11/02/2014

O TRABALHO DOS ANJOS NA GRANDE TRIBULAÇÃO

I.             O EVANGELHO ETERNO


“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14.6-7).
O capitulo 14 é a continuação do grande parêntese que começou no capitulo 12 e se encerra no capitulo 14.20, pois o 15 já é a preparação para os anjos derramarem suas taças, o que ocorre em 16.2. A sétima trombeta, que teoricamente introduz a última seqüência das pragas que é as sete taças, é tocada em Ap 11.15, e as taças são introduzidas em 16.2, sendo do 12 ao 14 um parêntese de narração, e o 15 a preparação para as taças.
A voz, das duas testemunhas e o testemunho dos cento e quarenta e quatro mil calou-se agora sobre a terra, e o evangelho eterno é então anunciado por um anjo, que voa pelo meio do céu. Pela continuação concluímos que se trata no total de seis anjos, que agora têm a proclamar uma mensagem desde o céu.
A palavra evangelho no hebraico é “besorah” e no grego é “evangelion”. Em ambos os casos significam “Boas Novas” para a humanidade, porém aqui são as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve. Pelo menos três nomes de evangelho aparecem no Novo Testamento. Veja a seqüência: evangelho do Reino (Lc 16.16.); evangelho da graça (At 20.24); evangelho eterno (Ap 14.6-7).
Em primeiro lugar, o evangelho é a boa nova de que Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário pelo pecado do mundo e que aquele que aceita isto pessoalmente na fé, é justificado pela ressurreição de Jesus Cristo. Esse é o chamado “evangelho de Deus” (Rm 1.1) e “evangelho de Cristo” (2ª Co 10.14). Trata-se também do “evangelho da graça de Deus” (At 20.24), porque salva os que são malditos pela lei. Além disto, a Escritura fala também do “evangelho da glória” (1ª Tm 1.11) e do “evangelho da vossa salvação” (Ef 1.13). Mas é também o “evangelho do reino”. O próprio Senhor Jesus pregou o evangelho do reino, antes de ir para a cruz: “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo” (Mt 4.23). O evangelho do reino é a mensagem que Deus vai estabelecer nesta terra o reino do Cristo, do Filho de Davi, como cumprimento da aliança com Davi.
A palavra “evangelho” engloba, portanto, diferentes resultados da boa nova. Mas o fato de que Deus fez anunciar tanto a boa nova do evangelho da graça, além do evangelho do reino futuro e do evangelho do juízo divino, não significa que exista mais que um evangelho. Pois a graça é o fundamento de todas as dispensações, e em todas as circunstâncias é o único caminho pra a salvação do pecador. O anjo que voa pelo meio do céu prega “um” “evangelho Eterno”. Poderia se dizer: Um evangelho do único evangelho da graça de Deus em Jesus Cristo.
O evangelho está verdadeiramente sendo espalhado por “todo o mundo” como nunca foi visto antes. Através do satélite, a mensagem cristã está sendo apresentada simultaneamente para praticamente todas as nações da terra. Estamos vivendo nos dias preditos por Jesus quando declarou: “Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo” e “então virá o fim”.
O evangelho do reino será anunciado pelos cento e quarenta e quatro mil durante a Grande Tribulação, após os anjos darão continuidade à pregação deste evangelho.
O resultado da pregação do evangelho eterno será então o juízo sobre o mundo das nações, por ocasião da volta do Senhor Jesus Cristo. A respeito o próprio Senhor fala em Suas palavras sobre os tempos finais: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas” (Mt 25.31-32).
No Apocalipse capitulo 14 João vê anjos que são anunciadores e executadores de juízo (vvs.18-20). Nesse panorama, vemos o terrível tempo de juízo durante a Grande Tribulação, agora novamente porém de outra perspectiva: “a pregação do evangelho eterno”.
Quando não houver mais nenhuma língua humana para anunciar o evangelho, pois os cento e quarenta e quatro mil foram arrebatados, o céu fala. Então os anjos, que o Anticristo não pode atingir, pregarão o evangelho. Figuradamente eles terão seu púlpito em meio ao céu, e todas as nações, tribos e línguas serão obrigadas a escutar, mesmo que não queiram ouvir. A Palavra de Deus não está algemada, mas eternamente viva e tem que ser ouvida.
A mensagem deste primeiro anjo é: “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (v. 7). Seu evangelho é: “adorem e temam a Deus”. Isto é o contrario da mensagem da besta, que exige adoração da imagem da besta. Ao mesmo tempo esse primeiro anjo anuncia também o juízo. Quanto à época, sua pregação acontece no final da Grande tribulação e o princípio da eternidade.
 II.             PALAVRA DE ADVERTÊNCIA
 

“Seguiu-se a estes, outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome” (Ap 14.9-11).
Esta visão é uma contra-ordem divina ao edito da Besta: “Seriam mortos todos os que se recusassem adorar a Besta e a sua imagem, e não recebessem o sinal na testa e na mão (Ap 13.15-16). Por isto o anjo traz uma mensagem de condenação eterna, que nunca acabará, da realidade do inferno. O terrível pecado de adoração da besta trará a todos os seus seguidores a maldição do inferno. Hoje em dia Muitos gostam de ouvir e falar da realidade do céu, mas não gostam de ouvir a realidade do inferno. “A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite” (v. 11).
Agora a sentença saiu do Trono, com dura manifestação do juízo de Deus contra os adoradores da Besta. Alguns são levados a desculpar-se: receberão a marca na testa, mas não no coração; porém, nenhum culpado poderá evitar o juízo de Deus (Sl 75.8; Is 51.17; Nm 14.18; Ne 1.3).
“O vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado”. O vinho é derramado puro, isto é, o juízo será sem misericórdia. “Serão atormentado com fogo e enxofre”. Este tormento terrível será individual, cada um padecerá eterno sofrimento (Ap 20.10; 21.8). Ao fogo, para tornar-se mais quente, é adicionado enxofre.
A segunda morte (separação eterna de Deus), “no lago que arde com fogo e enxofre” (Ap 21.8), lugar onde serão atormentados para sempre, os adoradores da Betsa.
“O fumo do seu tormento sobe para todo sempre”. O fumo produzido pelo fogo e o enxofre daquele lago é eterno (Is 34.10). Seu suplício é sem fim e nunca terão repouso. Só em Cristo está o descanso para a alma aflita (Mt 11.28), graças a Deus. Porém, “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 10.31).
III.             A CEIFA DA TERRA
 

Jesus confirma a Sua vinda a este mundo, Ele não virá nascer novamente como homem, mas buscar Seus escolhidos e para fazer juízo a este mundo.
 “Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada. Então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada. Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas! Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios” (Ap 14.14-20).
 1. A vinda de Jesus em glória. A introdução indica que a visão que João vê é extraordinária, onde ele vê o Cordeiro, o Senhor, exercendo juízo. João tenta descrever esta nova visão, o indescritível que ele vê, ou seja, a glória do Senhor que está voltando. Assim como Ele subiu voltará outra vez: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como viste subir” (At 1.11b). A nuvem corresponde à glória shekinah. Ele está assentado sobre uma nuvem branca, que o traz de volta para a terra em velocidade imaginável, para exercer juízo para a ceifa da terra.
A nuvem que o Senhor está assentado não é negra ou cinza, mas branca. Em grego a palavra usada é “leukos”, traduzido por “luminosa” ou “lúcida”. Poderia se dizer: “portanto... uma nuvem luminosa”.
2. “....e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho do homem”, então percebemos que esse é o mesmo Filho do Homem que séculos antes, foi visto por Daniel igualmente sobre as nuvens (Dn 7.13). Sabemos também que em Mateus 24.30, o Senhor Jesus falava da Sua própria volta, quando disse: “Então, aparecerá no céu o sinal do filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. Ele enviará os seus anjos, com grande clamor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt 24.30-31).
Não há duvida que aqui em Apocalipse 14.14 trata-se de Jesus Cristo, que vem para o juízo. Jesus vem para julgar com juízo a humanidade anticristã e as duas bestas (o Anticristo e o falso profeta). “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele (Ap 17.14).
3. “...tendo na cabeça uma coroa de ouro” (Ap 14.14). Não é uma diadema que enfeita a cabeça d’Aquele que vem sobre a nuvem, mas uma coroa de ouro trata-se do rei das nações, do rei do mundo. O Rei dos reis coroado, que vem em grande poder e glória, tem na mão uma foice. A foice erguida está afiada para realizar a ceifa. Esta expressão nunca é utilizada para descrever o recolhimento de bons fruto. De modo que ela significa algo terrível, Ele vem aqui como Juiz do mundo. A terra tem que ser limpa das más plantas pelo trabalho de juízo da vingança divina. Esta é a razão da foice ser “afiada”.
João recebe aqui uma visão de Amargedom! Ele vê, resumidamente a luta final dos povos, que é várias vezes citada no Apocalipse (9 e 16).
Jesus Cristo está assentado, portanto sobre esta nuvem luminosa, pronto para executar o juízo. Então “outro anjo grita em alta voz “do santuário” dirigindo-se “Aquele que está assentado sobre a nuvem” (v.15). Mais um anjo vem com sua mensagem. Esta vez, João comenta sobre a procedência do anjo – ele saiu do santuário, ou seja, da presença de Deus (3.12; 7.15; 11.19). Não há dúvida sobre a fonte de sua mensagem; ele vem diretamente da presença de Deus para transmitir a ordem para o filho do homem. Qualquer ordem dada a Jesus teria que vir do Pai, pois somente o Pai tem autoridade sobre o Filho (cf. Jo 14.28; Mt 26.39,42; 28:18; 1ª Co 11.3; 15.27).
4. A seara já está madura. “...toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!” Juntamente com o grito do anjo começa a ceifa, o juízo: “...e aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra...” (v.16). Este é o sinal para a grande ceifada. Agora começa a hora do juízo sobre a besta e seus adoradores.
Uma ceifa estranha, que não podemos compreender racionalmente. Essa ceifa de juízo engloba todas as catástrofes, que acontecerão em breve sobre a terra. As taças de Deus serão derramadas para horror de todo o mundo, Babilônia desmorona com grande barulho; são cortados os mais importantes nervos vitais do Anticristo; a grande meretriz (Ap 17 e 18) perde seu esplendor e seus adornos reais, sendo coberta de pragas, miseria e fogo. Se João diz aqui: “...e a terra foi ceifada”, então ele fala da conclusão definitiva desta era da graça.
 IV.             A VINDIMA DA TERRA
 

No capítulo 14 João não tem somente a visão da “ceifa”, a vinda do Senhor para ceifar as nações, mas também a visão da “vindima”: “...então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada. Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas” (vv 17-18).Vemos aqui o mesmo procedimento que nos versículos 15 e 16, mas referindo-se agora à vindima. O anjo que vem do céu, entretanto, é outro, não com relação à sua natureza, mas quanto à sua missão. Isso significa, que João vê a volta do Senhor em diferentes aspectos. Em outras palavras: conforme meu entendimento, esse anjo é o mesmo que ele acabou de ver sentado sobre uma nuvem com uma coroa de ouro – trata-se do anjo do Senhor do próprio Jesus Cristo. Primeiro João viu chegando com a foice afiada, para a ceifa das nações; agora ele vê chegando como o anjo para realizar a vindima, o juízo sobre Israel. Pois a “videira da terra” simboliza Israel. È o que se conclui, por exemplo do Salmo 80.8: “Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste” (outras ref. Is 5.1-7; Os 10.1-2).
Mas não disse o Senhor Jesus de si mesmo em João 15.1, que ele é a “videira verdadeira”? Como pode então Israel ser a videira se Jesus Cristo é? Este é justamente o fato maravilhoso pois exatamente este fato duplo mostra a identificação do Senhor com Seus irmãos segundo a carne.
Sua vinda como anjo do Senhor; esta é sua vinda para Israel, que se converterá ao ver Seu Messias e Sumo-Sacerdote. É o que diz o profeta Zacarias. Antes Israel será atingido por duros juízos através da besta e então reconhecerá que o Senhor que está voltando realmente é o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. Estas experiências e conclusões levarão Israel à conversão.
“...toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas! Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus” (vvs. 18b-19).
Em outras palavras: ajunta as uvas da videira, ajunta os filhos de Israel. O que o Senhor então fará com estas uvas ajuntadas em todo mundo. Ele lança-os “no grande lagar da cólera de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estágios” (v. 20).
O que é este terrível juízo que atingirá Israel? Para compreendermos esta pergunta, faz-se necessário ler Isaias 63.1-4: “Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar? O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo. Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado”.
No lagar foram salpicadas as vestes de Cristo. Lá cumpriu-se aquilo que Israel exclamou, quando acusou Jesus diante de Pilatos “Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos” (Mt 27.25). Quando Israel for lançado no lagar da cólera de Deus, então entrará em contato com o Homem de Gólgota. “Eles verão a quem transpassaram” (Ap 1.7). Então o sangue do Cordeiro terá efeito para eles, para seus próprios irmãos. Vendo que o Senhor está voltando, com Sua foice afiada, eles humilhar-se-ão sob o Seu juízo. “Porque o dia da vingança me estava no coração (vingança contra as nações), e o ano dos meus redimidos é chegado (redenção de Israel)”. Quando Israel estiver no lagar da ira de Deus, eles lamentarão, chorarão e se converterão. Apocalipse 14.20 descreve de maneira tão comovente o que acontecerá fora da cidade também para Israel: “E o lagar foi pisado fora da cidade”. Ali foi derramado o sangue do Filho de Deus.
Esta maravilhosa figura da conversão de todo o povo de Israel é completada pelo outro anjo: “Saiu ainda do altar outro anjo” (v. 18).
O anjo que tem poder sobre o fogo, isto é sobre o juízo, exclama: “Senhor, ajunta Israel, lança-o agora no teu grande lagar, lava-o pelo teu precioso sangue”.
Novamente digo que aqui não são os cento e quarenta e quatro mil selados, pois eles são as primícias de Israel e já estarão na glória (Ap 14.1-2).
O restante que não aceitar a pregação das duas Testemunhas e dos 144.000 mil, serão levados para o lagar da ira de Deus (Armagedom). Ali Israel será pisado, oprimido e angustiado pelo Anticristo, mas quando Israel se converter e reconhecer que o Messias que eles crucificarão é o verdadeiro Jesus aparecerá em glória para socorrer Israel entre o monte das oliveiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥