09/02/2013

Vença a Indecisão - PALAVRA DE CURA INTERIOR


Será que Deus tem um plano perfeito para sua vida? Será que Ele realmente se importa? O crente tem direito de escolher e ainda estar no centro da vontade de Deus? Como posso saber se devo casar? Com quem? E minha profissão? Onde devo morar? Será que Deus se importa com pequenos acontecimentos de minha vida?
 

Todas estas perguntas e muitas outras refletem as dúvidas, ansiedades e inquietações de pessoas que querem saber como descobrir a vontade de Deus, para poder cumpri-las.

1. O que é vontade de Deus?
Existem três aspectos da vontade de Deus: a vontade soberana, a moral e a individual.

1.1 Vontade Soberana
A vontade soberana de Deus é o plano secreto, pré-determinado, que Deus tem para tudo que acontece no Universo.
(Daniel 4:35) - E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? 
(Provérbios 21:1) - Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. 
(Apocalipse 4:11) - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. 

1.2 Vontade Moral
A vontade moral de Deus é tudo que Deus deixou revelado em sua palavra, a Bíblia. Trata-se de tudo que devemos crer e viver.
(João 8:31) - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 
(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

1.3 Vontade Individual
A vontade individual de Deus é aquela orientação especial para cada pessoa. 

Revelação Parcial – Deus não revela sua vontade de uma só vez, mas sim passo a passo.
(Hebreus 11:8) - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 
(Hebreus 11:9) - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
(Hebreus 11:17) - Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. 

Suas Decisões – Não pense que Deus se interessa apenas pelas grandes decisões de sua vida.
(I Pedro 5:7)- Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Chamado Especial – Não pense que só os que vão dedicar-se integralmente ao ministério recebem um chamado especial.
(I Corintios 1:2) - À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

Possibilidade de Erro – Não pense que se tudo esta indo bem, você está no centro da vontade de Deus.

Retorno de Deus – Não pense que a desobediência deliberada pode impedir o retorno para o centro da vontade de Deus.
(Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. 


2. Como discernir a vontade de Deus?
Há pelo menos 7 maneiras pelas quais podemos discernir a vontade de Deus:

2.1 A Palavra de Deus
A Bíblia nos mostra em que devemos crer e como viver como filhos de Deus.
(Salmos 119: 105-130). (Salmos 119:105) - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
(João 8:31) - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 
(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A vontade de Deus para os maridos.
(Efésios 5:23-29)
(1 Pedro 3: 7-12)
(Colossenses 3:19) - Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

A vontade de Deus para as esposas.
(Efésios 5:22-23)
(1 Pedro 3: 1-6)
(Colossenses 3:18) - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

A vontade de Deus aos filhos
(Efésios 6:1-3)
(Colossenses 3:21)

A vontade de Deus aos empregados
(Efésios 6:5-8)
(Colossenses 3:22-25) 
(1 Pedro 3:18-23)

A vontade de Deus aos chefes
(Efésios 6:9) - E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas. 
(Colossenses 4:1) - VÓS, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.

2.1.1 - Reconhecer que há diversidade de opiniões no corpo de Cristo e respeitar as divergências existentes, onde a palavra não é clara;
 

2.1.2 - Aprender a distinguir entre os mandamentos de Deus e as questões de liberdades
(Romanos 14:14-20)
(1 Corintios 8:9-10)
(1 Corintios 9:4-6)
(1 Corintios 10:23-29)
 

2.1.3 - Dê, ao seu irmão em Cristo liberdade para determinar suas próprias convicções, mesmo quando diferem das suas
(Romanos 14:5-10)

2.2 Oração
(Filipenses 4:6) - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 

2.3 Fator e Situações
As Circunstâncias podem-nos discernir qual a vontade de Deus também, através dos fatos e situações de nossa vida diária.
(Isaías 46:10) - Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. 
(Salmos 103:19) - O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
(Provérbios 20:24) - Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? 

2.4 A Paz Interior
Um dos vários ministérios do Espírito Santo é dirigi-lo, guiá-lo.
(João 16:13) - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 
(Romanos 8:14) - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 
(Gálatas 5:18) - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 

"Jamais experimentaremos a paz verdadeira quanto estivermos cumprindo apenas os nossos desejos"
(Isaías 48:22) - Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR. 

2.5 Aconselhamento
Aconselhar uns aos outros é um ministério dos membros da Igreja, do pastor, de um conselheiro, de um amigo e através dos nossos pais, desde que esteja em favor da palavra de Deus.
(Provérbios 11:14) - Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança. (Provérbios 13:20) - O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. (Provérbios 15:22) - Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. 

2.6 Desejos Pessoais
"Se desejo fazer algo que é contrário à Palavra de Deus, sem dúvida, o desejo não pode ser de Deus"
(I João 2:16) - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 
"Devemos nos manter equilibrados"
(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
Temos que tomar cuidado : (Jeremias 17:9) - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

2.7 O Bom Senso

Deus é extremamente organizado e prático, criando o homem com bom senso. Ele deseja que o homem faça uso da sua inteligência.
(I Timóteo 3:2) - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 
(Tito 1:8) - Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; 

"Deus nos deu cérebro e todo o necessário para fazermos julgamentos"
(II Timóteo 1:7) - Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

(Jeremias 29:11) - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 
(Jeremias 29:12) - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 
(Jeremias 29:13) - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥