18/04/2013

O CAMINHO DA VIDA



 AS TENSÕES DO DIA A DIA, O RITMO DESENFREADO, A FALTA DE TEMPO, A PRESSÃO DIÁRIA, A INQUIETAÇÃO INTERIOR, AS VZS NOS FAZ ESQUECER QUE EXISTE UM MUNDO MELHOR. CREMOS QUE EXISTE UMA VIDA MUITO MELHOR, ISTO É PROMESSA DE DEUS. EXISTE UMA VIDA REPLETA DE SERENIDADE, PAZ E PODER, SEM PRESSA, HÁ UM ESTILO DE VIDA IMENSAMENTE MAIS RICO E PROFUNDO DO QUE TODA ESSA EXISTÊNCIA APRESSADA.
I. QUEM ANDA COM DEUS DESCOBRE O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA.
Deus havia dito a Adão que sua desobediência acarretaria em sua morte. Porém, 900 anos se passaram e eles ainda estavam vivos.  “ Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:17 .    
 Satanás afirma que certamente eles não morreriam com sua desobediência. “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis”. Gênesis 3:4    
 O capítulo 5 vem comprovar a veracidade da advertência, divina. "E morreu..." "E morreu..." "E morreu..." Ninguém escapa. A morte é a triste realidade da conseqüência natural do pecado. O fato é que a morte nunca foi o plano de Deus para este mundo. Aqueles que foram feitos para viver, são agora destinados para morrer, voltando ao pó, vítimas da serpente que agora também come pó.
A partir de então a vida pareceu perder seu sentido de ser. Nascer, crescer, gerar filhos e morrer.  até chegarmos ao versículo 21.
Então encontramos na história da descendência de Adão uma quebra drástica . Enoque
não "morreu", ele andou com Deus e Este o levou. Enoque não apenas "viveu", ele "andou"
com Deus. Andar com Deus está um nível acima do simples viver.
 O texto destaca duas vezes o andar com Deus para mostrar que a vida de Enoque foi uma exceção.
Enoque não queria ter uma vida insignificante... Ele foi além dos seus contemporâneos.
Ele achou um significado na sua vida, ele sabia que o melhor de tudo era andar com Deus.
Ele voltou a andar com Deus, mesmo estando fora do jardim, como Adão e Eva.
Enoque conhecia a história de seus antepassados, conheceu a veracidade da advertência de Deus. 
Foram expulsos do jardim, onde andavam com Deus. Concerteza o coração dele era para Deus  
Enoque foi além de viver, ele viveu para Deus e com Deus, em meio uma geração corrupta, desleal. 
Enquanto as pessoas relativizavam todas as coisas, mostrando com as suas práticas que não acreditavam em Deus, Enoque continuava proclamando a existência de Deus. Ele continuava vivendo segundo os padrões de Deus, sendo fiel à Palavra.
ENOQUE ESCOLHEU O CAMINHO DA VIDA.
Hebreus 11:5,6
“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb 11.5,6).
Enoque estava vivendo na terra entre as pessoas, comendo com elas, andando, conversando; e, de repente, todos o procuraram e não o encontraram. Ele desapareceu completamente. Deus o transladou. Deus o arrebatou. O tomou para sí.
VAMOS DESTACAR A FÉ DE ENOQUE
Enoque:  foi arrebatado porque ele agradou a Deus por causa da sua fé.  
E a sua fé se baseou em dois pontos:
1) Deus existe – a certeza do invisível (v.6). 2) Deus recompensa – a confiança no cumprimento das promessas (v.6). (Obs.: Voltamos em Hb 11.1: a confiança no cumprimento das promessas e a certeza do invisível).
1) Deus existe
Enoque viveu em um tempo em que as pessoas não acreditavam em Deus. Judas fala  em Jd 14,15. “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Obras ímpias – Elas praticavam obras ímpias. Não lhes importava o que Deus dizia. Não lhes importavam os valores de Deus. Agindo no pecado, como tudo fosse relativo. Tipo: pecado roubar, más isto é relativo, pecado cobiçar, más é relativo, pecado matar, más é relativo etc...
Enquanto as pessoas agiam assim, Enoque continuava proclamando a existência de Deus. Ele continuava vivendo segundo os padrões de Deus, sendo fiel à Palavra.
Por isso ele obteve testemunho de haver agradado a Deus. Por isso ele foi arrebatado!
E não somente isso. Enoque não apenas vivia segundo a Palavra de Deus, mas também ele chamava as pessoas à mudança de conduta. Deus é  Pode continuar vivendo da mesma maneira”. Não! Antes, Enoque anunciou a verdade. Ele tinha a certeza da existência de Deus. Ele tinha a certeza da existência dos padrões absolutos de Deus. Ele não abriu mão desses valores absolutos por causa da sociedade. Ele se levantou cheio de ousadia e profetizou contra aquelas pessoas.
Por isso ele obteve testemunho de haver agradado a deus. Por isso ele foi arrebatado!
2) Deus recompensa
Enoque Profetizou contra o pecado e permaneceu firme, olhando para as recompensas celestiais. Em Gênesis, nós encontramos a resposta. O capítulo cinco, versículo 24, diz que Enoque andou com Deus. Relacionamento. Construído. Dia após dia. Como em uma caminhada. Perseverança. Continuidade. Constância. Não ao imediatismo. Um relacionamento com o Senhor é como uma longa caminhada. Não se chega ao destino no primeiro dia, nas primeiras horas, nos primeiros minutos. A cada dia novos passos são dados, a intimidade é construída, e o relacionamento é fundamentado. Enoque andou com Deus, e a cada dia sua fé no invisível foi consolidada, e então, o próprio Senhor o recompensou, e o tomou para sí. ACREDITO QUE O SENHOR DISSE À ENOQUE: “VOCE É MEU, NÃO VOU FICAR SEM VOCE... VOCE MERECE UM MUNDO MELHOR.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥