança a influência de seus pais, e, com o tempo, outras influências se acumularão com a herança sociológica, a psicológica e a espiritual.
Isto significa que uma família pode transmitir cousas boas a uma pessoa tornando a sua personalidade estruturada. Como pode também acontecer o contrário, transferir cousas más, e a pessoa adquirir personalidade desestruturada. Inegavelmente tanto no aspécto genético como no espiritual, nós somos o reflexo dos nossos parentes, com os quais convivemos. Quando temos um lar desestruturado, com certeza enfrentaremos alguns problemas quando adultos.
IV. PORTAS QUE PODEM SER ABERTAS GERANDO DOENÇAS EMOCIONAIS
1- ESCOLHAS ERRADAS
O ser humano é dotado de inteligência, de vontade própria, de sentimento e de livre-arbítrio, o que o torna responsável por suas próprias escolhas. A pessoa, por tomar decisões erradas na vida, por assumir procedimentos errados, pode atrair para sí muitas doenças na área emocional, no que tange a sua alma, porque o remorso, o arrependimento e a culpa doem, e as consequências são inevitáveis.
"Por que se queixaria o homem vivente, o varão por causa do castigo dos seus pecados?" - Lamentações 3:39
2- COMPLEXO DE PERFECCIONISMO
Sentimento de insatisfação consigo mesmo.
É o caso de pessoas que tentaram agradar seus pais com toda dedicação, mas nunca conseguiram.
Exemplos:
Tiravam 9 na prova - porém tinha que ser um 10!
Arrumavam a cama do jeito que uma criança é capaz de arrumar - Nunca estava bom para o adulto.
Então vive dizendo:- "Não consigo fazer nada direito"! "Tenho que melhorar!"; "Não gostei deste trabalho que eu fiz!".
Está lutando incansavelmente para ser o melhor, mas nunca consegue, porisso fica frustrado, desanimado e carrega um fardo enorme!
3- SENSIBILIDADE EM EXCESSO:
São pessoas que sofreram muitas mágoas, que desejaram ser amadas, admiradas, mas só receberam desprezo, descaso. Se tornaram pessoas muito sensíveis, por isso querem muita atenção. Se uma amiga está com a testa franzida por algum motivo, ela já imagina que está é zangada com ela!
Ou então ela pode se tornar pessoa durona, que camufla seus sentimentos, se esconde atrás de uma couraça, achando que o chorar ou o se emocionar são sentimentos negativos.
4- MEDO E TIMIDEZ
Muitas mágoas que nos ocorrem neste mundo, são difíceis de serem definidas. Elas fazem parte da vida que levamos neste mundo decaído.
Muitas crianças são humilhadas, rejeitadas, depreciadas pelos seus própios familiares.
Quanto sentimento de ódio, raiva, medo são lançados numa mente infantil, e alí infeccionam tornando-se em gangrena, e um dia chegam a afetar toda a personalidade, quando já adultos.
Comentários que geram medo e timidez:
"Puxa, olha a cara deste garoto! É pena que não tenha saído nem um pouco a beleza do irmão"!
OU:
"Por sua causa, briguei com o seu pai"!
E O SEXO? - Irmãos, primos ... mais velhos que usam de ameaças ou chantagem para tirar vantagens dos menores... Pais e padrastos que tratam seus filhos de forma estranha, despertando sentimentos fortíssimos, inadequados à idade da criança, são procedimentos altamente destrutivos, semelhantes a uma descarga de 800 Volts num fio que suporta apenas 110 volts! São tratamentos e relacionamentos confusos que se embolam na mente juvenil, gerando ódio, medo, timidez, pavor...
5- FALTA DE PERDÃO
Por não saber lidar com o perdão de Deus, as pessoas não conseguem perdoar a quem lhes causou algum mal.
Por terem dificuldades de entender, compreender e receber a grandeza da Graça de Deus, têm dificuldades de praticar a graça, de amar as pessoas. Não sabem receber e, consequentemente, não sabem dar!
Este tipo de pessoa vive amargurada, complexada, cheia de ódio, sentimentos de vingança, em relação àqueles que, na sua história de vida, lhe machucaram! Como não sabem vivenciar a Graça, não conseguem viver com seus sentimentos de amor, de perdão, de renúncia, de tolerância.
É preciso que retiremos os sentimentos negativos do coração para sentirmo-nos livres e conseguirmos perdoar.
"Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." - Efésios 4:32
NÃO PODEMOS RECEBER O PERDÃO DE DEUS ENQUANTO NÃO PERDOARMOS NOSSO IRMÃO DE TODO O NOSSO CORAÇÃO.
Entre tudo o que se pode fazer, o melhor tratamento para cura da falta de perdão é a aceitação imediata do perdão de Deus, e a sua aplicação, perdoando a quem o ofendeu.
6- REJEIÇÃO
É um sentimento que ocorre em pessoas que foram rejeitadas, mau amadas, ignoradas pelas pessoas ao seu redor, causando sentimento de inferioridade e de autopiedade.
Quando ama alguém, é como um aspirador de pó, suga completamente a pessoa amada (uma espécie de amor compulsivo... pessoa que "ama demais"!)
Está sempre preocupada em agradar alguém, pois tem medo de que os outros pensem mal de sí, e a amem menos!
ALGUMAS CAUSAS DE REJEIÇÃO:
- Nome próprio mal escolhido pelos pais - Ex.: Novalgina de Jesus, Cesariana Alves, etc.
- Morte dos pais
- Filhos adotivos que foram criados por madrinhas, avós, etc.
- Divórcio dos pais
- Preferências dos familiares. Dão preferência a um filho mais bonito, inteligente, descontraído, e esquecem o retraído, o tímido!
- Rejeição no casamento - quando uma parte é traída causando humilhação!
PALAVRAS DEPRECIATIVAS, TAIS COMO:
- "Você é um burro, nunca vai passar de ano"!
- "Você não presta prá nada"!
- "Você nunca deveria ter nascido, só me causa problemas..."
- "Você é uma prostituta! Olha o jeito que se veste!"
- "Seu drogado, você vai morrer assim!"
- "Seu casamento vai ser uma porcaria, igual ao meu"!
- "Os homens nunca prestam, não confie neles"!
- "Se você não arrumar namorado, vai virar homosexual"!
V. A CURA INTERIOR E A CURA DO CORPO
Nós damos graças a Deus pela medicina. Lucas era médico, e foi inspirado pelo Espírito Santo para escrever sobre a história de Jesus. Deus deu ao homem inteligência e capacidade para criar os remédios e fazer uso deles. Os médicos tratam dos enfermos, mas é Jesus quem os cura!
Jesus é o melhor Psicólogo! Ele nos fez, e sabe como somos, conhece nossos pensamentos, temperamento, problemas, traumas, melhor do que ninguém! Ele quer restaurar relacionamentos destruídos, como entre pais e filhos; reerguer casamentos desmoronados.
Jesus deseja que sejamos capazes de amar os outros do mesmo modo como gostaríamos de ser amados. De perdoar da mesma forma como gostaríamos de ser perdoados.
O desejo do coração do Senhor é:- QUE VOCÊ SEJA AQUELA PESSOA QUE DEUS TINHA EM MENTE QUANDO TE CRIOU! - Veja o que diz Jeremias 1:5 "Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.".
VI - COMO ALCANÇAR A CURA INTERIOR
1- Admitindo que precisa de cura;
2- Romper o domínio de satanás sobre você, e tomar posse do que é seu por direito (vencer e superar toda rejeição, complexo, culpa, medo, timidez.... );
3- Orar pedindo a Deus que cure e apague em sua mente as lembranças sofredoras do passado.
Em Hebreus 10:17 lemos "E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades.".
Se pudéssemos descobrir a origem de todos os traumas humanos, de todos os sofrimentos da alma, veríamos que, em última análise, eles são conseqüências do pecado de alguém...
4- Acreditar que qualquer comportamento pode ser mudado.
Não existe comportamento desestruturado que o Senhor não possa mudar, pode ser o maior que for. Ele está aqui para lhe ajudar, é só você querer! Confesse hoje a Ele os seus temores! Ele sonda o seu coração e penetra nos compartimentos mais profundos do seu ser!.
Ele renovará a sua mente, trazendo cura!
Deus é o grande alquimista que transforma tudo o que há em nossa vida, em finíssimo ouro espiritual.
O Salmo 18:2 diz:
"O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio." - A L E L U I A !!!
Jesus levou na cruz todo o seu sofrimento - Você é mais que vencedor!
VII. ALGUMAS PROMESSAS BÍBLICAS QUE VOCÊ DEVE TOMAR POSSE
1. Para ser livre do domínio de Satanás:
I João 3:8 "quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.";
Tiago 4:7 "Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.".
2. Cura da mente - Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.".
Ocupe o seu pensamento com tudo que é respeitável, justo, puro, de boa fama...
Renove a sua mente, troque as crenças erradas pelas verdades da Palavra de Deus!
3. Para permenecer livre - Gálatas 5:1 "Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão."
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou...
Uma vez livre, fique firme, não se submeta de novo a jugo de escravidão!
Colossenses 1:13 e 14: "e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;"
VIII. OS RESULTADOS DA CURA INTERIOR
Se fôssemos descrever os resultados da cura interior com apenas uma palavra, essa palavra seria PAZ!
Paz que só Jesus pode dar, vida abundante, vida vitoriosa, vida harmoniosa, amor em família, etc...
Vamos lembrar algumas pessoas da Bíblia que tiveram problemas graves, mas receberam a cura...
Quando pensamos em Saulo de Tarso, e nos cristãos que ele matou antes de se tornar crente, podemos imaginar a dor do arrependimento, culpa, que ele deve ter sentido... Certamente ele estava sofrendo muito, mas Deus o perdoou e o curou completamente! E encheu o coração dele de paz - e Saulo se tornou o grande Apóstolo Paulo, exímio pregador da Palavra de Deus! -- "Onde abundou o pecado, superabundou a Graça" Romanos 5:20b.
Consideremos a mulher apanhada em adultério. Naquele tempo a mulher que adulterasse era apedrejada em praça pública até a morte. Imaginemos o que teria sido desta mulher, se Cristo não a tivesse socorrido... Coitada, estaria alí abaixada, tentando inultilmente se esquivar das muitas pedras, que lhe eram atiradas pelos seus verdugos, em meio a risos sádicos e escarnecedores... Com certeza aquela mulher naquele momento estava sentindo muita dor, vergonha, auto-condenação, culpa... mas Jesus chegando lhe disse: " Nem eu tampouco te condeno, vai e não peques mais"!
E Davi... Cometeu adultério e teve várias conseqüências graves... Ficou com forte depressão, sentimento de culpa, e o Senhor lhe concedeu o perdão, a cura da sua alma. E ele se tornou um homem segundo o coração de Deus. Daví escreveu o seguinte - Salmo 16:9 "Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne habitará em segurança."
Daví alcançou a genuína alegria de coração, que equivale a dizer:- alcançou paz interior!
O SENHOR QUER QUE VOCÊ TENHA HOJE ESTA MESMA PAZ INTERIOR!
A Palavra de Deus nos promete isto em Filipenses 4:7
"e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."


CONCLUSÃO:
Pense em você agora, não se importe neste momento com quem está ao seu lado!
Faça uma análise introspectiva da sua vida... Qual é a pior lembrança que você tem na memória?
O que mais lhe machucou no passado?
Jesus está aqui para ouví-lhe e para lhe ajudar.
Se você quiser chorar, chore! Fique à vontade! Você está na presença do "Papai" espiritual!
Tudo o que você está sentindo, Ele sentiu lá na cruz... Ele foi humilhado, injustiçado, escarnecido, rejeitado, traído, abandonado. Ele levou sobre Ele todas as suas enfermidades... Traumas... Hoje Ele quer curar você de todas as lembranças ruins...
-Se você sempre sentiu muita falta de interesse dos seus pais pela sua vida...
-Se você fixamente se lembra de quando foi molestado sexualmente, hoje o Espírito Santo quer trazer cura para a sua mente, e lhe dar condição para perdoar...
-Se você viu seus pais drogados, alcoolizados, brigando, fazendo escândalo, se agredindo, e isso machucou muito você, Jesus hoje quer apagar todo trauma da sua memória, e lhe dar cura interior...
-Se você foi criado em um lar cheio de confusão, onde ningúem se entendia, brigavam o tempo todo, e essas lembranças ainda ferem e magoam você, hoje Jesus quer lhe curar...
-Se você se acha pouco atraente, não aceita a sua própria imagem, venha receber a cura do Senhor, e aprenderá a amar a sí próprio...
-Se você se sente culpado por ter FEITO ABORTO, COMETIDO ADULTÉRIO, PARTICIPADO DE ORGIAS E ATOS SEXUAIS CONDENÁVEIS, ROUBADO, e sente o peso da culpa, hoje Deus vai perdoar o seu pecado, e apagar isto da sua memória...
-Se você é filho adotivo, não conhece os seus pais biológicos, e isto lhe causa dor e sofrimento, pense agora no "Pai Celestial", ele é o Pai que te criou, te formou, te conhece, Ele é Jesus! Ele sempre será o seu "Papai"; Ele te conhece, mesmo antes de você nascer... Fale com ele em oração, Ele vai lhe dar paz em relação a isto...
-Se você sente depressão, melancolia, amargura, confie em JESUS; Ele vai lhe curar!
-Se você se sente rejeitado em casa, em razão dos seus pais preferirem seu irmão ou irmã, saiba, você é muito importante para Deus - Ele te aceita, te ama, te valoriza... Abra o seu coração para Jesus, Ele vai te abraçar gostosamente ...
-Se o seu casamento está passando por problemas, e você se sente deprimido, sem saber o que fazer, fale com Deus, abra o seu coração, Deus vai restaurar o seu relacionamento!
Você que sempre ouviu dos pais, familiares ou amigos, frases depreciativas tais como:-
- você é burro
- você não presta prá nada
- você não devia ter nascido
- você nunca vai ser nada na vida
NÓS PROFETIZAMOS UM TEMPO NOVO SOBRE A SUA VIDA!
Se você sente ódio, raiva, amargura, mágoa de alguém, e não consegue perdoar, FALE COM O SENHOR EM ORAÇÃO; ELE VAI LHE CURAR E LHE CAPACITARÁ A RELEVAR, A PERDOAR... Lance fóra todo rancor, que pode gerar doenças no seu corpo! Receba a cura, em nome de Jesus!
Se você precisa de libertação em qualquer outra área, saiba JESUS É O LIBERTADOR! Abra o seu coração para Ele agora mesmo, convide-o a entrar hoje na sua vida. (Leia Apocalipse 3:20).
Você não leu esta mensagem por acaso... Foi Deus quem te guiou... Porque hoje Ele quer liberar uma unção de cura e de vitória sobre a sua vida! Receba, pela fé, em nome de Jesus!

Trabscrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥