24/07/2010

DIZIMO E A AÇÃO SOCIAL


Em Malaquias 3.10, o conhecidíssimo versículo que fala sobre dizimo, lê-se: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa..."
O texto ai é um texto imperativo, é uma determinação, uma ordem. A pergunta que fica a ser analisada aqui é essa: "para que tem de haver ou ter mantimentos na Casa do Senhor? Para qual finalidade o Senhor Deus quer que na sua casa, que ai simboliza o templo, haja mantimentos?"
Pensando nessa pergunta, analisei diversos textos, e transcrevo aqui as minhas conclusões! Não transcrevo como dogma ou doutrina, mas apresento como interpretação particular, uma idéia ou resposta minha sobre o assunto questionado; assim, pense bem antes de querer me taxar de semeador de heresias...
Na época da lei, além de bom costume, era lei que o povo dizimasse com a décima parte de sua renda (toda forma de renda)
Esse dizimo era mantido nas sinagogas e templos, onde era distribuído aos necessitados. Havia fartura na casa do tesouro e essa fartura era para sustento dos sacerdotes que ficavam lá integralmente, também para a manutenção do templo e sinagogas, mas era também para socorrer a necessidade do povo.
Nos evangelhos encontramos Jesus Cristo, que durante a realização de seu ministério, sempre demonstrou preocupação social com o povo. E demonstra bem claramente que os recursos financeiros que sua comitiva possuía era para manutenção de seu ministério e para socorrer aos necessitados.
Curiosamente hoje uma irmã em Cristo me ligou e falou que esteve no médico o qual receitou um determinado medicamento e agora ela iria a um tempo católico onde se desenvolve ação social, para tentar ganhar esse medicamento, pois estava sem recurso para adquirir o mesmo na farmácia. E olhe que essa irmã participa numa igreja (congregação) bem próspera. Outro irmão me parou na rua há alguns dias e me reclamou uma ajuda para adquirir uma cesta básica de mantimentos, pois estava passando por mau período momentâneo em sua vida, e estava a caminho de uma ação social, também mantida pela igreja Católica.
É interessante notar ou lembrar que os ditos evangélicos têm o hábito de confrontar com os católicos por questões doutrinárias, e em muitos casos se colocam como donos da verdade absoluta.
Eu leio em 1ª Pedro 1:5-6, e vejo ali a palavra "caridade"; Caridade nada menos é do que o amor posto em ação. No mesmo tempo vemos também a palavra "fraternidade" que é amor ao próximo.
Eu questiono: onde estão os dízimos e demais recursos recolhidos por essas igrejas onde esses dois cristãos que mencionei aqui fazem parte? Em que são aplicados esses recursos? Por que não há mantimentos na casa do tesouro (tesouraria) dessas congregações, que possam socorrer essas e muitas outras necessidades?
Será que a manutenção desses templos é tão imensa que consome todo o recurso? Ou será que os lideres dessas congregações recebem um salário tão alto que não da para sobrar alguma coisa para o socorro das necessidades dos próprios membros dessas congregações? Não sou contra os salários desses lideres desde que eles façam por merecer... desde que eles estejam à disposição da obra e de seus fiéis em tempo integral, exatamente como os apóstolos faziam na igreja primitiva...
É inadmissível um membro de uma congregação ter de ir a outra porta para angariar ajuda, ou pior ainda, ir a outras religiões diferentes da sua para conseguir ajuda social em eventuais necessidades que possa estar passando. Afinal, de que nos adianta falar de fé se na hora de ajudar um dos nossos afirmamos que não temos ou não podemos e os nossos fiéis têm de ir a outras portas?Jesus, em seu ministério, sempre recebia donativos de pessoas que apoiavam sua obra. E alem do mais vemos que por ocasião de seu nascimento, ele recebeu presentes valiosíssimos dos reis que o visitaram, incenso, mirra e outro, entre outras riquezas. Esses donativos não foram usados, mas certamente foram guardados, pois seus pais sabiam que aquela criança era diferente das demais e que tinha uma árdua missão a cumprir. Isso justifica o fato de seu pai José ter trabalhado como carpinteiro por toda a vida.
Esse tesouro certamente foi posto a disposição da obra, e foi usado no ministério de Jesus. Tanto é que se vê a necessidade de um tesoureiro. E esse se vê vitima da ambição, o que nos faz entender que não estamos falando de poucos recursos.
Jesus fazia a sua obra espiritual, mas nos deixou o exemplo de que a verdadeira obra de Deus inclui o ministério de socorro, ou seja, a pratica de ação de caridade, ação de amor para com os que necessitam. E não venha me dizer que para dar a ajuda, como alimentação, para o povo, Jesus fazia milagres, como o da multiplicação de pães; e mesmo na ocasião, ainda antes do milagre, houve quem opinasse que fossem comprados pães para o povo... Ninguém pensa em comprar Paes para mais de cinco mil pessoas com ninharia... E Jesus não fez o milagre para poder poupar uns trocados, Jesus fez o milagre, pois era propósito de Deus que o milagre fosse feito.
Assim, vemos o exemplo dado por Jesus que o verdadeiro ministério evangélico ele tem o lado social, a obra de caridade. E os recursos para esta obra estão na casa de tesouro...
E em Atos dos apóstolos, vemos o exemplo do apostolo Pedro que determinou a criação de um setor na igreja para tratar desses assuntos... Veja Atos capitulo 6.
Mas, o que vemos hoje em muitas congregações e denominações, é bem diferente dessa realidade... Não são poucos os pobres coitados que passam fome e outras necessidades dentro de igrejas por ai, igrejas essas que são governadas por pessoas inescrupulosas, mesquinhas, egoístas, miseráveis, pessoas desprovidas de amor ao próximo, que só se preocupam com o próprio bem estar, não esta nem ai para o seu próximo e de seus fieis só quer o dizimo e as ofertas, e a reverência, nãos e lembram nem para dar um telefonema para saber se a pessoa esta bem. São mesquinheiros que não deveriam ser lideres, pois não tem a maior qualidade necessária, que é o amor ao próximo. (nessa altura aqui eu adoraria e muito dar nomes aos bois, mas a ética me faz não mencionar aqui alguns canalhas e cretinos que conheço...)
Recebem dízimos, enchem seus cofres, se dizem ser integrais na obra, mas ninguém os encontra quando precisa se falar com eles, a não ser no culto, e quando se pede algum tempo para falar com eles, eles dizem que terão de agendar, mas nunca agendam, mas recebem salários gordos para estarem ali, embora se se comportam dessa forma. E quando um fiel vai solicitar ajuda, esses lideres enrolam, não ajudam, alegando que não existe recurso na igreja para isso, aparece tanta divida na hora, e ainda falam que estão mantendo missionários lá no fim do mundo, e por tanto não tem recurso para a caridade local. Onde essa raça de víboras enfia os recursos que mensalmente entram na tesouraria? Onde gastam esses recursos? Será que enviaram tudo para os refugiados do Afeganistão?
E ainda ficam falando mal do fiel que pediu a ajuda... E se por um acaso dão alguma ajuda, é uma ajuda incompleta, e é feito de má vontade, e ainda usam essa "generosidade instantânea" para se promoverem, agindo como verdadeiros hipócritas e cretinos que realmente são...
Mas eu louvo a Deus por que nem todos se corromperam assim, ainda existe um remanescente fiel na Terra, que entende que a verdadeira obra de Deus inclui também cuidar do físico dos necessitados. E ao invés de ficarem condenando os adeptos de outras crenças, se preocupam em viver um evangelho verdadeiro, genuíno, e assim mostrar a verdadeira força do verdadeiro cristianismo. São pessoas que tem a chamada para a liderança e que estão na terra para servir aos rebanhos que estão sob seus cuidados. Dão as suas vidas pelas suas ovelhas e essas sabem que estão debaixo da autoridade de lideres realmente chamados por Deus, mesmo que eu esses lideres sejam pessoas humildes, sem estudo, sem altas graduações teológicas, sem ternos de luxo, sem destaques na sociedade, mas com o coração cheio de genuíno amor para com o próximo e com as almas. São homens e mulheres realmente chamados por Deus, mas que vivem em muitos casos debaixo de constante guerra em que são vitimas de perseguições, a maioria destas promovidas por colegas de ministério, mas que nunca desistem de servir a Deus e ao próximo, e sempre prosseguirão a frente, pois não há quem os impeça, pois a estes Deus tem dedicado um zelo especial.
Na verdade, a minha real intenção com esse texto é incomodar e denunciar certas situações que em muito me afligem em minhas caminhas na obra de Deus. Sei que não sou perfeito e eu mesmo vejo em minhas uma infinidade de defeitos que eu tenho... E nunca quis transmitir uma imagem de "perfeição", ou de que sou melhor do que os outros... Nem quero demonstrar que me acho melhor do que os outros... Eu não sou melhor do que ninguém... Mas resolvi não me calar mais diante dos abusos de certas pessoas que se dizem ser de Deus, e que andam a pisar nos servos e servas humildes de Deus. Minha maior riqueza é a sabedoria que Deus me deu e usarei essa sabedoria para falar, para protestar contra o que for inconveniente... Denunciarei as injustiças dentro da área para a qual fui chamado para atuar: a igreja de Deus!
Quem discordar comigo eu desafio a usar a Bíblia Sagrada e vir me desmentir ou tentar me convencer do contrario... mas venham com a Bíblia, e não com argumentos imbecis ou hipócritas...
Sei que essa minha palavra vai incomodar a uns e outros por ai, sei que serei abordado e haverá quem fale comigo que estou errado, assim como já fizeram com relação a outros textos que publico aqui na Internet... Dizem eles que não posso publicar esses assuntos no teor que escrevo, que estou errado ou mesmo que eles não concordam, como se a concordância deles me faz alguma diferença; até ponde sei, sou que quem pago meu acesso a internet, uso a minha liberdade de expressão, que me é garantido por leis constitucionais, sua autoridade eclesiástica reconhecida por Deus e por órgãos competentes e idôneos na comunidade evangélica brasileira e internacional., tenho formação eclesiástica competente, e por tanto não preciso da aprovação de A ou B para escrever esses e outros textos que temos ou teremos aqui no meu espaço, que além de ser meu, não tem nada a ver com a ideologia de ninguém. Como o meu saudoso pai dizia, "só mesmo os bodes berrarão diante da verdade que os incomodará"...
Quem quiser se comunicar comigo por email, em qualuqer idioma ou língua: m.fd.mr@htmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥