08/09/2013

7 COISAS QUE DEUS ODEIA

Provérbios 6:16-19
 "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projectos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."
Aborrecer quer dizer sentir horror alguma coisa. Abominar é detestar. Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas. Examinemos estas sete coisas que contradizem o santo carácter de Deus.
I) DEUS ODEIA OLHOS ALTIVOS
a) Olhos altivos são olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. Deus sempre condena a arrogância dos homens, pois ela contraria a sabedoria divina. Provérbios 8:12-13 diz: "Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço."
b) Isaías 2:1-5 profetiza sobre o estabelecimento da montanha da casa do Senhor, uma profecia claramente messiânica. No mesmo capítulo, ele mostra que Cristo viria contra a soberba e a arrogância dos homens (Isaías 2:12-17).
c) Um dos alvos na vida cristã é vencer a altivez. Paulo escreveu: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão" (2 Coríntios 10:4-6).
d) Deus também aborrece os altivos. Tg 4:7; I Pe 5:5,6
II) DEUS ODEIA LÍNGUA MENTIROSA
a) Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira. O mentiroso será castigado por Deus (Salmo 7:12-16).
b) A língua é o membro mais pequeno mas, gloria-se de grandes coisas e causa muitos problemas e embaraços ao justo. Tg 3:1-12
c) Nela está o poder da vida e da morte Pv 18:21
d) O mentiroso não prevalece para sempre Pv 12:19, já diz o nosso povo: é mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo.
e) Este não prevalecera na congregação dos santos. Sl 101:7
f) Os mentirosos não entrarão no céu. 21:8
g) Nunca aprenderam de Jesus que é a verdade Jo 14:6
h) Os tais são filhos do Diabo. Jo 8:44
i) Muitas pessoas confiam mais na mentira que se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus, Mt 5:37; Ef 4:25
j) Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor (Salmo 40:4).
k) O servo de Deus abandona a mentira e busca a lei do Senhor (Salmo 119:163).
l) Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece (Provérbios 13:5).
III) DEUS ODEIA AS MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE
a) Deus sempre detestava a violência “violar” dos homens; há homens capazes de violar a própria filha. Em Génesis 6:13, a violência é citada como motivo para a destruição dos homens no dilúvio.
b) Em Provérbios 24:1-2, aprendemos que o servo de Deus deve procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal."
c) Poucos anos antes de usar a Babilónia para destruir a cidade de Jerusalém, Deus explicou seus motivos para esse castigo. Ele citou, entre os erros “pecados” do povo, a terra cheia de violência (Ezequiel 8:17).
d) Na nossa sociedade, a violência descontrolada é lamentável. Enquanto políticos prometem segurança nas ruas, APROVA-SE O ABORTO, a verdadeira solução será outra.
e) O SUBORNO é um outro meio pelo qual as nossas ruas estão manchadas deste sangue. Dt 27:25
f) Pais precisam ensinar seus filhos e cristãos precisam ensinar um aos outros sobre a necessidade de agir pacificamente num mundo repleto de crueldade, o nosso próprio país (Portugal). Quando Deus falou de derramar sangue inocente, ele ajuntou a violência e a injustiça. Deus é perfeitamente justo, e qualquer injustiça é uma rejeição do carácter dele (Deuteronômio 32:4).
g) A pessoa que condena o justo ou justifica o ímpio mostra injustiça e é abominável para o Senhor (Provérbios 17:15; 18:5).
h) Para evitar tal injustiça, devemos lembrar do conselho do sábio em Provérbios 18:17 — "O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina."
i) O homem justo procura ouvir ambas as partes antes de julgar. Jesus disse: "Não julgueis segundo a aparência, e sim pela recta justiça" (João 7:24).

IV) DEUS ODEIA CORAÇÃO QUE TRAMA PROJECTOS INÍQUOS.
a) Os ímpios tramam contra os justos. Há tanta injustiça no mundo que pessoas boas ficam desesperadas. Mas, este quadro será invertido. Salmo 37:12-17 diz: "Trama o ímpio contra o justo e contra ele range os dentes. Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia. Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o recto caminho. A sua espada, porém, lhes trespassará o próprio coração, e os seus arcos serão despedaçados. Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o Senhor os sustém."
b) Para entender melhor a atitude de Deus sobre o "coração que trama projectos iníquos", leia Salmo 50:16-23. Este trecho mostra que até pessoas que dizem ser servos do Senhor e até as que ensinam a palavra de Deus podem ser culpadas desse pecado. Não adianta pregar a palavra de Deus e usar a mesma boca para difamar irmãos. Não deve condenar os ladrões e adúlteros com a boca enquanto participa dos mesmos pecados.(TG 4:11) "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz."
V) PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA A PRATICA DO MAL.
a) Deus criou o homem para servi-lo. Devemos dedicar nossos corpos como sacrifícios vivos para fazer a vontade do nosso Criador e Redentor (Romanos 12:1-2).
b) Nessa lista de coisas que Deus aborrece, os primeiros cinco itens descrevem partes do corpo (olhos, língua, mãos, coração e pés). O pecado é como hímen que atrai as pessoas. Quando a pessoa cede à tentação e corre para o pecado, ela é rejeitada por Deus (Salmo 34:16).
c) Salomão nos adverte sobre o perigo de entrar no caminho dos malfeitores: "Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue" (Pv 1:15-16).
d) O verdadeiro discípulo tem que aborrecer o mal e ser amigo do bem (Provérbios 8:13; Tito 1:8).
e) Esses conceitos exigem um novo modo de pensar. Deus não pede meramente que não pratiquemos o mal, mas que o aborreçamos. Ele não quer apenas que façamos o bem, mas que o consideremos nosso melhor amigo. Que desafio!
VI) DEUS ODEIA: TESTEMUNHA FALSA QUE PREFERE MENTIRAS.
a) Duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é a verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8:44).
b) Todo o mentiroso faz a obra do diabo, toda a mentira é pecado. I Jo 3:8
c) A pessoas que até se desbocam em mentiras. Pv 14:5,25
d) Esta separa os grandes amigos
e) Mentiras não são brincadeiras. Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente (Efésios 4:25).
f) Jesus ensinou. Mt 5:37; Tg 5:12
VII) DEUS ODEIA: O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE OS IRMÃOS
a) Mais uma vez, encontramos nessa lista um pecado que envolve, principalmente, o uso errado da língua. Contendas são obras de maldizentes. "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda"(Provérbios 26:20).
b) Há, infelizmente, pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus detesta tal comportamento. Em Romanos 1:29,
c) Ele inclui contendas entre os piores dos pecados. Contendas “intrigas” separam os maiores amigos. Pv 16:28
d) A soberba é uma das fontes das contendas que dividem irmãos. Provérbios 13:10 diz: "Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria." Provérbios 17:19 afirma o mesmo facto: "O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda."

e) Contendas são fáceis a começar e difíceis a terminar. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la. "Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas" (Provérbios 17:14). A melhor maneira de resolver uma briga é não começá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥