*Quero compartilhar aqui um esboço*:
A Língua Mata?
Tema: Provérbios cap 18 v 21
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.”
Introdução: É incrível a capacidade da língua, pois, permite a fala e conseqüentemente a comunicação, e quando não existe comunicação, aquilo que estamos fazendo ou realizando passa a andar lentamente e às vezes ficam parados durante anos, até que alguém se lembre e fale ou comente sobre o assunto fazendo com que os projetos tornem a andar. Entretanto, a língua também possui peçonhas mortais, capaz de levar todo o corpo ao abismo eterno porquanto disse São Tiago: “A língua está cheia de peçonha e os homens não podem dominá-la” (Tiago 3.8), diante destes fatos, eu chamo a sua atenção para esta tão grande verdade o qual Deus o SENHOR, tem tratado com os homens através dos séculos para que os mesmos, ponham freio em sua própria língua para gozarem o bem da sua fala.
ESBOÇO:
• NA LINGUA ESTÁ A VIDA E A MORTE
• A LÍNGUA E O FRUTO DA VIDA
• A LÍNGUA E O FRUTO DA MORTE
• O SENHOR JESUS É ENFÁTICO
• O PEDIDO DO SALMISTA
• CONCLUSÃO:
• NA LINGUA ESTÁ A VIDA E A MORTE
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios cap 18 v 21)
O uso correto da língua é tão primordial que definirá se viveremos ou morreremos, ou seja, se não soubermos usar a nossa língua para: animar, consolar, confortar e corrigir em amor, não poderei comer a vida que a língua me produzira, antes pelo contrario, de Deus o SENHOR, receberei o mal. Para tanto acompanhe os benefícios da fala, e veja, qual é o desejo de Deus no uso correto da mesma.
• A LÍNGUA E O FRUTO DA VIDA
- A LINGUA ANIMA E CONFORTAR
Disse Davi a Salomão:
“Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabe toda a obra do serviço da casa do SENHOR” (1º Crônicas cap 28 v 20)
- A LINGUA CONSOLA
“Consolai, consolai o meu povo diz o vosso Deus” (Isaias cap 40 v 1)
- A LINGUA CORRIGI
“Estas são as coisas que deveis fazer: Falem a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas.” (Zacarias cap 8 v 16)
Meus queridos, não haverá momentos em nosso viver, sem que encontremos pessoas com medo, pessoas que foram maltratadas, pessoas que não sabem as verdades de Deus e por isto vivem a sofrer. Mas, a questão é: como poderei eu viver bem, se ao invés de animar o fraco e aos tímidos, eu os desencorajo e ainda os envergonho na minha fala. Como haverá fé e vida nos corações se eu só planto a perda, a derrota e a morte. Como não haverá suicídios se eu não consolo a ninguém. Como as pessoas sairão do erro se eu não vos mostrar as verdades de Deus, a Salvação e o perdão dos pecados que está em Jesus Cristo o SENHOR. Todavia, se assim não nos portarmos nossa língua será um instrumento de falsidade, de mentiras, de separação e de perturbação; vejam a seguir.
• A LÍNGUA E O FRUTO DA MORTE
- A LINGUA DA FALSIDADE
“A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.” (Provérbios cap 19 v 5)
- A LINGUA MENTIROSA
“Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro” (Salmos cap 120 v 3- 4)
- A LINGUA DA SEPARAÇÃO
“O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.” (Provérbios cap 18 v 19)
- A LINGUA DA PERTURBAÇÃO
“Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.” (Êxodo cap 23 v 1)
A língua mal utilizada só fará mal, tanto a si, quanto aos outros, pois, causará separação de irmão, provocará duvida na integridade de pessoas honesta com falsos boatos, fará com que inocentes sejam tidos como culpados, disseminará o ódio e a discórdia, provoca rebeliões e promovera facções, partidos e tantas desgraças, pois, bem disse São Tiago “Ela (língua), é um pequeno membro que se gloria de grandes coisas, e assim como um pequeno fogo é capaz de destruir um grande bosque tal é a língua mal utilizada” (Tiago cap 3 v 5)
• O SENHOR JESUS É ENFÁTICO
“A boca fala daquilo que está cheio o coração” (Lucas cap 6 v 45)
O Mestre e Salvador Jesus, foi direto no alvo de todo o mal, a saber, o coração humano (centro das emoções e sentimentos), pois, como poderei eu falar o bem, se meu coração está cheio de maldade? Como poderei usar minha língua para animar alguém, se no fundo estou com inveja de seu projeto e de sua iniciativa! Como consolarei alguém se estou feliz com sua perca, e satisfeito de não ser o único a perder alguma coisa! Como falarei a verdade se amo o engano? Mas, ao olharmos para as palavras de Deus o vemos dizer: “Língua enganadora as flechas do poderoso vira sobre ti com brasas de zimbro” (Salmos cap 120 v 3-4), ou seja, Deus julgará o homem pela sua fala e a ferida será mortal e o tormento será eterno, pois, a flecha trará a morte, e a brasa de zimbro é o fogo que não se apaga; símbolo do inferno.
• O PEDIDO DO SALMISTA: SENHOR QUE EU ESTEJA EM SILÊNCIO
O único capaz de dominar a língua do homem é Deus o SENHOR, e esta capacidade Ele dá aos seus servos (a), que realmente entendem o quão bom é guardar o silencio para não pecar com a sua fala. Isto é perfeitamente claro na revelação de Deus por meio do Salmista; observem: Salmos cap 39 v 1-9
“Guardarei a minha boca com um freio”
- Enquanto o Salmista ficou calado, guardando o silencio ele pode refletir na sua fragilidade (Sl 39 v 4)
- Ele viu o quão pequena é a sua vida que a comparou a um palmo de um homem (Sl 39 v 5)
- Ele viu que as aparências não significam nada, ele viu que as riquezas amontoadas ficam para outros (Sl 39 v 6)
- Enquanto guardava o silencio ele pode enxergar Deus como sua única esperança (Sl 39 v 7)
- Ele viu seus pecados e clamou por perdão (Sl 39 v 8)
- E ele reconheceu que se calou porque Deus o ajudou (Sl 39 v 9)
Conclusão: É notório tudo o que nos revela a palavra de Deus, pois, diz: Que até o louco quando se cala é tido por sábio (Provérbios cap 17 v 28), e ainda diz: Que todo aquele que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. (Provérbios cap 21 v 23). Então eu pergunto: ficarei calado? Não mais abrirei a minha boca? De modo algum, pois, se de Deus temos a língua que nos proporciona a fala, devemos fazer o uso correto da mesma, fazendo como o Salmista: Eu preciso de um freio em minha boca (Salmos cap 39 v 1), logo, o problema não é falar, mas, O QUE SE ESTÁ FALANDO, SE EXISTE FREIO A ESTA LÍNGHA e ainda QUAL É O MEU DEPOSITO, pois, disse o SENHOR JESUS: “O homem bom tira do seu bom deposito, coisas boas” (Lucas cap 6 v 45).
Que Deus nos ajude a desfrutar dos frutos das nossas boas palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!