Assim como o Natal, Páscoa, Halloween, ano novo e outras férias deste mundo, dia de São Valentim “dia dos namorados” é outra tentativa de branquear costumes e observâncias de deuses pagãos e ídolos cristianizados.
Por tão inocente e inofensivo que o dia dos namorados ou de São Valentim possa parecer, suas tradições e costumes são originários de dois dos festivais pagãos mais sexualmente pervertidos da história antiga: Lupercalia e o dia da festa de Juno Februa.
Celebrado em 15 de fevereiro, Lupercalia (conhecido como “festival de licença sexual”) foi realizada pelos antigos romanos em homenagem a Lupercus, deus da fertilidade e da criação, protetor de rebanhos e colheitas, e um poderoso caçador – especialmente de lobos. Os romanos acreditavam que Lupercus protegeria Roma de bandas itinerantes de lobos, que devoravam gado e pessoas.
Acompanhados por Virgens, os Luperci (sacerdotes do sexo masculino) conduziram ritos de purificação sacrificando cabras e um cão na caverna Lupercal no monte Palatino, onde os romanos acreditavam que os gêmeos Romulus e Remus haviam sido abrigados e amamentados por uma loba antes de Roma ser fundada.
Vestidos de tanga feitas de cabras sacrificadas e manchados em seu sangue, os Luperci correriam sobre Roma, atacando mulheres com februa , tiras feitas de peles das cabras sacrificadas. O Luperci acreditava que os flagelos purificavam as mulheres e garantiam sua fertilidade e facilidade de parto. Fevereiro deriva de februa ou “meios de purificação“.
Para os romanos, fevereiro também foi sagrado para Juno Februata, a deusa febris (“febre”) do amor e das mulheres e do casamento. No dia 14 de fevereiro, os tarugos (pequenos pedaços de papel, cada um dos quais tinham o nome de uma menina já adolescente escrita nele) foram colocados em um recipiente. Meninos igualmente adolescente escolheriam um tarugo aleatoriamente. O menino e a menina cujo nome foi desenhado se tornariam um “casal”, juntando-se a jogos eróticos em festas e festas celebradas em Roma. Após o festival, eles permaneceriam parceiros sexuais durante o resto do ano. Este costume foi observado no Império Romano há séculos.
Em 494 dC, o Papa Gelasius renomeou o festival de Juno Februa como “Festa da Purificação da Virgem Maria”. A data de sua observância foi posteriormente alterada de 14 de fevereiro a 2 de fevereiro, depois mudou de volta para o 14.
Também é conhecido como Candlemas, a Apresentação do Senhor, a Purificação da Santíssima Virgem e a Festa da Apresentação de Cristo no Templo.
Depois de Constantino ter feito a marca cristã da igreja romana a religião oficial do Império Romano, os líderes da igreja queriam acabar com os festivais pagãos do povo. Lupercalia estava no topo da lista. Mas os cidadãos romanos pensavam o contrário.
Então a igreja de Roma conseguiu fazer alguma coisa sobre Lupercalia. Implacável para se livrar disso, o papa Gelasius mudou de 15 a 14 de fevereiro e chamou-o de São Valentim. Foi nomeado após um dos santos da igreja, que, em AD 270, foi executado pelo imperador por suas crenças.
De acordo com a Enciclopédia Católica, “Pelo menos três diferentes Saint Valentines, todos eles mártires, são em data de 14 de fevereiro. Um é descrito como um sacerdote em Roma, outro como bispo da Interamna (Terni moderna), e esses dois parecem terem sido vítoma na segunda metade do século III e terem sido enterrados no Caminho Flaminiano, mas a distâncias diferentes da cidade. Do terceiro Saint Valentine, que sofreu na África com vários companheiros, nada é mais conhecido”. Várias biografias de homens diferentes denominados Valentine foram fundidas em um “oficial “St. Valentine.
Em vez de colocar os nomes das meninas em uma caixa, os nomes dos “santos” foram desenhados por meninos e meninas. Era então o dever de cada pessoa imitar a vida do santo cujo nome ele ou ela desenhara. Esta foi a tentativa vã de Roma de “acalmar” uma observância pagã por “cristianizar“, o que Deus não deu ao homem o poder ou a autoridade para fazer.
Embora a igreja em Roma tenha banido a loteria sexual, os jovens ainda praticaram uma versão muito atenuada, enviando mulheres a quem desejavam mensagens românticas manuscritas contendo o nome de São Valentim.
Ao longo dos séculos, os cartões do Dia dos Namorados tornaram-se populares, especialmente no final do século XVIII e início do século XIX. Esses cartões foram pintados com fotos de Cupido e corações e meticulosamente decorados com rendas, sedas ou flores.
Primeiro Homem Chamado Valentine
Mas quem era o verdadeiro Valentine? O que o nome Valentine significa?
Valentine vem do latim Valentinus , que deriva de valens – “ser forte, poderoso, poderoso”. A Bíblia descreve um homem com um título similar: “E Cuxe gerou Ninrod: ele começou a ser um poderoso na terra. Ele era um caçador poderoso perante o Senhor : por isso diz-se: Ninrod, o poderoso caçador diante do Senhor “(Gn 10: 8-9). Sobre ele foi dito ter caçado com arco e flecha.
Como mencionado, os romanos celebraram Lupercalia para homenagear o caçador deus Lupercus. Para os gregos, de quem os romanos tinham copiado a maior parte de sua mitologia, Lupercus era conhecido como Pan, o deus da luz. Os fenícios adoraram a mesma divindade que Baal, o deus do sol. Baal foi um dos muitos nomes ou títulos para Ninrod, um poderoso caçador, especialmente de lobos.
Ele também foi o fundador e primeiro senhor de Babel ( Gen. 10: 10-12 ). Desafiando a Deus, Ninrod foi o criador da Religião do Mistério da Babilônia, cujas mitologias foram copiadas pelos egípcios, os gregos, os romanos e uma multidão de outros povos antigos. Sob diferentes nomes ou títulos – Pan, Lupercus, Saturno, Osiris-Ninrod é o homem forte e o Deus guerreiro-caçador dos antigos.
Mas o que o símbolo do coração tem a ver com um dia em homenagem a Ninrod / Valentine?
O título Baal significa “senhor” ou “mestre”, e é mencionado em toda a Bíblia como o deus dos pagãos. Deus advertiu Seu povo para não adorar nem tolerar os caminhos de Baal (Ninrod). No caldeus antigo (o idioma dos babilônios), bal , que é semelhante a Baal , significava “coração”. É aí que o símbolo do coração dos Namorados se originou.
Mas o que o símbolo do coração tem a ver com um dia em homenagem a Ninrod / Valentine?
Por Que Cupido No Dia Dos Namorados?
Agora note o nome de Cupido. Ele vem do verbo latino cupere, que significa “desejar“. Cupido era o filho de Vênus, deusa romana da beleza e do amor. Também conhecido como Eros na Grécia antiga, ele era o filho de Afrodite.
Segundo o mito, ele era responsável por impregnar inúmeras deusas e mortais. Cupido era um arqueiro infantil (lembre-se, Ninrod era um arqueiro habilidoso). A mitologia descreve o Cupido como tendo uma personalidade cruel e feliz. Ele usaria suas flechas invisíveis, para atacar homens e mulheres desavisados, fazendo com que eles se apaixonassem loucamente. Ele não fez isso para seu benefício, mas para deixá-los loucos com intensa paixão, para tornar suas vidas miseráveis e rir dos resultados.
Muitos dos deuses dos egípcios, gregos, romanos, assírios e outros foram modelados após um homem – Ninrod.
Mas o que isso tem a ver conosco hoje?
Por que devemos nos preocupar com o que aconteceu no passado?
😎
O Que Deus Pensa Sobre o Tudo Isso por Trás do Dia Dos Namorados?
Leia o que Deus ordena ao Seu povo sobre costumes e tradições pagãs: “Aprenda não o caminho dos pagãos … Porque os costumes do povo são vãos” (Jeremias 10: 2-3). Observe também as palavras de Cristo em Mateus 15:9 : “… Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”.
Ao longo da Bíblia, Deus descreve os “pagãos” como aqueles que adoram as coisas que Ele criou (animais, sol, lua, estrelas, árvores, etc.), ou ídolos feitos pelo homem, ou qualquer coisa, exceto o único Deus verdadeiro.
Os verdadeiros cristãos entendem que Deus odeia quaisquer costumes, práticas e tradições que estão enraizados no paganismo.
Mas o quão sério é Deus sobre o paganismo?
Quando Ele resgatou as doze tribos de Israel da escravidão brutal e as levou para fora do Egito, Ele lhes ordenou: “Depois das ações da terra do Egito, em que habitou, não fará; e depois das ações da terra de Canaã , onde eu te traga, não fará; nem andarás nas suas ordenanças “(Levítico 18: 3).
Deus exigiu que os israelitas não se contaminassem com as práticas e costumes pagãos das nações vizinhas ( vs. 24-29 ). “Portanto, guardes a minha ordenança, para que não cometais nenhum desses abomináveis costumes, que foram cometidos diante de ti, e que não contamines neles; eu sou o Senhor teu Deus” ( vs. 30 ).
Deus amaldiçoou o Egito – uma nação de adoradores da natureza – com dez pragas e libertou Israel da escravidão. Ele salvou Israel do exército do faraó ao separar o Mar Vermelho e levando o Seu povo à segurança.
Ele alimentou com pão-maná israelita feito por Deus – do céu. Ele os protegeu dos exércitos gentios testados na batalha, os entregou na Terra Prometida e expulsou seus inimigos.
Como Israel tratou Deus em troca? “Nossos pais não entenderam suas maravilhas no Egito; Eles não se lembraram da multidão de suas misericórdias; mas provocou-o no mar, mesmo no Mar Vermelho … logo se esqueceram de Suas obras; eles não esperaram o seu conselho; mas desejavam muito no deserto e tentaram a Deus no deserto … Eles fizeram um bezerro em Horeb e adoraram a imagem fundida.
Assim, eles mudaram sua glória para a semelhança de um boi que come grama. Eles se esqueceram de Deus, seu Salvador, que tinha feito grandes coisas no Egito; obras maravilhosas na terra de Ham e coisas terríveis pelo Mar Vermelho … eles desprezaram a terra agradável, eles não acreditavam em Sua palavra: mas murmuraram em suas tendas e não ouviram a voz do Senhor… Eles também se juntaram a Baal-Peor e comeram os sacrifícios dos mortos. Assim, provocaram-lhe a ira com suas intenções “(Salmo 106: 7 , 13-14 , 19-22 , 24-25 , 28-29).
Deus ordenou explicitamente a Israel que expulsasse e destruísse completamente todas as nações que ocupavam a Terra Prometida (Canaã). Acima de tudo, seu povo não deveria fazer alianças políticas com eles ou se casar com suas famílias ( Deuteronômio 7: 1-3 , 5 , 16 ). “Porque eles afastarão seus filhos de me seguir, para que possam servir outros deuses” ( vs. 4 ).
Mas os israelitas pensavam que eles sabiam melhor do que Deus. Eles decidiram fazer as coisas do seu jeito. “Eles não destruíram as nações, a respeito de quem o Senhor lhes ordenou: mas foram misturados entre os pagãos e aprenderam suas obras.
E eles serviram seus ídolos: que eram uma armadilha para eles. Sim, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios, derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e das suas filhas, a quem sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra estava poluída de sangue.
Um Cristão Pode Comemorar o Dia Dos Namorados? R- Depende de como você vai Comemorar e se sua consciência não vai te acusar diante de Deus mesmo sabendo que é uma data pagã e uma comemoração muito antiga para celebrar Deuses Pagãos os quais Deus Abomina. Você pode não comemorar, mas passar esse “dia dos namorados” de forma que Agrade a Deus como todos os outros dias, lembrando que todos os dias é dia de demonstrar carinho e afeto para quem amamos.
Assim foram contaminados com suas próprias obras, e foram prostituídos com suas próprias invenções “( Salmo 106: 34-39 ).
Para acordá-los e recuperá-los no caminho como a nação modelo que Ele originalmente pretendera, Deus deu a Israel para seus inimigos. Israel se arrependeu e gritou por socorro a Deus. Deus os salvou, com as barrigas cheias e as vidas protegidas, os israelitas voltaram a seguir outros deuses. Deus castigou Israel novamente. Israel se arrependeu e voltou para Deus.
E assim foi o ciclo de libertação-idolatria-punição-arrependimento ( vs. 40-46 ), até que finalmente, Deus não teve outra escolha além de se divorciar da infiel Israel (Jeremias 3: 6-11).
Ele usou os assírios, uma das nações guerrilhas mais brutais da história, para invadir, conquistar, escravizar todo o reino do norte de Israel ( II Reis 17 ). Tendo “desaparecido” da história, os descendentes modernos dessas dez tribos “perdidas” desconhecem sua verdadeira identidade até hoje.
Veja Por Que Os Judeus Não se Davam Bem Com Os Samaritanos>>>
Mais tarde, Deus enviou o reino do sul de Judá (principalmente as tribos de Judá, Benjamim e Levi) no exílio da Babilônia ( II Reis 24 e 25 ). Porque eles mantiveram (pelo menos fisicamente) o verdadeiro Sábado, que é um sinal especial que identifica o único Deus verdadeiro e Seu povo ( Ex. 31: 12-18 ), os judeus conseguiram manter sua verdadeira identidade.
Os israelitas foram severamente castigados por convencer os costumes, os rituais, as tradições e as práticas pagãs. Como você pode ver, Deus não toma o paganismo levemente.
“Então Reflita Nisso”
Quanto ao futuro próximo, quando o mundo influenciado por Satanás está prestes a entrar em colapso, Deus declara: “Babilônia, a grande, caiu, caiu, e se tornou a habitação dos demônios, e a posse de todo espírito maligno e uma gaiola de todo pássaro impuro e odioso.
Pois todas as nações beberam do vinho da ira da sua fornicação, e os reis da terra se prostituíram com ela, e os mercadores da terra são enxergados pela abundância de suas iguarias “( Apocalipse 18 : 2-3 ).
No que diz respeito a este sistema pagão e satânico, Deus ordena aos cristãos verdadeiros: “Saiam dela, meu povo, para que não sejam participantes de seus pecados e que não recebam suas pragas” ( vs. 4 ).
O Dia dos Namorados é originário do antigo paganismo deste mundoinfluenciado por Satanás. Destina-se a enganar a humanidade atraindo desejos carnal e carnal – ou, como a Bíblia os chama, as obras da carne . “Agora as obras da carne são manifestas [tornadas óbvias], que são estas; Adúltero, fornicação, impureza, lascívia, idolatria … embriaguez, revelação e tal como “( Gálatas 5: 19-21 ). Algum desses soa como Lupercalia para você?
Em última análise, “os que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
Um verdadeiro cristão está focado no reino em breve de Deus ( Mateus 6:33 ) e no mundo vindouro – não nos anseios carnais deste mundo. Um verdadeiro cristão deve se esforçar para “adiar o velho” e imitar ativamente o exemplo perfeito e justo de Jesus Cristo. Um cristão sabe que ele deve sair ativamente deste mundo, de seus costumes, práticas e tradições pagãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!