06/08/2013

3 atitudes que ajudam a combater a fofoca na igreja

Não é segredo para ninguém que a fofoca representa um perigo potencial para qualquer ministério, pois é através dela que Satanás tem conseguido destruir a vida espiritual de muitos crentes. Uma igreja que dá lugar à fofoca, não tem estabilidade espiritual, não tem forças, não tem fé nem amor. Geralmente é uma igreja fria que perde membros constantemente.
Em Ezequiel 28:16, lemos que Lúcifer foi expulso do Céu pela multiplicação do seu comércio. Seria ilógico pensar que Lúcifer tinha algum sistema de negócio no Céu, entretanto esse versículo faz sentido quando descobrimos que a mesma palavra hebraica utilizada para comercio quer dizer também mexerico, ou seja, fofoca. Portanto, foi dando ouvido aos mexericos de Lúcifer que boa parte dos anjos foi convencida a se rebelarem contra Jeová, levando nosso Deus a expulsá-los para sempre. Se Lúcifer conseguiu, através da fofoca, corromper os anjos, imagine o que ele pode fazer com uma igreja que não vigia?
O pecado da fofoca é muito difícil de ser combatido principalmente pelo fato de muitos crentes a praticar como se fosse algo absolutamente comum, afinal de contas por mais fofoqueiro que alguém seja ninguém admite que seja. No entanto se agirmos com cautela, podemos minimizar esse mal dentro das nossas congregações. Considero que há três atitudes que se levadas a sério pelos membros, obreiros e o pastor da igreja, podem impedir que a fofoca faça estragos na vida espiritual da congregação. Falarei sobre elas:
1ª atitude: Nunca afirme o que você não viu ou não tenha provas que tenha acontecido.
A primeira dessas três atitudes é evitar o famoso “disse-me-disse”. Muitos que o pratica, não se importa se é verdade ou mentira o que estão falando, pois o prazer está apenas em falar da vida alheia. Muitos assuntos que rolam no “disse-me-disse” não podem ser provados e na maioria das vezes são baseados em deduções quando não em calúnias. Neste exato momento, enquanto você lê este texto, o diabo está inventando inúmeras mentiras contra homens e mulheres de Deus, precisando apenas de alguém fraco o bastante para acreditar e sair divulgando suas histórias. Isso é muito sério! Quantas pessoas estão fora da igreja devido a calúnias levantadas em fofocas? Quantos membros e obreiros nosso ministério tem perdido porque alguns crentes preferem simplesmente acreditar na acusação a um irmão ao invés de apurar melhor os fatos? Estamos dando lugar à fofoca quando levamos adiante um assunto que não temos como provar. Quando damos lugar ao “disse-me-disse”, corremos um risco eminente de estar proliferando mentiras contra nossos irmãos e ajudando Satanás a desempenhar o seu maior papel: Acusar (Apocalipse 12:10). Portanto nunca afirme o que você não viu ou não tenha prova cabal que tenha ocorrido, principalmente quando o assunto for referente à conduta de algum irmão. Lembre que de acordo com I Coríntios 8:11 podemos “contribuir” com a condenação de um irmão devido às nossas atitudes. “A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos”, Salmos 52:2.
2ª atitude: Saiba distinguir um comentário normal de uma fofoca
É muito comum após o término do culto, conversarmos com os irmãos assuntos referente à igreja. Entretanto é preciso saber distinguir um “comentário normal” de uma fofoca. Muitas pessoas confundem fofoca com fatos que realmente vêm acontecendo. Há casos em que os irmãos comentam um problema administrativo, por exemplo, e surgem comentários do tipo: “A igreja não está evangelizando”; ”A estrutura da igreja está ruim”; “A igreja não está investindo em ensino bíblico”. Isso não é fofoca, é uma reivindicação, os membros só estão apontando falhas que realmente pode estar acontecendo na igreja. Agora se a notícia foi “plantada” e também envolve falar mal de dos outros, pode ser que você esteja lidando mesmo com a tal fofoca. A recomendação neste caso é verificar se o que está sendo comentado faz sentido e caso contrário evitar participar dessas rodinhas. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33
3ª atitude: Seu pastor ou dirigente deve ter pulso firme para enfrentar a fofoca
Os pastores e dirigentes das igrejas devem ser linha-dura quando a fofoca ameaçar minar sua igreja. Uma única fofoca pode dividir até um ministério inteiro. Há muitos pastores fazendo vista grossa à fofoca e na maioria das vezes não intervém de forma efetiva para evitá-la. O pastor deve cuidar da igreja mediando conflitos que possam causar fofoca. O dirigente sábio é aquele que ao tomar conhecimento de alguma conversa que possa prejudicar alguém, sabe conduzir a situação, mantendo sua igreja unida. Na hipótese de uma de suas ovelhas terem sido lesadas por alguma fofoca, o dirigente deve aplicar uma disciplina no ofensor para mostrar para igreja o que acontece com quem dá lugar à fofoca, pois é papel dele identificar quem são os crentes fofoqueiros e sempre acompanhá-los de perto, admoestando-os dentro da bíblia. O pastor deve sempre exortar seus membros a se afastarem de comportamentos que prejudicam a Igreja, ensinando-os a ter uma melhor conduta Cristã. É importante lembrar que o pastor deve ser aberto a ouvir seus membros, pois um dirigente fechado e autoritário, “cria” crentes fofoqueiros em sua igreja pois ao invés do irmão levar um problema até o dirigente, sairá distribuindo o assunto por aí pois seu pastor não inspira confiança.  “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”. Tito 1:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥