28/07/2013

Paulo de Tarso

Paulo é considerado um dos maiores personagens do Novo Testamento, e da própria fé cristã depois do próprio Jesus Cristo. Agostinho, que viveu entre os anos 354 a 430 D.C, e que foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente, disse: Paulo foi derrubado para ser cegado; foi cegado para ser mudado; foi mudado para ser enviado; e foi enviado para que a verdade aparecesse.
- OS ANTECEDENTES DE PAULO
- O LAR EM TARSO
Tarso além de ser uma das mais antigas cidades do mundo, no século I, era a capital e a maior cidade da Cilícia. A população de Tarso se orgulhava de sua riqueza agrícola e comercial, bem como de sua universidade, julgada superior às grandes academias de Alexandria e Atenas. O historiador, geógrafo e filósofo grego Estrabão (58 a.C.) descreve o povo de Tarso como “apaixonados pela filosofia” e de “espírito enciclopédico”; e a cidade como aquela que eclipsou todas as outras que foram “terra natal de alguma seita ou escola filosófica”. Foi em Tarso onde ocorreu o primeiro encontro de um dos casais mais importantes da história: A egípcia Cleópatra, e o Romano Marco Antônio em 41.A.C. Esse era o mundo cultural que Saulo, ou simplesmente Paulo vivia em sua infância na antiga cidade de Tarso.
- A CIDADANIA ROMANA DE PAULO
Paulo era cidadão romano, direito adquirido desde seu nascimento vivendo em Tarso. Em 66 A.C Pompeu agraciou os cidadãos de Tarso, inclusive os judeus com o título de “cidadania romana honoris causa”, porque os cidadãos de Tarso tinham ajudado os romanos a expulsar os piratas do litoral da Cilícia. Sendo assim o pai ou o avô de Paulo tenham participado desta premiação militar e por conseguinte passado este privilégio para o seu herdeiro.
- O JOVEM HEBREU DE TARSO
As informações sobre Paulo e sua educação hebraica vivendo em Tarso, são de fundamental importância, para uma compreensão do seu zelo religioso e legalista que ele tinha pela Lei, antes de conhecer a Cristo. Paulo cresceu bem instruído na Torá Hebraica e sabia o hebraico, aramaico, e o grego. Línguas comuns entre os judeus de sua época.
- CONVERSÃO A CRISTO
A conversão de Paulo está narrada em três capítulos no livro de Atos dos Apóstolos (9.3-18; 22.6-21 e 26.12-18). Segundo Broadus, estas três passagens bíblicas onde Lucas narra a conversão de Paulo, onde embora haja algumas variações em cada uma das narrativas, estas podem ser explicadas pelo propósito de cada narrativa e a audiência para a qual cada uma foi pretendida”. Os dois fatos principais que merecem destaque na conversão de Paulo a Cristo são: O encontro com Jesus Cristo no caminho para Damasco, e a visita de Ananias a Paulo na casa de Judas em Damasco.
- O MINISTÉRIO DE PAULO
Fazer uma reconstituição de todo ministério do apóstolo dos gentios não é uma tarefa fácil, pois temos que nos basear no que está registrado no livro de Atos do Apóstolos e nas Epístolas Paulinas. Pelo relato do livro de Atos, Paulo realizou três viagens missionárias. Onde pregou o Evangelho de Cristo em várias regiões gentílicas, quebrando assim a barreira que existia entre os judeus e gentios.
- AS PRISÕES E ENCARCERAMENTOS DE PAULO
No final da terceira viagem missionária Paulo viaja para Jerusalém por ocasião da páscoa. Lá é preso e acusado pelos líderes judeus de ter levado ao templo o gentio Trófimo. A partir deste momento começam a prisões carcerárias de Paulo no império romano.
Com certeza foi em Roma onde foram realizados os maiores trabalhos de Paulo, a composição de quatro epístolas:
Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.
As cartas que Paulo escreveu
na prisão são um dos maiores
patrimônios deixados pelo
Apóstolo do gentios para a igreja
antiga e contemporânea.
- LIÇÕES DE PAULO PARA A IGREJA ANTIGA E CONTEMPORÂNEA
Toda Igreja de Cristo, tanto do passado, como nos dias atuais tem que levar em consideração as lições deixadas por Paulo. Desde sua conversão a Cristo, até o encerramento e finalização de seu ministério apostólico. A história e biografia do Apóstolo dos Gentios é um grande legado para a Igreja de Cristo, não só a igreja primitiva em seu pós-nascedouro, como a igreja contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥