19/04/2013

APRENDENDO A REMIR O TEMPO


Sabe o que significa remir? Adquirir de novo; resgatar; tirar do cativeiro. Significa: usar bem cada oportunidade. É isso que precisamos aprender na vida, porque se o tempo não volta então ele precisa ser bem aproveitado. Por quê?

“…porque os dias são maus”.

Isso indica que as condições que encontraremos lá fora serão desfavoráveis para o cristão e tais condições irão de mal a pior! O que fazer?

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios”.

Agir com prudência, com sabedoria, fazer uso daquilo que vamos adquirindo com o tempo. Como fazer?

“…vede prudentemente como andais”.

Significa dar grande atenção ao tempo, aos relacionamentos, ao coração e a fé. Cada momento é precioso, e precisa ser apropriadamente usado. Como?

“…remindo o tempo”.

Se não agirmos assim, atrairemos para nossas vidas tristezas, depressão, fracasso e derrota.

COMO ANDAR? – Efésios 5.14-21
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Efésios 5:14-16
Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
É como se o Apóstolo Paulo estivesse a dizer: Despertem para a vida com Deus, vocês que estão no sono espiritual, examinem as suas consciências, saiam das trevas do pecado e retornem para a Luz de Cristo, retornando ao arrependimento.
Como andar? Desperta para a vida na Luz de Jesus!
A ordem é: Vede diligentemente, cuidadosamente, como andais. O andar do Cristão exige cuidados, não é algo instantâneo e despreocupado, é um relacionamento diário com o Mestre Jesus, mediante o emprego de todos os recursos espirituais postos, por Deus, à nossa disposição.
Como andar?
01. Não andar como néscio
Néscio é o antônimo de sábio. Então, necessitamos ver cuidadosamente como estamos andando, pois, quando julgamo-nos sábios aos nossos próprios olhos, na verdade poderemos estar sendo insensatos, tolos.
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrorasegundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais - Efésios 2.1-3.  
Andar como néscio é andar nas trevas, sem a luz de Jesus, praticando coisas próprias do paganismo, sob o domínio do maligno e governado pelos desejos da carne; andando como filho da desobediência e sob a escravidão do pecado.
02. Andar como sábio
Sábio é aquela pessoa que teme a Deus: O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino - Provérbios 1.7.
Vimos que os néscios estão vinculados às trevas e à morte, mas, ossábios estão sob o manto da Graça de Deus em Cristo Jesus, andando vitoriosamente no poder do Espírito Santo.
Na vida dos néscios manifesta-se o fruto das trevas que é o pecado, mas, na vida dos sábios manifesta-se o Fruto do Espírito de Deus (Gálatas 5.22-23) que é o caráter de Cristo.
03. Andar remindo o tempo
Significa aproveitar adequadamente cada oportunidade, pois, assim agindo estaremos acumulando tesouros no Céu.
Perder tempo é perder oportunidades.
Quanto desperdício: Oportunidades perdidas de comunhão com Deus, com a Família, com os Irmãos, com a Comunidade; oportunidades perdidas para evangelizar. Precisamos remir estas oportunidades, pois os dias são maus.
Deus prometeu Canaã ao seu Povo, a Terra onde manava leite e mel; isto significa a terra das grandes oportunidades. Em Jesus, estamos vivendo o tempo das grandes oportunidades; é a Canaã da Graça do Reino de Deus, resta-nos aproveitar.
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades - Colossenses 4.5.
Devemos olhar para trás e lamentar o tempo perdido, pois, assim agindo, evitaremos desperdícios no presente e seremos melhores no futuro.
04. Andar na vontade do SENHOR
Há crentes que pedem oração para que possam andar na vontade do SENHOR, mas para andar na vontade de Deus exige muito mais que uma oração, exige disposição de coração para ler e obedecer à vontade que está explicita na Bíblia.
Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos,entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo - Efésios 5.17-21.
Para andarmos na vontade do SENHOR é necessário adotarmos um estilo de vida: Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei. - 1ª Pedro 2.15-17
Tens andado na vontade do SENHOR?
Conclusão
Como andar?
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento - Filipenses 4.8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥