15/01/2018

Salmo 91:3

COMENTANDO O SALMO 91
VERSICULO 3:
' Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.'
Há, aqui neste terceiro versículo a PRIMEIRA PROMESSA deste glorioso salmo, e está promessa fala de LIVRAMENTO.
E  esta promessa de LIVRAMENTO aponta para área ESPIRITUAL e FÍSICA do ser humano que 'habita no esconderijo do Altíssimo'  , a quem tem por seu Deus, seu refúgio e Fortaleza, vivendo uma vida de co fiança nele ( *Leia os dois comentários anteriores* ).

O que viria a ser o laço do passarinheiro? Como o nome já sugere, são armadilhas de Satanás
(representado aqui pela figura do passarinheiro, que eram caçadores de pássaros.)
O laço do passarinheiro,  representa as famosas invistidas do diabo, contra a sua e minha vida,  com o objetivo de: 1) voce não venha aceitar a Deus; 2) para que voce não venha a Crer em Deus; 3) atrapalhar a sua vida e seus projetos e principalmente, o plano que Deus para com a sua vida, o seu ministério...
Sao Armadilhas preparadas contra sua vida, as quais você  não sabe aonde estão preparadas contra você ee nem sabe quando vão te pegar ou em que estao camufladas...
Quem iria em uma rua as 13:00 da tarde, sabendo que ali estaria alguem preparado para matar-te?
  Ninguem não é?
Então, assim o é na vida espiritual... São os laços que embaraçam a vida da pessoa, a levando ao desespero e a total incapacidade de ter sua vida livre para poder viver o plano de Deus. Satanás quer ímpedir que cada ser humano venha conhecer a Palavra de Deus, e ele quer impedir o cristão de tomar posse das promessas e vê.o agir de Deus em sua vida.
'Laço do passarinheiro' é um aparelho mecânico, frequentemente dotado de chamariz para pegar pássaros ou animais. Significa literalmente armadilhas para aves (Sl 124.7; Pv. 7.23). Em Amós 3.5 está escrito: “Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa?”
Amados irmãos, amigos e leitores, assim como nós usamos a lógica para perceber as verdades da vida natural, assim também, na vida espiritual, devemos ver que a desgraça é o resultado do pecado. Aprendemos que o laço do Inferno é a tentação e inclinação para o pecado, por isso que Jesus ensina em Mateus 26.41 “ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Existem duas espécies de armadilhas usadas pelos passarinheiros:
A PRIMEIRA  pressiona o pássaro contra o chão. Comparando com a vida de hoje, mostra como somos, muitas vezes, pressionados e até amassados.

A SEGUNDA funciona com um laço que pega a ave pelo pescoço e a levanta, significa, na vida de hoje, como existem muitas criaturas enforcadas pelas armadilhas da vida e das dívidas.

Lembramos que o laço em hebraico significa ‘espancador’ e que em nossa versão traduz por cilada, laços, cadeias ou outras palavras hebraicas geralmente traduzidas como armadilha.

No Egito, hoje em dia, são usados os seguintes tipos de armadilha, algumas delas com antigos paralelos: redes, tábuas sobre um buraco, caixa que cai sobre a vítima, laçada, armadilha com duas peças que apontam o pescoço da vítima, e uma gaiola com alçapão.

Aprendemos que toda armadilha é para colocar-nos sob pressão, é um peso que ocasiona preocupação, tirando a paz e a tranquilidade, colocando o homem num buraco sem saída, nos deixando sufocados, presos e muitas vezes levando a morte física e espiritual.

Estar perdido é viver longe do Senhor Jesus; ser salvo é viver com Jesus. Para vivermos com Jesus no céu, já precisamos viver com ele aqui na terra. Notamos que as pessoas querem ir para o céu depois da morte. No entanto, “de boas intenções o inferno está cheio”, diz o ditado. Não basta querer; é preciso preparar-se realmente.

E como podemos nos preparar para o encontro com Jesus? Antes de mais nada, para sermos salvos precisamos reconhecer que estamos perdidos, e assim estamos porque pecamos. Ao pecar, ofendemos a santidade de Jesus, rompendo nossa ligação com Ele. É como se estivéssemos mortos para Deus, e estamos mortos, de fato, pois Efésios 2.1,2 nos diz: “estando vós mortos em ofensas e pecados,  nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo”.

Ser salvo significa deixar de viver a velha vida, contrária à vontade do Senhor Jesus, e passar a viver uma vida em íntima comunhão com o Senhor Jesus. E só conseguiremos na força do Senhor.

De acordo com Salmos 62.1, podemos entender que só Deus pode nos livrar das pressões das armadilhas, leia: “A MINHA alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado”.

Aprendo que nossa salvação, assim como toda boa dádiva, vem de Deus, que a todos dá liberalmente nessas três expressões: 1º) Só ele é a minha rocha; 2º) É a minha salvação; 3º) É o meu refugio. Com isso demonstra a segurança que Jesus oferece aos Seus.

VIGIE PARA NÃO CAIR NAS CILADAS
E ARMADILHAS DESTE MUNDO.

'... e da *PESTE PERNICIOSA*'.
Mas, a pergunta que sempre fazemos ou ouvimos é:

*O que é Peste?*
Sabemos que há diversas definições para essa palavra. Contudo, vamos entender agora ao menos um pouco do que significa a palavra peste, citado aqui neste versículo. Para entender as definições dessa palavra, usaremos o conhecido e muito usado Dicionário Aurélio, o qual explica:
'Peste – (Vem do latim, peste, calamidade, flagelo) – Substantivo feminino.
1. Doença contagiosa grave; epidemia, pestilência.
2. Qualquer epidemia caracterizada por uma grande mortandade; pestilência.
3. (Medicina) Doença infecciosa, essencialmente do rato, causada pelo bacilo de Yercin, e que por meio da pulga se transmite ao homem, assumindo, neste, uma de duas formas: a bubônica (em que há aparecimento de tumefações ganglionares, denominadas, popularmente, bubões), e a pneumônica (que se desenvolve com um quadro típico de pneumonia lobar). A primeira dessas formas é benigna, e a segunda acarreta a morte, praticamente em todos os casos.
4. Pessoa corruptora.
5. (Como Figura) Pessoa má ou rabugenta.
6. Pestilência.
7. Coisa funesta, perniciosa. *

Muitas pessoas dizem assim: “Aquele cara lá é uma peste!” Isso é ruim. Tais pessoas não deviam dizer isso.

Mães desavisadas e irritadas chamam seus filhos pequenos: “Vem pra cá, peste!” Não façam isso, mães, nunca! Em nome de Jesus.
Portanto, 'peste' tem.o contexto aqui de tudo que vem de fora, para molestar e causar o mal.

*E o que vem a significar a palavra 'Perniciosa'?*
Vamos agora estudar o significado da palavra perniciosa, que também aparece na Bíblia, no livro de Salmos, nao somente no Salmo 91.

Perniciosa – Substantivo feminino. É também feminino do Substantivo Pernicioso.

Segundo o Dicionário Aurélio é uma espécie de *malária*.

Malária
Já malária, por sua vez, aparece no dicionário com as seguintes informações:

Malária – Substantivo feminino
(Medicina) Infecção que pode incidir no homem e noutros mamíferos, assim como em aves e anfíbios, causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos por picadas de mosquito do gênero Anopheles do qual há cerca de 50 espécies.

Podemos notar que a palavra Peste por si só já representa um mal que todas as pessoas temem.

Isto é, ninguém quer que aconteça a pessoas amigas e conhecidas, parentes, e muito menos aos inimigos.

Pois, conforme Jesus disse, devemos amar nossos inimigos, e jamais desejar algo de mal para que aconteça a eles.

Vejamos alguns tipos de 'pestes perniciosas' do mundo fisico:

Dengue
A Dengue, doença que tem ocupado boa parte das manchetes de jornais, rádios e TVs é também uma doença infecciosa. Também terrível, pois seu estrago ganho proporções inimagináveis, dentro de pouco tempo.

A dengue é causada por um vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e caracterizada por cefaleia, mialgias, astralgias, comprometimento de vias áreas superiores, febre, exantema, linfadenopatia.

A dengue incide em caráter epidêmico ou de modo esporádico, na Itália, Japão, Sul do Pacífico, Caribe e América do Sul, principalmente ao norte.

Dengue hemorrágico
Dengue hemorrágico – (Medicina) O que é acompanhado de fenômenos hemorrágicos e incide, preferentemente, em crianças.

O fato do Salmista fazer a definição da PESTE como PERNICIOSA, mostra a força devastadora deste mal, imune praticamente a qualquer medicamento,  parecendo que não há cura na médicina, que pode até falhar,  mas a promessa é de que DEUS TE LIVRARÁ TANTO DO LAÇO DO PASSARINHEIRO QUANTO DA PESTE PERNICIOSA.

Vírus e bactéria alguma é mais forte do que o poder do nosso DEUS...

Voltando à Bíblia, especialmente ao livro de Salmos, devemos ter em conta que, quando Deus afirma que livrará o seguidor Dele de todos esses males, garante que essa pessoa não ficará doente.
A solução é 'Ande pela fé'. Quem anda pela fé na Palavra de Deus não deve temer doenças malignas.

" *SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS!* "

*por Ap Milton Machado*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥