Texto Áureo: Jo 15.8
_________________________________________
PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você ensinará o significado e o propósito do fruto do Espírito na vida do crente.
- “autoridade espiritual”, ter autoridade espiritual é ser respeitado nas questões espirituais, pelas pessoas que nos cercam e aqui na lição afirma que essa autoridade vem por meio de um testemunho cristão.
- “testemunho cristão”, é ter atitudes que nos colocam como servos de Cristo, que mostram às pessoas que somos seus discípulos.
- Quando as pessoas vêem um bom testemunho em um crente, esse crente passa a ter autoridade para falar em nome do Senhor, porém quando um crente tem, um mal testemunho ninguém aceita a sua palavra.
- “fruto do espírito”, é o fruto citado em Gl 5.16 que tem nove diferentes qualidades, porém é um único fruto. Por ser um único fruto, suas características não podem ser manifestadas separadamente.
__________________________________________
1. DE ONDE VEM O FRUTO?
1.1. Origem espiritual
- Atualmente a parte de comportamento tem estado muito em falta no povo de Deus, pois muitos irmãos desvincularam o “ser cristão” do “proceder cristão”, na verdade uma coisa não pode ser feita separadamente da outra, quem é de Cristo deve andar como Cristo quer. Muitas pessoas se contentam somente em dizer “sou crente” ou sou “cristão”, mas não buscam mudar o seu caráter, suas maneiras e seu linguajar. Encontramos facilmente hoje, crentes que mais parecem ímpios do que servos do Altíssimo, e não estou falando de novos convertidos.
1.2. Frutificação em meio a lutas interiores
- “frutificar espiritualmente”, se você já não falou então diga: frutificarespiritualmente significa produzir as qualidades do fruto do espírito, enumere com seus alunos:
As características do fruto:
1. amor
2. Alegria
3. paz
4.paciência
5. benignidade
6. bondade
7. fé
8. mansidão
9. domínio próprio
________________________________________
2. FRUTOS OU FRUTO
- Para ilustrar isso, a tangerina tem nove gomos, porém é um só fruto. Assim como fala em Gálatas é um fruto com nove características..
- “os identifica com Deus”, faz com que as pessoas vejam em nós, algo de Deus, dessa forma alguns ímpios na hora do aperto e das suas lutas, procuram um cristão para orar por eles.
- “diferencia-os do mundo”, um crente fiel logo é denunciado pelos seus atos,
gestos e palavras, todos logo percebem que ele é diferente e muitos passam a admira-lo.
_________________________________________
3. CONDIÇÕES PARA A FRUTIFICAÇÃO
- “cuidar de sua vida espiritual”, essa aula é essência por conter esse tipo de mensagem, muitos são os irmãos que não cuidam de sua espiritualidade, não oram, não lêem a Bíblia, não jejuam.
3.1. Decisão pela vida santa
- “santificação do povo de Deus”, ensine que a santificação é a separação do pecado para dedicação exclusiva a Deus. Aqui está dizendo que é imprescindível, ou seja, o crente pode conhecer teologia, ter todos os dons espirituais e evangelizar milhares de pessoas, mas sem a santificação ele jamais frutificará nessa vida e jamais estará na presença de Deus na eternidade. Hb 12.14
3.2. Vida devocional ativa
3.2.1. Jejum
- “jejum”, é o ato de se abster de comida por certo período de tempo, aparece pela primeira vez na Bíblia neste versículo, veja:
“E no dia dez deste sétimo mês tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; nenhum trabalho fareis.” Nm 29.7
- O termo sublinhado se refere ao jejum.
3.2.2. Oração
- “tudo que está em sua mente”, a oração é como uma conversa com um amigo íntimo, onde o crente não pode esconder nado do Senhor. Deve compartilhar tudo o que tem passado, o que tem planejado e as intenções mais profundas do coração.
- “ouvir a Deus”, além das diversas formas de Deus falar, Ele também fala em nosso interior quando estamos orando. Muitas respostas os crentes obtém no joelho.
3.2.3. Estudo bíblico
- “meditar na Palavra”, meditar compreende o estudo, não é apenas ler, é analisar, comparar, se corrigir, reler e fixar os pontos mais importantes.
- A melhor forme de se aprender a praticar essa meditação é na Escola Bíblica Dominical.
3.3. Obediência aos apelos do Espírito
- “assenhoreie-se de sua vontade”, se torne senhor de sua vontade e passe a controlar suas decisões.
4. O FRUTO DO ESPÍRITO
4.1. Amor (ARA)
- “ARA”, abreviatura da versão Almeida Revista e Atualizada, isso porque a palavra “amor” aparece nessa versão, pois na versão corrigida o termo usado foi “caridade”.
- “sentimento altruísta”, é o sentimento onde a pessoa busca beneficiar outra pessoa.
4.2. Alegria
- ...
4.3. Paz
- “reconciliada com Deus”, dessa forma temos paz com Deus, a paz no fruto do Espírito é a paz interior com Deus, pois nem sempre teremos paz com todos os homens.
4.4. Longanimidade
- É a junção dos termos “longo+ânimo”, é a pessoa de longo ânimo, ou seja, paciente.
4.5. Benignidade
- ...
4.6. Bondade
-...
4.7. Fé
-...
4.8. Mansidão
-...
4.9. Domínio próprio
- É a pessoa estar no controle de si próprio, não sendo descontrolado em vícios que prejudicam a vida espiritual.
_________________________________________
CONCLUSÃO
- “proposta de como devemos andar”, são metas de comportamento cristão, para a pessoa fazer tudo isso por si próprio é extremamente difícil, mas para quem é cheio do Espírito Santo isso frui naturalmente, pois o fruto é do Espírito em nós.
- “desígnios de Deus”, são os propósitos de Deus para seus filhos, objetivo para o qual ele nos criou.
- Procure ilustrar essa aula com exemplos de más atitudes que trazem escândalos para povo de Deus, e maus exemplos é o que não faltam.
- Se puder apresente também bons exemplos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!