INTRODUÇÃO
“Não é difícil para o povo de Deus forjar ídolos das boas
coisas que já deixaram de ser úteis”. A afirmação partiu de Warren W. Wiersbe ao discorrer sobre a corajosa atitude
de Ezequias que, ungido rei, ordenou fossem destruídos todos os ídolos que havia em Judá, inclusive
Neustã.
Era Neustã aquela serpente de bronze que Deus mandara forjar
em pleno Sinai a fim de que todos os mordidos pelas víboras ardentes olhassem para ela, e fossem de
imediato curados. Infelizmente, conforme veremos a
seguir, o que no passado fora bênção, no futuro far-se-ia
maldição e tropeço. O veneno de Neustã ainda pode ser fatal.
I. A SERPENTE DE BRONZE – SÍMBOLO DE REDENÇÃO
Como Israel murmurasse contra Deus e se revoltasse contra
Moisés em conseqüência das agruras do deserto, o Senhor espalhou, por todo o arraial hebreu, serpentes
abrasadoras que começaram a picar os israelitas.
Já à beira da morte, recorreram a Moisés que, após
interceder pelos murmuradores, recebeu de Jeová a
seguinte instrução: “Faze uma serpente ardente e põe-na
sobre uma haste; e será que viverá todo mordido
que olhar para ela” (Nm 21.8).
O que aconteceu a seguir marcaria para sempre o relato dos
grandes feitos de Deus: “E Moisés fez uma
serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que,
mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a
serpente de metal e ficava vivo” (Nm 21.9).
Mais tarde, o Senhor Jesus tomaria o episódio como símbolo
de sua morte vicária: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja
levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna” (Jo 3.14-16).
II. DE SÍMBOLO SAGRADO A OBJETO DE APOSTASIA
Os israelitas conservaram a serpente de bronze por mais de
700 anos. Nesse período, o símbolo fez-se ídolo, o ídolo tomou o lugar de Deus e acabou por induzir Israel à
apostasia. A serpente, agora, era incensada como a deusa Neustã, cujo nome em hebraico significa ídolo de
bronze.
Houve um homem, entretanto, que se dispôs a desafiar a
tradição, e a restabelecer o culto de Jeová. Seria ele considerado o melhor rei de Judá de todos os tempos (2 Rs
18.5). Tão logo assumiu o trono “tirou os altos, e quebrou as estátuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em
pedaços a serpente de metal que Moisés fizera,
porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam
incenso e lhe chamavam Neustã” (2 Rs 18.4).
As oposições a Ezequias não eram pequenas. A classe
sacerdotal tinha a serpente como um objeto sagrado; os príncipes olhavam-na como relíquia de um glorioso passado; e
o povo, em sua ignorância, devotava-lhe singular estima, pois nela todos viam uma divindade. Fosse Ezequias
um mero homem do povo, e haveria de transformar a serpente num patrimônio da humanidade. Acontece, porém,
que ele era um homem de Deus. E sabia muito bem que nada poderia estar acima do Deus de Abraão, Isaque e
Jacó.
Não estaremos nós a incensar alguma Neustã? Pode ser que, no
passado, determinado objeto, conceito ou
atitude, tenha-nos sido uma grande bênção. Agora, porém, se
continuarmos a mirar em tais coisas, podemos
correr o risco desviar-nos da Palavra de Deus, que exige nos
renovemos a cada manhã. Nenhum conceito pode estar acima da Palavra de Deus. A Bíblia é soberana! Seus
preceitos, suas leis e sua primazia estão acima de qualquer instituição, patrimônio, pessoa, títulos, cargos,
influência, posses, fama, bens, dotes ou de qualquer
outra coisa que nos seja predileta e talvez já transformada
numa neustã em nossa vida.
III. QUANDO O SAGRADO LEVA À PROFANAÇÃO
Os hebreus não tiveram problemas apenas com os deuses
pagãos. Enfrentaram também sérias dificuldades com as bênçãos que lhes dispensava o Senhor. É que eles, como
muitos de nós, tinham a perigosa tendência de colocar a bênção acima do Abençoador; a cura acima do Médico
dos médicos; a prosperidade acima do Dono da prata e do ouro; e a vitória acima do triunfante Senhor dos
Exércitos. Acontece, porém, que nada pode assumir o lugar de Deus em nossa vida ou na vida da Igreja.
1. Quando a vitória traz a derrota. O episódio é bastante
significativo. Após derrotar os midianitas, resolveu
Gideão fazer uma estola de ouro para comemorar a vitória.
Mas veja o que aconteceu: “E fez Gideão disso um éfode e pô-lo na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se
prostituiu ali após ele; e foi por tropeço a Gideão e à sua casa” (Jz 8.27).
Sim, Israel foi derrotado em seu próprio triunfo. Por que
fazer de nossos triunfos o símbolo de uma vitória que não é nossa, mas de Deus? Se vencemos o Maligno, vencemo-lo
pelo sangue do Cordeiro, e não por nossos próprios méritos. Não fomos chamados para tropeçar em nossos
êxitos e sucessos; convocou-nos o Senhor
para andarmos de vitória em vitória (2 Co 2.14). Os triunfos
passados não nos devem impedir as vitórias no
presente e as glórias no porvir.
2. Quando a aliança traz a derrota. Israel não tinha uma
clara percepção de seu status como povo de Deus.
Pensavam eles que, pelo simples fato de terem Abraão por
pai, era-lhes mais que suficiente para vencer todas as circunstâncias. Da aliança que o Senhor com eles
estabelecera, faziam um amuleto. Haja vista que, em suas guerras, a Arca da Aliança estava sempre precedendo-lhes os
exércitos. Mas um dia foi esta tomada pelos
filisteus (1 Sm 5.1).
Mais tarde, o Senhor anuncia o fim da Arca da Aliança (Jr
3.16). Israel haveria de compreender que não basta ser povo de Deus; é necessário andar como Deus o requer:
“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus,
sou santo” (Lv 19.2).
Não basta ter o título de cristãos; é imprescindível que o
Cristo de Deus esteja em nosso coração e nele reine soberanamente. Não basta ser pentecostal; é urgente que
estejamos cheios do Espírito Santo, e que a nossa
vida seja consagrada a Deus e ao seu serviço, de
conformidade com o seu soberano querer.
3. Quando um monumento traz a derrota. Se nos dias de
Salomão, o Templo fora uma bênção para Israel,
nos de Jeremias convertera-se aquela construção num motivo
de tropeço para Judá. Pois os judeus
acreditavam que, apesar de todos os seus gravíssimos
pecados, o Senhor jamais destruiria Jerusalém, porque em Jerusalém estava o Santo Templo, e neste achava-se a Arca
da Aliança. No entanto vem Jeremias e adverte-os: “Não vos fieis em palavras falsas, dizendo:
Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este” (Jr 7.4). Infelizmente, foi o que aconteceu.
Vieram os babilônios e deitaram por terra a Casa de Deus, e levaram os judeus cativos para Babilônia (Jr 25.12).
Estejamos precavidos com os monumentos! Todas as vezes que o
povo de Deus perde suas características
proféticas, sacerdotais e reais, começa a esculpir
monumentos de sua história e de seus triunfos pretéritos. O
Senhor, porém, não nos chamou para erguer monumentos ao que
éramos; requer Ele que mantenhamos o
movimento que nos entregou no cenáculo – o evangelho
completo: Jesus Cristo salva, batiza no Espírito Santo, opera maravilhas e em breve haverá de nos arrebatar às
eternas mansões.
CONCLUSÃO
Que Neustã lhe está causando tropeços? Uma cura? Lembre-se:
mais importante que a cura do corpo é a
revivificação da alma pelo Espírito Santo. Uma grande
vitória? Não se esqueça: as vitórias passadas não nos
podem atrapalhar os triunfos do presente. Uma pretensão?
Tenha sempre isto em mente: Não basta ser povo de Deus; temos de andar como Cristo andou. Um monumento à
fé? Considere esta verdade: o movimento do Espírito Santo não pode ausentar-se de sua Igreja.
Não faça da prosperidade um ídolo. Porque: “Ainda que a
figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o
produto da oliveira minta, e os campos não produzam
mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no
SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação” (Hc
3.17,18).
Nenhum benefício de Deus pode estar acima do Deus que nos
concede todas bênçãos nos lugares celestiais em Cristo Jesus.
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