13/07/2013

A DOUTRINA DA PROVIDÊNCIA DIVINA

 
Providencia_DivinaA palavra “PROVIDENCIA” significa previsão previdência,: o cuidado de Deus com suas criaturas; a soberania ou direção divina para e sobre sua criação. Provisão e previdência implica um fim, um alvo e um plano definido para atingir aquele alvo.
Todas as criaturas exercem providência
Todos os seres racionais agem fazendo uso da previdência e da provisão. Estes são atributos naturais , inerentes ao homem. Até mesmo os animais cuidam as sua prole e lhes provém o sustento. Quanto mais o Deus infinito proverá e terá infinito cuidado com sua criação?
Embora todos os seres racionais exerçam providência de acordo com suas possibilidades, a palavra atinge seu pleno significado apenas quando é aplicada ao Deus infinito. A providência de Deus é o cuidado, a preservação e o governo que Ele exerce sobre todas as coisas que criou, a fim de que cumpram todo o proposito para o qual foram criadas. É o infinito cuidado de Deus sobre o universo, desde o número de cabelos em cada cabeça e a queda de todo pardal, até a sustentação de vastos universos pelo seu próprio poder. É o seu eterno poder que age impedindo toda sorte, acaso ou coincidência.
Três aspectos de abrangência da providência
1. Universal, com relação a todas s coisas;
2. Especial, em relação a seres morais;
3. Particular, em relação a seres convertidos.
Cinco aspectos da esfera da providência divina
1. O universo material (Jó 37-38; Sal. 19.1-6; 68.9-13; 103.19; 104.10-30; 107.1-43; 135.6-7; 136.4-9; At. 14.17).
2. O mundo vegetal (Gen. 1.29; 2.16,17; Lv. 26.4-10; Sl. 65.9-13; 104.10-30).
3. O mundo animal (Jó 38.41; Sl. 104.10-30; 136.25; Mat. 6.26-30).
4. O mundo racional dos seres espirituais.
5. O mundo racional dos seres carnais.
Promessas para as necessidades do homem
Todas as promessas de Deus revelam que Ele providenciou o cuidado do homem para esta vida aqui e agora, apesar da maldição. Todos podem desfrutar ao máximo de todos os benefícios destas promessas, se renderem suas vidas a Deus, experimentarem o novo nascimento e viverem neste mundo uma vida santificada, em obediência ao evangelho de Cristo. Muitos destes benefícios se aplicam até mesmo aos não salvos, de forma a provar a eles que Deus cuida de toda a criação, apesar de sua rebeldia. O propósito de tal bondade para com os não salvos é conduzi-los ao arrependimento ( Rom. 2.4).
Os seguintes textos ensinam que é vontade de Deus que o homem seja abençoado:
1. Prosperidade: (Js. 1.5-9; 1ªSam.2.7-8; 1ªRs. 2;3-4; 1ª Cron. 29.12; Ed. 8.22; Jó 36.11; Sal. 1.1-3; Mat. 6.31-33; 7.7-11; Mac. 11-22-24; Jo.15.7,16; 2ª Cor. 9;6-8; Fp. 4.19; 3ªJo.2).
2. Cura e saúde: (Êx.15.26; Sal 91; 103.3-5; Is.53.4-5; 58.8; Mat. 8.16,17; Tg. 5.14-16; 1ªPd.2.24; 3ªJo.2). Cristo veio “destruir as obras do Diabo” (1ªJo 3.8) e “libertar todos os oprimidos do Diabo” (At 10.38). Ele veio fazer estas coisas não somente nos três anos e meio de seu ministério, mas para sempre. Ele comissionou os discípulos para levar adiante a obra que Ele começou a fazer e a ensinar ( Mt.28.19,20; Mc. 16.15-20; Jo 14.12-15; At. 1.1,2,8). Os primeiros crentes continuaram esta obra até que perderam a fé(At.3; 5.16; Tg 5.14-26). Os cristãos da atualidade devem lutar pela fé outrora entregue aos santos (Jd 3; 2ª Cor 10.4-6;Ef 6.10-18).
3. Carências e necessidades ( Sl. 23.1-6; 34.9,10; 37.3-6; 84.11; Mc 9.23; 11.22-24; Jo 14.12-15; 15.7,16; 16.23-26; 1ªJo 3.21,22; 5.14,15).
Provas da providência divina
1. As Escrituras provam que a providência divina tem agido em todas as eras e em todas as questões humanas. Foi a providência que originalmente trouxe todas as coisas à existência (Is 45.18; Cl 1.15-19)., que garantiu a redenção após a queda (Gn 3.15; Ef.1.1-11); que preservou a raça humana após o dilúvio (Gn 6.8-8.220 e que lidou com os homens em cada dispensação, dando-lhe a oportunidade de fazer o bem em todas as épocas.
2. A preservação e todas as coisas desde a criação do homem prova que a providência de Deus está agindo em todas as coisas segundo o conselho da sua própria vontade.
3. O amor de Deus, ao criar e redimir todas as coisas prova o seu desejo de preservar a criação e. finalmente, reconciliá-la consigo mesmo.
4. O predomínio da ordem em todas as coisas comprova a providência divina. Podemos ver leis eternas e preestabelecidas controlando tudo na criação, evidenciando a existência de um Governante e Preservador de todas as coisas.
5. A história tem muitos registros de provas ilimitadas da providência divina em todas as coisas. O que vem acontecendo não é resultado do acaso, num mundo abandonado a própria sorte. Sempre houve e sempre haverá um poder sobrenatural conduzindo as questões de toda a criação, de acordo com um plano preestabelecido.
6. A religião prova a providencia divina, já que os homens, em todas as eras encontraram a Deus por meio do exercício de faculdades religiosas em concordância com a vontade revelada de Deus na bíblia.
7. A inteligência comum de todos os seres racionais prova que há uma providência divina. Ela não pode ser negada pelos homens equilibrados e sadios; visto que eles a experimentam na sua própria vida de muitas maneiras.
Propósito supremo da providência
O propósito de Deus foi criar uma raça de seres que pudessem desfrutar do mais alto nível de felicidade no mais alto nível de santidade e que, em proporção à sua maior santidade e felicidade, pudessem glorificar ao seu Criador. (Gn 1.26-28; Is 43.7; 45.18; Ef 1.12; Cl 1.15-22; Ap 4.9-11; 5.11-14; 7.10-12).
Interpretando a providência divina
A experiência e observação nos alertam contra a pressa e autoconfiança demasiada na nossa interpretação dos acontecimentos da vida. Se homens maus são acometidos de enfermidades, algumas pessoas se apressam em afirmar que se trata do castigo de Deus. Por outro lado, se as mesmas coisas acontecem a homens bons, estas pessoas rapidamente lançam toda a culpa no Diabo. As interpretações humanas falham com tanta frequência que é sábio não interpretar acontecimentos da vida alheia.
Não devemos agir com tais tipos de “analise”, pois corremos sério risco de cairmos em condenação com tais julgamentos. Devemos, contudo, entendermos que Deus está no comando de todas as coisas. Se alguém, bom ou mal, estiver com problemas, precisamos deixar conceitos mesquinhos d elado, e orar, pois ali está uma alma que precisa de um milagre, e quem somos nós para definir que alguém é bom ou ruim, que merece ou não o agir de Deus a seu favor? Temos que lembrar do exemplo do sol, que brilha para todos, bons e maus.
Deus, na sua infinita onisciência, é quem está apto a julgar A ou B.
A providência divina é para todos que nela crêem... o “crer” esta além da bondade ou maldade moral de quem quer que seja.
FONTE: BIBLIA DAKE, COM ACRÉSCIMOS PESSOAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥