28/02/2012

Ensinando a Bíblia: A àgua a luz da Palavra de Deus

PARTE UM - Simbolismo da água na Biblia
Sendo a água indispensável para a vida dos homens (Ex 23,25), animais (Gn 24,11-20) e plantas (1Rs 18,41-45), é vista como um dom salvífico de Deus. Ele a concede abundante aos que deseja salvar (Ex 17,5s; Is 12,5). Mas ela lhe serve também de instrumento de punição para os inimigos, como no dilúvio (Gn 6-8) e no êxodo (Ex 14-15).

 Usada na limpeza física, a água serve também na purificação cultual (Ex 30,17s; Lv 16,4.24) e ritual (Nm 19,11-22). Para os tempos escatológicos Deus promete derramar sobre o povo águas purificadoras, acompanhadas de seu Espírito (Ex 36,25-27;Is...44,3;..Zc13,1s).

 No NT João Batista se serve da água para o seu batismo de penitência (Mc 1,8-11). O batismo cristão é fonte de regeneração e renovação do Espírito Santo (Tt 3,5). Os que a ele se submetem são purificados de seus pecados e recebem o Espírito Santo (At 2,38; 1Cor 10,1s). Cristo promete fazer jorrar a água viva de seu Espírito para os que nele crêem.

PARTE 2 - Água para a vida

A Bíblia faz mais de 300 referências sobre a água e outras 80 sobre a chuva.

Qual é o primeiro versículo que vem à sua mente quando você pensa sobre a água?
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes, usando-a como um símbolo de destruição (Gênesis 6-9),
purificação (Êxodo 30:18),
bênção (Jeremias 17:8) e
necessidade espiritual (Salmos 42).

Leia Deuteronômio 28:12 e Salmos 65:9

O que a Bíblia está dizendo sobre a nossa necessidade de ter água? 
O que ela diz sobre a provisão de Deus para com as nossas necessidades espirituais?
Nos primeiros capítulos de Levítico, lemos sobre muitos rituais que eram usados para trazer limpeza (Levítico 16:4,24 e Levítico 17:15).

Leia Salmos 24:3-4 e reflita sobre a nossa necessidade de limpeza espiritual. O sacrifício de Jesus dá-nos as condições para sermos limpos espiritualmente. 

Nós estamos sendo cuidadosos em manter os nossos corpos espirituais limpos?
Leia Isaías 41:17 e reflita sobre as promessas de Deus para nós.

O que podemos fazer em nossas comunidades para que os pobres e os necessitados possam receber a dádiva divina da água?
Ore e reflita sobre como Deus supre a água que necessitamos e o seu significado simbólico.
 
Água como símbolo da bênção
Na Bíblia, a água é usada como um símbolo para mostrar vários aspectos diferentes do poder de Deus. Ela pode ser usada como um símbolo de pureza, assim como nas limpezas cerimoniais do sistema sacrifical do Velho Testamento (Êxodo 30:18-21).
Ela pode ser usada como um símbolo de destruição, assim como o dilúvio (Gênesis 6-9:17).
Mas o símbolo mais comum da água é o da bênção.
Uma das muitas passagens da Bíblia que usa a água para simbolizar a bênção é Isaías 35. Uma grande parte do livro de Isaías diz respeito às profecias de Isaías quanto ao julgamento de Deus sobre os pecados do povo. Mas este capítulo vai adiante e considera as promessas gloriosas de Deus para aqueles que confiam nele. Leia Isaías 35:1-7


Por que o deserto de repente se alegrou? 
Quais foram os sinais desta alegria – no deserto e na vida daqueles que crêem? Leia Isaías 35:8-10
O alto caminho é o caminho divino para nós – o caminho que leva à vida eterna. Lembre-se de que Isaías escreveu esta profecia centenas de anos antes da vinda de Cristo.

Que sinais há, em sua vida, da alegria de confiar em Deus?
Ore para que, assim como o deserto produziu correntes e nascentes de água devido à presença de Deus, nós também sejamos cheios da alegria de crer e confiar em Deus.
 
Saneamento - Leia Deuteronômio 23:12-14

Há muito pouco ensinamento na Bíblia sobre saneamento além destes versículos. Os israelitas receberam instruções claras milhares de anos atrás. Entretanto, uma quantidade enorme de pessoas ainda não possuem acesso ao bom saneamento
Que responsabilidade temos em assegurar que todos tenham um saneamento adequado hoje em dia? O versículo 14 fala de como esta ordem foi dada para manter o arraial santo, mas a prática também o teria mantido saudável. Deus estava ciente da necessidade de um bom saneamento muito antes que as pessoas compreendessem as doenças causadas pelo mau saneamento. A limpeza física está ligada à santidade moral.

Nossas práticas sanitárias e nossa higiene pessoal mostram que nos preocupamos com nossa saúde e a saúde de nossas famílias?
A maneira como vivemos faz com que os outros sofram doenças devido à falta de higiene em nossos lares e em torno deles? 

O ensino bíblico sobre a higiene
O ensino bíblico principal sobre a limpeza física aparece em Levítico, capítulos 11-15. Algumas das regras podem parecer estranhas e difíceis para nós. Entretanto, o nosso conhecimento moderno de como muitas doenças são transmitidas nos mostra que essas regras são bem sensatas.
Leia Levítico 11:32-40, 13:29-59 e 15:1-15

A necessidade de isolamento e lavagem para evitar a propagação de infecções é freqüentemente enfatizada. Mesmo hoje em dia, pode ser difícil distinguir entre os vários tipos de infecções. A boa higiene é muito importante para evitar a propagação de infecções. A transmissão de doenças como a AIDS (SIDA) e a hepatite através do sangue e outros fluidos do corpo, mostram claramente que precisamos tomar cuidado.

Leia Romanos 12:1
Paulo insiste em que apresentemos os nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Que tipo de corpo estamos oferecendo ao vivermos para Ele? Nem sempre podemos evitar as doenças, mas estamos fazendo o melhor uso dos nossos recursos, tanto fisicamente como espiritualmente?
Estamos colocando as outras pessoas em risco por causa da nossa má higiene? Esta é uma atitude cristã (Filipenses 2:4)?Leia Mateus 23:25-28
Jesus criticou os fariseus por serem limpos por fora, mas impuros por dentro. Ele lhes disse que fossem limpos de dentro para fora.

Jesus diria algo diferente para nós nos dias de hoje?

TRANSCRITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥