06/03/2013

A parábola do Bom Samaritano



Lendo a parábola do Bom Samaritano, que está descrita abaixo, observei os seguintes detalhes, e refletindo sobre os mesmos, senti Deus falar ao coração. Resolvi compartilhar com vocês...

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira."
                                                                                                                                         Lucas 10:25-37


1)  Descia um homem: Não se menciona quem era este homem, sua origem, sua terra natal e nem mesmo seu oficio.

2)  O homem descia de Jerusalém para Jericó:
Jerusalém estava localizada a 2000 mts de altitude, e Jericó , que ficava junto do Mar Morto, estava a 250 mts de altitude. Por isto, é usada aqui o verbo DESCER.
Jerusalém representa aonde Deus está.
Jericó representa a terra onde Deus não está.
Jerusalém é a cidade santa, representando assim o céu e sua justiça, ou ainda o Paraíso terrestre.
Jericó, no vale da Morte, representa então o vale de lágrimas, a cidade da mutabilidade e do pecado. Por isso foi dito: "Maldito seja diante do Senhor o homem que levantar e reedificar a cidade de Jericó. Morra o seu primogênito, quando lhe lançar os fundamentos, e perca o último de seus filhos, quando lhe puser as portas" (Jos. VI, 26)
Se descer de Jerusalém a Jericó é corromper-se, subir de Jericó a Jerusalém significa converter-se.
3)  Este homem caiu nas mãos dos salteadores (ladrões). Quem se afasta do Jerusalém de Deus se aproxima do Jericó de Deus, onde tem os ladrões de almas.
Após roubarem tudo que ele tinha e o espancarem, o deixaram meio morto, desfalecido. Quem sai da presença de Deus, cai nas mãos do demônios, que roubam tudo que tem (paz, vida, alegria, saúde, dons, etc) e o deixam sem vida espiritual.

4)  Desceu pelo mesmo caminho (de Jerusalém para Jericó) um certo SACERDOTE. Este sacerdote, ao ver o homem caído, passou de longe, nem quis tomar conhecimento.
Sacerdotes são aqueles que são chamados para servirem n a obra do Senhor, os obreiros, os ministros, que ministram na Obra de Deus.

5)  Também veio um LEVITA, e também ao ver o homem ferido, também passou de longe. Os levitas representam os que louvam na casa do Senhor, mas também os que trabalham dentro da casa do Senhor.
No Antigo testamento, LEVITA era a pessoa SEPARADA para trabalhar no TEMPLO: na limpeza, tanto do templo quanto dos utensílios, e conduziam os preparativos para o sacrifício no templo.
Foi somente nos dias do Rei David que é instituído o louvor como forma  de adoração e louvor a Deus, e ai os levitas receberam MAIS ESTA designação.

6)  Ai veio um SAMARITANO que ao ver o homem ali ferido, teve COMPAIXÃO.
Os samaritamos eram desprezados e humilhados pelo povo judeu.
Os judeus desprezavam os samaritamos porque:
- eram um povo cuja origem era resultado de uma mistura de muitos outros povos . eles também misturavam conceitos do judaísmo com o paganismo.
Os samaritanos era um povo hostil, e que atacavam os judeus quando estes tinham de viajar entre Galiléia e Jerusalém.
Para os judeus (praticantes da Lei), os Samaritanos eram rebeldes, desgarrados, não lhes davam o menor valor moral, espiritual.
mas nesta parábola, o SAMARITANO deu exemplo do verdadeiro amor ao próximo.

7)  O samaritano aplica vinho e azeite no homem ferido:
Vinho representa o sangue de Cristo derramado no calvário, que purifica o pecado do homem.
Azeite representa a unção do Espirito Santo.

8)  A seguir, o bom samaritano colocou o homem ferido sobre sua calvagura e o levou até uma estalagem.
Ele não apenas demonstrou amor para com o próximo, mas demonstrou também preocupação em não abandonar ele ali. O bem que ele havia feito não podia ficar incompleto. A obra de Deus não pode ser pelas metades.

9)  Por que levou o homem ferido a uma hospedagem? Porque a hospedagem é símbolo da Igreja.Na estalagem, a pessoa tem cama para durmir, e alimento. Conforto espiritual e alimento do céu.

10)  Convém ainda reparar que esta parábola foi dita a um Doutor da Lei, isto é a um judeu zeloso da lei. Jesus, nessa parábola, mostrava que o povo eleito não cumpria a sua missão, numa execução material da lei, desprovida de caridade, que é o amor a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmo , por amor de Deus. Cristo pintava a classe sacerdotal judaica descendo festivamente para Jericó.

11) A palavra final ao MESTRE DA LEI foi: VAI E FAZE TU O MESMO.

Precisa falar mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥