19/12/2012

O PUXA SACO DE PASTOR


Na tradução da Bíblia mais usada entre os evangélicos brasileiros, a Almeida Revista e Corrigida, não existem as palavras "adulador" ou "bajulador", e sim "lisonjeador". O lisonjeador é o popular "puxa-saco".

Lisonjear é dirigir elogios interesseiros a alguém. O Dicionário Houaiss define lisonjear como “enaltecer com exagero, visando à obtenção de favores, privilégios”. Creio ser este um assunto muito oportuno de ser tratado com muita atenção em nossos dias, pois o que mais se vê hoje são pastores e outros líderes não-eclesiásticos cercados de bajuladores, que buscam seus próprios interesses através desta prática. E não são poucos os bajulados que se permitem viver disto, cercado de leais “puxa sacos”.
  Quase todo ser humano é vulnerável ao comentário elogioso, e poucos sabem se defender dos bajuladores. O teólogo e grande pregador do evangelho, Aurélio Agostinho (354-430), pregando certa vez sobre os bajuladores, disse magistralmente: "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem". 
    
Todos nós estamos muito mais prontos para ouvir uma palavra de elogio, mesmo sendo mentirosa, do que cem palavras de exortação.      

O rei Henrique IV, da França, resumiu essa nossa vulnerabilidade ao dizer: “Apanham-se mais moscas com uma colher de mel do que com vinte tonéis de vinagre”.
    
O livro de Provérbios nos dá uma importante informação sobre adulados e aduladores: “Aos generosos muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes” (ARA, 19.6). E o apóstolo Judas comenta porque os aduladores agem como agem: “...são aduladores dos outros, por motivos interesseiros” (Jd v.16). 

O BAJULADOR CARREGA O BAJULADO NO COLO OU NAS COSTAS
    
Na tradução Almeida Revista e Atualizada, da Bíblia, os lisonjeadores são chamados de "bajuladores" e "aduladores". Bajular vem da palavra latina bajulo, e significa “levar algo ou alguém no colo ou nas costas”.     

O curioso é que, na verdade, o bajulado é quem leva o bajulador nas costas. Manter bajuladores é caro. 
O fabulista francês La Fontaine dizia que “todo bajulador vive às custas de quem o escuta”. A bajulação é um comércio de mentiras que, pelo lado do bajulador, apóia-se no interesse, e pelo lado do bajulado, apóia-se na vaidade.
    
Não devemos confiar em quem elogia tudo quanto dizemos ou fazemos. Essa pessoa geralmente é perniciosa, perigosa, e tem segundas intenções. Não é nossa amiga.
    
Em 1Tesssalonicenses 2.5, para não ser confundido com os bajuladores, Paulo declarou: “A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha”. Observe-se que Paulo teve o cuidado de destacar a essência da intenção dos bajuladores: "intuito ganancioso".
    
O livro de Provérbios avisa que “o homem que lisonjeia a seu próximo arma uma rede aos seus passos” (Pv 29.5), e que “a língua falsa aborrece aquele a quem ela tem maravilhado, e a boca lisonjeira opera a ruína” (Pv 26.28). Atenção para isso, digníssimo líderes, reverendíssimos pastores!

O BAJULADOR AGRADA O BAJULADO FESTEJANDO-O COMO FAZEM OS CÃES
    
Adular é a forma portuguesa do vocábulo latino aduláre, e significa, etimologicamente, “o movimento que o cão faz com a calda ao se aproximar do dono” (Dicionário Houaiss).
Três séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, o filósofo grego Antístenes advertira: “Nada é tão perigoso como a adulação. O adulado sabe que o adulador mente, mas continua a lhe dar ouvidos”.
    
O salmista Davi diz no Salmo 12.2: “Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado”. O termo coração dobrado, ou dobre (Tg 1.8), significa, no original hebraico, “a pessoa que diz uma coisa, mas sente outra”. 
    
Segundo podemos aprender no livro de Provérbios, a pessoa que tem coração dobre, tem também língua dobre (Pv 17.20), expressão que lembra muito bem a língua das cobras (animal traiçoeiro).     

No versículo seguinte (v. 3), o salmista diz que “o Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros”. Ora, quem tem os lábios cortados não pode esconder sua língua dobre. Ela ficará exposta a todos, denunciando a falsidade de quem a possui.
    
Davi fala também dos que buscam a Deus com insinceridade de coração: “Todavia, lisonjeiam-no com a boca e com a língua lhe mentiam. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis ao seu concerto” Sl 8.36,3. 
Mas qual seria a verdadeira intenção do bajulador? Salomão revela: “Trabalhar para ajuntar tesouro com a língua falsa” (Pv 21.6). E Isaías extrai dos próprios bajuladores uma surpreendente confissão reveladora de suas condutas mentirosas: “...pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos” (Is 28.15).

DENÚNCIA

MUITOS OBREIROS HOJE SÃO FEITOS A BASE DE BAJULAÇÃO, E NÃO PELA VONTADE DE DEUS
Ou seja, quantos que hoje ocupam lugares de honra nos púlpitos de nossas igrejas, até mesmo administram templos, ocupam outros cargos de destaque nas igrejas sem a menor chamada de Deus para aquela obra, mas por serem bajuladores de líderes que apreciam esta prática, são “indicados” por seus bajulados?
Como acontece na politica, onde os políticos indicam seus simpatizantes a cargos públicos, sem sequer se preocupar se aquele indicado tem todas as aptidões necessárias para exercer o cargo ao qual esta sendo indicado, também acontece na obra de Deus.
Consagram-se elementos ao ministério por causa de sua amizade bajuladora, pois o bajulador ele carrega seu bajulado nas costas, ou seja, o bajulador está ali pronto para servir independente de qualquer coisa (até mesmo para no serviço sujo), sem sequer procurar saber se isto esta ou não agradando ao Senhor. O bajulador não se preocupa se vai prejudicar alguém, ou mesmos e vai pecar contra Deus, o objetivo dele é apenas servir ao seu senhor bajulado e fazê-lo feliz com sua eficiência. O bajulador está disposto a se tornar cúmplice de seus bajulados em qualquer coisa... E ISTO É UM PERIGO!
Sei de indivíduos que hoje são evangelistas dentro da Assembleia de Deus (POR EXEMPLO) que chegaram ali nesta posição as custas de muito puxa saquismo de líder que se acha o “deus” de sua igreja, bate no peito se auto denominando “homem de Deus”, se atribui como “pastor” mas na verdade não passa de enganador, hipócrita, orgulhoso, homem sem nenhum temor de Deus, “pastor de sí mesmo”, carrasco, sanguessuga que espera oportunidade para sugar o lugar da autoridade sobre ele. E com seu cordel de puxa sacos sempre crescendo, os quais ele manipula de forma indiscriminada. Daqui a pouco o bajulado moverá seus pauzinhos lá dentro da convenção para poder promover seu cão a algum posto maior no ministério.
Eles pensam que Deus não esta vendo tais coisas, mas como estão enganados... chegará o dia que a profecia de Malaquias 2:1-9 se cumprirá sobre suas vidas e seus ministérios. Ai quando estiverem em desgraça, buscarão seus bajuladores, mas não encontrarão nenhum sequer, pois o bajulador não bajula quem esta em desgraça.
Eu só lamento não poder dar nomes aos bois aqui, pois isto me causaria alguns problemas. Mas tenho certeza de que os alvos desta mensagem entenderão que é para eles que escrevo. minha intenção não é deixar eles furiosos, mas despertá-los para um concerto, pois uma coisa é certa: Deus não se deixará escarnecer  Vai chegar a hora que Deus vai puxar o tapete desta cambada de ordinários, e ai daquele que cair nesta puxada de tapete.
O pessoal ali da cidade das palmeiras precisará tomar muito cuidado com Jeová. 
Aliás, não é só lá que tem isto né? E nem somente na Assembléia de Deus. Em todas as denominações evangélicas bem como em todos os setores sociais e profissionais existe o famoso "puxa-saco"... 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o seu estudo. Se os líderes reprovasse os puxa sacos, muitos deles seriam convertidos ao Senhor Jesus Cristo parabéns pelo ensinamento .

    ResponderExcluir
  2. Nossa precisava ler isso, achava que eu era o único remanescente a sentir incomodado em ver tanta bajulação de líderes na Assembleia de Deus Madureira (também não vou dar nome aos bois para não causar problemas) mas eles sabem que estou comentando deles. Nos Cultos se fala mais no nome desses líderes do que no nome de Jesus, chega a dar nojo, ranço. Estes dias questionei uma postagem da Igreja que dizia "Venham nas quartas-feiras que teremos uma Palavra para você segundo a VISÃO do Bispo tal" ... Ué, não deveríamos ouvir uma Palavra da parte de Deus de acordo com o que está escrito na Bíblia Sagrada ? Confesso que com meus 35 anos de cristão, sou meio ultrapassado, não tenho conseguido entender bem as modernas colocações que estão sendo feitas. Obrigado Ap. Milton , corrija-me se estiver errado ! (O servo, Éder)

    ResponderExcluir

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥