Para a glória de Deus!

Para a glória de Deus!

16/03/2018

TANATOFOBIA (MEDO DA MORTE): CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTOS


O pensamento extremo e muitas vezes irracional sobre medo da morte leva à fobia conhecida como Tanatofobia. 
Tanatofobia é uma fobia que se caracteriza pela sensação de extremo medo da morte, pessoas com essa patologia, tendem a não sair de casa, evitam falar em morte, e têm pavor de participar de um funeral. A palavra Tanatofobia vem do mito grego de Tânato, divindade grega da morte.
Casos muito graves de tanatofobia muitas vezes tem um impacto negativo no funcionamento do dia a dia do indivíduo que sofre de esta condição. Muitas vezes ele se recusa a sair de casa devido a este medo. A conversa ou pensamento de morte (ou o que se encontra depois da morte) pode desencadear ataques de pânico em pacientes. 
Tanatofobia é também conhecida por vários outros nomes, tais como:
A- Medo de sepultamento ou o medo de ser enterrado;
B - Fobia de morrer;
C- Medo de defunto;
D- Medo de cremação ;
E- O medo do desconhecido -o que vem depois da morte?

Causas do medo da morte
Como é o caso com vários outros tipos de medos e fobias, o medo da morte também resulta de eventos externos (passado traumático) ou internalização / predisposição de conceitos extremos sobre a morte. Quando crianças, aprendemos que a morte é inevitável e não previsível. Mas este conhecimento pode paralisar ou sobrecarregar a pessoa que enfrenta Tanatofobia.
Três Medos – segundo o filósofo Jacques Choron existem três tipos de medo da morte:
1) Medo do que vem depois da morte (ligado a diversidade de ensinos religiosos, crenças populares, castigos, solidões, sentimento de culpa, etc.),
2) Medo do evento ou do processo de morrer (sofrimento prolongado, fraqueza, dependência, estar exposto e vulnerável, etc.).
3) Medo do “deixar de ser” (é o mais terrível, é conflito entre o nada versus a continuidade após a morte, o não ser).

Os sintomas da Tanatofobia
A simples menção de morte, imagens ou pensamentos podem provocar uma ansiedade paralisante no paciente. Na sequência, sintomas emocionais, mentais e físicas que são experimentados por pacientes tanatofóbicos:
1- Sintomas físicos: tonturas, boca seca, sudorese, palpitações, náuseas, dor de estômago, tremores, sensação de asfixia, dor ou desconforto no peito, ondas de calor ou frio, dormência e formigamento.
2- Os sintomas mentais: Perda de sensibilidade e controle – medo de enlouquecer com  reações automáticas ou incontroláveis, repetição de pensamentos sangrentos, incapacidade de distinguir entre realidade e irrealidade.
3- Os sintomas emocionais: o desejo de fugir e escapar da situação atual, evitação extrema,  a preocupação persistente e pensamentos terríveis ou esmagadores. Além disso, insônias, raiva, tristeza e culpa também podem estar presentes.


Diagnóstico e Tratamento da Tanatofobia
Antes de considerar o diagnóstico do medo da morte, é importante considerar algumas condições que são confundidas com Tanatofobia. Depressão, TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e transtornos bipolares estão muitas vezes ligados a este tipo de fobia. Em outros casos, as condições não diagnosticadas como doença de 
Alzheimer, enxaqueca, perturbações de concentração, acidente vascular cerebral, esquizofrenia, e epilepsia, podem, na verdade, estar relacionados com Tanatofobia.
Diagnóstico de tanatofobia é melhor quando feito pelo próprio paciente. Se os pensamentos extremos do medo da morte estão afetando sua vida de tal forma que é incapaz de sair de casa ou manter uma rotina, você deve discutir isso com seu médico. 
Depois de excluir quaisquer condições físicas, ele pode encaminhar o paciente a um profissional de saúde mental para avaliar ainda mais a condição.


Como superar o medo da morte?
A resposta da Bíblia
É natural termos medo da morte, pois a Bíblia diz que ela é nossa inimiga. 
(1 Coríntios 15:26) É por isso que nós tomamos medidas para proteger nossa vida. 
Mas, por causa de mentiras e superstições, alguns ficam “toda a sua vida sujeitos” a  um medo infundado da morte. (Hebreus 2:15) Saber a verdade ajudará você a superar qualquer medo exagerado da morte, que poderia até mesmo tirar sua alegria de viver. — João 8:32.
A verdade, para os genuinos cristãos, os liberta do medo da morte, pois os revela a verdadeira esperança da vida eterna. A FÉ O CAPACITA A ENFRENTAR E VENCER ESTE MEDO.
Para os demais, contudo, revela o aterrorizante destino da.perdoção eterna.


Como superar o medo da morte?
Você pode superar o medo da morte com a ajuda de Deus. Jesus venceu a morte, por isso não precisamos temer mais. Não querer morrer é um sentimento natural mas Jesus pode lhe dar paz.


Para superar o medo da morte:
Entenda o que é a morte:
Segundo a Bíblia, a morte é nossa inimiga. A morte surgiu por causa do pecado, que nos separou de Deus, que é a fonte de toda a vida. Agora a morte faz parte do mundo mas não devia ser assim. Deus quer nos dar vida e não se alegra com a morte (Romanos 6:23; Ezequiel 18:32).
A morte não é o fim. Quando morremos, o corpo se decompõe mas a alma continua a existir.
O escritor teológo Myer Pearlman define a morte fisica como a separação da alma e do espirito do corpo (Conhecemdo as doutrinas da Biblia, Editora Vida).
A alma é nossa identidade, quem somos. Depois da morte podemos estar para sempre com Deus (ir para o Céu) ou ficar eternamente separados dele (ir para o inferno). Cada pessoa pode escolher o que vai fazer. 
Entregue sua vida a Jesus!
Para quem não tem Jesus, ter medo da morte é uma atitude sensata. A morte é  assustadora. Mas Jesus veio para nos libertar da morte. Quando ressuscitou, Jesus derrotou a morte. Agora a morte não tem mais poder.
Para quem tem Jesus no seu coração, a morte já não é motivo de medo (1 Coríntios15:55-57). Quando morrermos vamos estar para sempre junto de Deus, sem mais tristeza nem sofrimento. Vamos ressuscitar e viver para sempre num lugar muito melhor. Se você ainda não entregou sua vida a Jesus, convide-o a morar dentro do seu coração hoje (Romanos 10:9-10). Jesus lhe ama e quer estar com você para sempre. 

Peça a Deus que lhe tire o medo 
O amor de Deus afasta o medo (1 João 4:18). Se você sente medo da morte, fale com Deus sobre isso. Ele pode lhe ajudar a viver sem esse medo. Deus tem muitos planos bons para sua vida e planos ainda melhores para a eternidade! 
Ter algum medo da morte é natural e saudável, porque nos protege em situações perigosas. Mas o medo exagerado da morte pode causar muita ansiedade e muitos problemas. Deus não quer que o medo da morte estrague sua vida. Ore e confie que Deus lhe vai ajudar a superar esse medo.

Descubra o que a Bíblia diz sobre seu medo 
A Bíblia tem uma resposta para todas as razões para ter medo da morte. Para superar o medo da morte é importante entender e crer nessas verdades. Veja o que a Bíblia diz sobre: 
 1) O medo do desconhecido – você não sabe como será o Céu mas Deus promete que será muito, muito bom; Deus está no controle e lhe ama, Ele tem o melhor para você – Jeremias 29:11; 1 Coríntios 2:9. 
 2) O medo de perder entes queridos – Deus também ama quem você ama; você pode confiar que Deus vai tomar conta deles – Romanos 8:28 
 3) O medo de sofrer – Deus é fiel; Ele vai lhe ajudar em qualquer situação; Deus nunca lhe vai abandonar, nem mesmo no sofrimento, nem na morte –Romanos 8:38-39; Hebreus 13:5.



ACREDITE:NEM A MORTE PODERÁ LHE SEPARAR DO AMOR DE 
CRISTO. 
NÃO VIVA COM MEDO DA MORTE... 
Amém????

AP.MILTON MACHADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥