14/02/2012

Assembléia de Deus... ou dos homens?

Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren certamente não não tinham noção do tamanho que a denominação por eles fundadas aqui no Brasil se tornaria a maior denominação evangélica brasileira... Que a sua obra se estenderia a todos os cantos da país... Que milhões conheceriam a Palavra de Deus por meio dela...
Sim, a Assembléia de Deus, em pouco mais de cem anos, se tornou a maior denominação evangélica pentecostal brasileira, e se estenderia por todos os cantos e redutos do país... E por muitos outros também. Tanto nas grandes metrópoles quanto na mais afastada zona rural, ali se encontra uma Assembléia de Deus, seja num sofisticado prédio ou num barraco de tábuas.
São incontáveis os templos, as congregações desta denominação dita pentecostal. Os números são impressionantes...
Porém... me pergunto: terá sido esse crescimento surpreendente totalmente positivo para a denominação?
Se olharmos pelo ponto de vista histórico e humano sim, foi excelente, pois a Assembléia de Deus tem a sua marca na história mundial. Nenhuma outra denominação cresceu tanto, e nem influenciou tanto a cultura de um país quanto ela e eu ainda vou mais além: muitas outras denominações conhecidas também vieram de dentro da Assembléia de Deus. Hoje temos tantos assembléianos no Brasil que poderíamos eleger um presidente...
Por exemplo, a denominação conhecida por Igreja o Brasil para Cristo, fundada pelo pastor Manuel de Mello, é uma filha da Assembléia, pois o seu fundador era um ministro assembleiano... E desta denominação veio outra, a Deus é Amor, do Missionário David Miranda, cujo o tamanho também é estrondoso. E da Deus é Amor já saíram tantas e tantas... e pela sua liturgia doutrinária entende-se que A Assembléia de Deus tem sua participação dentro de quase todas as denominações evangélicas conhecidas.
Eu diria assim: “todas as denominações ditas pentecostais tem muito a ver com a Assembléia de Deus...”
Hoje a Assembléia de Deus tem sua própria coletânea de hinos, a famosíssima Harpa Cristã. Tem sua conhecidíssima revista da Escola Bíblica Dominical. Tem varias entidades de ensino teológico, entre outros.
Enfim...
A Assembléia de Deus está ai...mas a questão que fica é:
O seu título sugere que a denominação é propriedade de Deus. Mas será que ela realmente é propriedade de Deus? Será que Deus tem a posse total dessa denominação?
Alguém para ter posse total sobre alguma coisa tem de ter domínio total e absoluto sobre esta coisa...
E ai que está o início do problema...
Será que Deus ainda tem o controle absoluto na sua dita Assembléia?
Bom, considerando certos líderes que vemos por ai e considerando certas administrações, eu questiono muito o governo de Deus dentro desta denominação, que é a denominação que eu defendo com unhas e dentes. Mas nem por isso vou me calar diante de certas coisas.. ao contrario, sei que aborrecerei a muitos com o que estou a escrever, mas eu tenho de dizer... tenho de  por a boca no trombone.
O que me chama a atenção na Igreja do primeiro século, a igreja primitiva, é o domínio absoluto da Trindade em sua organização e liturgia. Nenhuma decisão era tomada sem que Deus fosse consultado. Até a separação de  diáconos era administrada pelo Espirito Santo, que tinha total liberdade para falar e decidir dentro da obra de Deus, sendo por imediato acatado e obedecido.
A prioridade da Igreja era fazer a vontade de Deus, e anunciar a salvação em Cristo Jesus, apregoando o Evangelho das boas novas.
Lá não existiam convenções para se decidir isso ou aquilo... Lá tinha o domínio total era do Espirito Santo sobre a igreja e sobre o ministério. Os líderes eram homens espirituais, idôneos sim, e cheios da unção de Deus. Os cultos (que eram chamados de reuniões) visavam a adoração a Deus e ensino da Palavra, e não a apresentações e mais apresentações de cantores e preletores cheios de sabedoria humana mas sem unção do Espirito.
Era o Espirito Santo quem decidia quem cantava, quem pregava...
Na Igreja Primitiva o crente famoso era aquele que tinha bom testemunho e cheio do Espirito Santo de Deus...
Era o Espirito Santo quem dizia para onde iria este ou aquele servo de Deus para fazer obra também pelo Espirito Santo determinada.
Lá na igreja primitiva, quando alguém era separado para o ministério, o que era levado em conta era a vontade expressa de Deus sobre aquele individuo, e não o seu parentesco com algum outro obreiro, ou o tamanho de seu dizimo, ou mesmo a quantidade de diplomas que ele tinha. O que pesava na separação para o ministério era a vontade de Deus revelada pelo Espirito.
Entoavam-se louvores ali sem acompanhamento de plays-backs sem vida... Mas os louvores eram cheio de  unção e poder de Deus, que podia manifestar a sua presença da forma que quisesse e ninguém iria tocar aquela campainha que hoje se encontra em cima dos chamados púlpitos, onde os “ministros”, que antes eram chamados de servos ficam empoleirados como se fosse um bando de urubus a espera de carniça.
Os enfermos que chegassem no templo tinham certeza de que voltariam curados para a casa... e as vezes nem precisavam entrar no templo, na porta mesmo já eram curados.
Ali na igreja primitiva, quando um cristão se encontrava em necessidade de alguma coisa, além dos outros cristãos que se compadeciam e ajudavam com amor aos necessitados não precisava ninguém tirar oferta para ajudar irmão fulano... a própria igreja em sua “casa do tesouro” já tinha o suficiente para ajudar a todos...
Ali, na igreja primitiva, quando algum cristão também entrava em alguma provação de qualquer natureza, os cristãos tinham prazer em reunir-se para adorar a Deus e interceder em socorro da qual pessoa... (Isso acontece hoje?) Hoje quem passa por provações praticamente tem de passar escondido, não pode mais declarar na igreja que esta passando provas, pois existem ali os miseráveis descendentes espirituais de Judas Iscariotes que vão detonar o cidadão, até mesmo falando quer a prova é castigo de Deus na vida do infeliz.
Na igreja primitiva, quando algum individuo era pego em alguma falta, este sofria ali penalidades impostas pela igreja a fim de corrigir... Hoje, quando alguém é pego em alguma falta, primeiro se avalia as amizades ou parentesco da pessoa com alguma outra pessoa de influencia. Também é avaliado o tamanho da cifra dos dízimos e ofertas que a pessoa pode oferecer. E ai decidem se vão aplicar alguma “pena alternativa” ou se vão excomungar o pobre coitado, ou se vão abafar o caso.
Sei de lideres ai que assediam seus funcionários, e o caso fica tão abafado quem nem a esposa traída fica sabendo, e as vezes até gente da própria parentela ajuda a “abafar” o caso do sem vergonha do líder “para não escandalizar”,  que por sua vez bate no peito e se diz “inocente” das acusações que o Diabo levantou contra ele... Pobre coitado do Diabo... Muitas vezes é caluniado por coisa que ele não tem nada a  ver...
Na igreja primitiva, rebelião era como o pecado da feitiçaria, algo totalmente desaprovado tanto por Deus quanto pelos outros cristãos... Hoje o que mais vemos dentro da denominação Assembleia de Deus são as divisões que fazem da denominação gigantesca que é a denominação mais subdividida que existe, e por tanto, a denominação mais enfraquecida em si mesmo, apesar do enorme número de fiéis, templos, ministros, que nela tem.
O camarada esta dentro do ministério, mas é invejoso, frio, mal caráter, traidor, e esta ali, comendo pelas beiradas, igualmente um Judas Iscariotes, esperando o momento certo de “oficializar” a sua rebelião. Ele se passa por bom, verdadeira mas cara de falsa piedade, demonstra ser muito espirituoso, e foca o dia inteiro em sua campanha arregimentando outros canalhas que o seguirão na rebelião. Este traste deveria conhecer a historia de Lúcifer, querubim ungido da guarda celestial, ministro de musica, que governava sobre os demais seres angelicais.  Ele assistia diretamente diante do trono de Deus. Mas seu coração era violento,. Ambicioso.. queria ser mais do que Deus... Seu interior se encheu de fúria, ele se corrompeu e se tornou Satanás... ele achava que Deus não sabia de sua intenção.. o fato de Deus estar em silencio , observando tudo sem fazer nada não significava quer Deus não tinha conhecimento da situação. Eu imagino Deus dando corda para Lúcifer, o deixando fazer aquilo que Isaias chama de “comércio “, arregimentando assim uma terça parte dos anjos de Deus. Só que sabemos que na hora “X”  de Deus, Satanás foi desmascarado, havendo uma peleja no céu, e sendo Satanás expulso de lá, e junto com ele os anjos que o seguiram... foram lançados por terra e para estes não existe perdão.
Nicolau, um dos diáconos escolhidos pelo povo para servir, serviu muito tempo dentro da Igreja. Estava no meio dos cristãos mas nunca foi um deles. Por volta do ano 68 da era cristã este diácono começa a querer introduzir dentro da igreja as suas crenças, chamadas em Apocalipse de “doutrinas dos nicolaítas”.
Que doutrinas eram estas? A principal delas afetava o ministério cristão.. era a  hierarquia ministerial, onde o ministério da igreja seria galgado como uma escada hierática, onde o camarada seria promovido de acordo com seus esforços. O dom ministerial deixa d e ser dom e se tornaria premiação por mérito do cidadão. (Não é exatamente isso que vemos nos ministérios de hoje?)
Mas assim como Lúcifer fora combatido no céu em sua rebelião, os nicolaítas foram combatidos e rejeitados pela igreja primitiva...
Assim, vemos que a igreja primitiva desapoiava e não tolerava nenhuma  forma de rebelião.
Hoje, as traições ministeriais são tão comuns, e não pensem que é desapoiada pelos crentes não. Ao contrario, são incentivadas e apoiadas, e é fácil arregimentar canalhas para essa pratica. Basta o chefe da canalhice posar de santarrão, home de Deus, etc e tal. Só que na hora de se estrebucharem, Deus não terá piedade de nenhum  d eles.
Os cultos na igreja primitiva eram direcionados pelo Espirito... hoje é dito hipocritamente que o Espirito Santo da direção a ordem e culto, mas o que se ve são pessoas manipulando as oportunidades, escolhendo quem ala ou quem canta, e até mesmo o que deve ser falado ou não.
Os líderes querem estar em seus poleiros que eles chamam de "púlpitos" como um Buda, sentados em seus tronos, dando ordens e mais ordens. Se dizem ser servos, mas na verdade agem como senhores que querem ser servidos.
Na igreja primitiva os servos agraciados como ministro eram escolhidos pelo Espirito Santo, mas sua vida era pesquisada antes... Eram excelentes maridos... E não um reles ditador dentro de  casa, que impõe suas vontades mesquinhas a força, que quer ter uma escrava a sua disposição ao invés de esposa. Que se acha o dono do mundo, e pensa que suas maldades cometidas no interior de sua casa esta encoberta de todos, mas tem um que sabe e pode por tudo para fora a hora que bem entender.
O que movia os cristãos na igreja primitiva era o amor genuinamente verdadeiro, e não a hipocrisia deslavada e falso moralismo. Ninguém ali se aproveitava de situação embaraçosa de quem quer que seja par ase dar bem, mas tentava ajudar com amor fraternal.
Os servos daquela igreja maravilhosa eram dados a falar a verdade acima de tudo, enquanto hoje a mentira reina ate mesmo em ciam dos púlpitos.
Enfim,...
Assim hoje eu pergunto: por que a Assembleia de Deus se intitula de Igreja Primitiva e ela já perdeu toda característica de igreja a muito tempo?
Por que ainda se mantem esses lideres ditadores no poder, que massacram o povo e os manipula achando que estão lidando com retardados sem sentimento ou inteligência para perceber oq eu realmente acontece?
Por que a Assembleia de Deus ostenta a bandeira de igreja amorosa se o amor ao próximo já sumiu de lá a muito tempo?
Ate quando estes sujeitinhos que administram a Assembleia de Deus acham que vão, agindo dessa forma?
Será que eles se esquecem dos olhos e Deus que a  tudo e  a todos enxerga?
Será que estes  Golias que estão lá nos púlpitos não pensam que a hora deles caírem esta chegando?
Uma palavra profética aqui:
Deus vai arrebentar essa corrente maligna e corrupta que esta no poder da denominação que deveria ser o retrato do céus aqui na terra. A justiça de Deus vai limpar os púlpitos e esses nicolaítas vão perecer na lama, onde é o lugar deles... O Golias vai cair em terra, perderá seu castiçal que será dado a outro... vai morrer como Herodes, comido de bichos em carne viva... Deus vai reivindicar seu poder de autoridade dentro das Assembleias de Deus.. A obra santa voltará a viver seus dias de glórias sem estes homens gananciosos, presunçosos em seu poder. O fraco se tornará forte e o que se acha forte comera o pó da terra.
O tempo de limpeza chegou e  daqui para frente serão escândalos sobre escândalos, pois Deus vai limpar a obra que um dia ele atribuiu a homens piedosos como Berg.
A corrupção, o nazismo espiritual e ministerial esta com seus dias contados... a ditadura esta prestes a ruir...e como Lucífer  fora expulso dos céus, O algoz do Diabo também será expulso de seu lugar e um servo fiel será levantado pelo próprio Deus e posto sem eu lugar.
O intocável será tocado pelo dedo de Jeová...
Lideres assembleianos e não assembléianos também:
Voltem ao primeiro amor... nãos e deixem levar pela sede ao poder... nãos e corrompam.. não sigam a nenhum Nicolau do século 21. Sejam fieis com quem é fiel com cada um de vocês... entreguem seus ministérios de volta ao Espirito Santo de Deus para que vocês possam voltar a serem guiados por Ele ( isso se algum dia já foram).
Lembrem-se que há um Deus nos céus e um dia cada um de vocês estará perante Ele...
A questão é:
Esse encontro será no julgamento das obras, nas nuvens, onde cada um receberá seu galardão, ou será no Juízo Final, onde cada um ouvirá a sentença: “apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, pois eu nunca vos conheci”?
Só quero lembrar que a  carteira da convenção não vai ajudar você em nada diante do Senhor, pois para Deus sua carteira é menos do que nada...
Mas eu louvo a Deus pois ainda existe o remanescente fiél a Deus, que ainda não perderam a verdadeira visão do Reino de Deus e nãos e deixam levar por ventos de homens... Agradar a Deus é a sua prioridade..
Termino com a transcrição de Deuteronômio 30.19: “Diante de ti ponho o caminho da benção e da maldição, da vida e da morte...” A escolha é sua!


_______________________________________________________
Ah, se eu pudesse dar nomes aos bois...

Um comentário:

  1. INFELIZMENTE A IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS ESTA CHEIAD E LÍDRES SEM NENHUMA VISÃO DE DEUS, HOMENS CHEIOS DE LETRAS E VAZIOS DE ESPIRITO... ELES SE TORNARAM OS DONOS DAS ASSEMBLÉIAS QUE JÁ FORAM DE DEUS.

    ResponderExcluir

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥