10/03/2013

ESCOLA BIBLICA - Esboço e Subsídio - Lição 3 - Revista da Central Gospel


Tema:  AUTORIDADE REDENTORA DE CRISTO
  
Texto Áureo:  Mt 28.18
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nessa aula apresente aos alunos a autoridade de Jesus em redimir o ser humano.
“fonte suprema da autoridade”, Cristo aqui é chamado de fonte, pois dEle vem a autoridade que temos sobre o inferno. Ele nos comissionou para sermos seus ribeiros, seus canais que jorram águas do trono do Senhor.
“tudo será subjugado a Ele”, de acordo com a referência de Fp 2.10, sabemos que diante do Senhor Jesus todo joelho se dobrará. Dessa forma todos se encontraram com Ele, seja servo ou seja ímpio.
__________________________________________
1. AUTORIDADE PLENA DE CRISTO
- “não a credos, tradições ou instituições religiosas”, não se deve concordar com essa afirmação, pois a Palavra nos ensina lealdade também a nosso pastor,  nossa congregação e às autoridades constituídas.

1.1. Sua deidade
- A divindade de Jesus sempre foi tema de debates desde os primeiros tempos da Igreja na Terra. Haviam muitos irmãos que duvidavam abertamente da divindade de Cristo. Por isso houve a necessidade um concílio no ano de 325 chamado concílio de Nicéia, para que a liderança cristã chegasse a conclusão se Jesus era de fato o Filho de Deus. Eles não o fizeram Filho de Deus, mas eles se reuniram para saberem como a Bíblia o apresenta.
“para um relacionamento espiritual”, para exemplificar na Bíblia a afirmação nessa parte, você pode acrescentar afirmando que Jesus é quem nos conduz a Deus e apresentar o versículo abaixo:
"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" Rm 5 : 1
- Nesse versículo se afirma que a paz é por meio de Jesus. Ele é a escada para o céuGn 28.12 e Jo 1.51. Ele é a porta Jo 10.9

1.1.1. Jesus, Filho de Deus
“Filho unigênito”, é o filho único, comente que a acusação que foi apresentada e aceita pelo Sinédrio contra Jesus, foi a de ele ter dito ser o Filho de Deus, por isso o acusaram de querer se fazer igual a Deus.
“missão redentora”, é a missão de libertação que cristo promoveu na cruz e continua promovendo através do anúncio dessa mensagem.
“papel sacerdotal”, o sacerdote no Antigo Testamento tinha a função principal de fazer a intermediação entre Deus e o homem, oferecendo a Deus sacrifícios pelo povo, note que essa intermediação era por meio de sangue de animais.

1.2. Poderoso na palavra.
- Alguns acreditam que no período em que Jesus não aparece nos evangelho, compreendido entre seus 12 a 30 anos, seria o tempo em que Ele estudou a Palavra, mas sabemos que Ele é a Palavra, os eventos do Antigo Testamento ocorreram com a presença de Jesus.
- Aproveite bem o quadrinho para explicar a parábola do semeador.

1.3. Poderoso em obras.
“profeta poderoso em obras”, você pode lembrar também que Cleopas chama Jesus de profeta, pois ele ainda não conhecia quem era o Mestre, não sabia que Ele era o Cristo. Dessa forma ainda existem muitos irmãos que reconhecem que Jesus é poderoso para curar, mas não reconhecem que Ele é o Filho do Deus Vivo e não o reconhecem como Senhor de suas vidas. Assim como Cleopas, estava na direção errada eles também estão indo na direção contrária.

1.3.1. O anúncio do Reino
- “rudimentos da doutrina de Cristo”, você pode convidar seus alunos a lerem o texto da referência:
“Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.” Hebreus 6:1-2

- Rudimento de acordo com o dicionário, é aquilo que é básico, em estado primitivo. Note que na passagem acima, o autor nos convida a deixar os rudimentos da doutrina e se aperfeiçoar não lançando novas doutrinas, não inventando coisas. Precisamos sair do que é básico e se aprofundar na revelação da Palavra.

1.3.2. O ato de curar
“quando deixa de curar”, muitos pensam que em Mt 13.58 Jesus deixou de curar porque não conseguiu, o certo é que Jesus viu a falta de fé deles e não quis curar ninguém, Jesus podia operar sem a fé deles, isso até ocorreu em Lc 22.50,51quando Jesus curou a orelha cortada do servo que o prendia, não havia manifestação de fé ali, mas era uma situação atípica. Jesus não gosta de operar na falta de fé.

1.3.3. O ato de expulsar demônios
“destituiu regularmente”, quer dizer que Ele destituiu de acordo com a lei, de forma legal, isso porque Ele veio e pagou legalmente a nossa dívida com Deus na cruz, então de forma legal Ele tirou a autoridade que Satanás tinha no mundo. ISSO É LINDO!!!!
- “uma das atividades mais compassivas”, compassivo significa: o que compadece do sofrimento alheio, quer dizer aqui o seguinte, a atividade de expulsar demônios é uma das que Jesus mais demonstra seu amor pelas almas, sua compaixão pelos oprimidos, essa é parte da obra de libertação das vidas.

1.3.4. O ato de perdoar
Os exemplos de perdão que Jesus deixou na Bíblia são para nos estimular a praticá-lo. O ato de perdoar entre os irmãos serve para manter o povo unido em Deus, dessa forma a luta contra o inferno fica mais fácil. Por isso Jesus tanto insistiu em nos ensinar isso. Mt 18.22
________________________________________
2. AUTORIDADE PARA LIDERAR A IGREJA
            - “legitima-se”, quer dizer: torna-se reconhecida como legal, ou comprova-se a legalidade.

            2.1. Jesus, o Senhor da Igreja
            - “longânime”, no dicionário: generoso, bondoso; por favor não confunda com “longânimo”: pessoa paciente.
            - “capazes de entronizar Jesus”, o texto pode parecer estranho, pois independente do que façamos, Jesus sempre será Senhor, mas aqui passa a ideia de nós somos capazes de fazê-lo Senhor sobre nossa vida, coisa que o mundo não é capaz de fazer.
            - “promovem seu senhorio”, não somente somos capazes de entronizá-lo sobre nossa vida, como também o anunciamos ao mundo, isso é promover seu Reino.

2.2. Exaltado à condição de Príncipe e Salvador 
- “Seus atributos divinos”, são os atributos que o caracterizam como Deus: onipotência, oniciência, onipresença, soberania, majestade, etc.
            - “cabeça de todas as atividades da Igreja”, tudo deve ser comunicado ao Senhor pela oração, toda decisão na obra de Deus. Certa feita minhas filhas saíram e não me pediram permissão e nem me comunicaram aonde iam, na hora fiquei nervoso, mas depois fiquei triste, na hora da tristeza eu entendi como Jesus se sente quando tomamos decisões importantes na sua obra e não pedimos sua permissão.

3. SUBMISSÃO À AUTORIDADE DE CRISTO
- A todas as pessoas é anunciado o evangelho para que todos tenham a oportunidade de se fazer súdito do Rei Jesus, por livre vontade e não por força, por isso nossa missão é somente anunciar o evangelho, ela só terminará quando todas as pessoas no mundo tiverem ouvido a Palavra.

3.1. Reverência ao Seu nome
- “nome que é sobre todo nome”, aqui não está falando que Jesus passou a ser Deus depois da obra na cruz, mas afirma que Deus fez o nome de Jesus reconhecido acima dos demônios, acima dos anjos, acima dos reis, por isso Satanás não suporta o nome de Jesus.
“quanto aos salvos”, as ordenanças aos salvos aqui servem para a pregação do evangelho, pois se formos capaz de seguir fielmente o que está sendo colocado, estaremos dando o bom testemunhos e o exemplo vale mais do que palavras.
            _________________________________________
CONCLUSÃO
“ninguém está fora do domínio”, isso ocorre porque o Espírito Santo está derramado no mundo ministrando aos corações de todas as pessoas.
- Conclua dizendo que nesse tempo em que vivemos, muitos crentes não tem dado a honra devida a Cristo, deixando vir escândalos pelo seu mau comportamento e falta de vigilância. É hora dos servos de Deus se posicionarem e mostrarem aos homens, quem é que tem todo o poder no céu e na Terra.    

transcrita de Clube da Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥