21/04/2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista Central Gospel


Texto Áureo:  Mt 16.18

 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você ensinará como a autoridade é exercida na Igreja através de sua liderança. Procure aplicar isso à situação das igrejas locais, como ocorre na prática.
- Recomendo que você use ilustrações.
__________________________________________
1. EMBASAMENTO DA FÉ
- “passo inicial da vida cristã é a fé”, todo mundo que se achega a Cristo manifesta uma fé, mesmo que seja pequenina, mas é o suficiente para que essa pessoa aceite o sacrifício de Cristo pelos seus pecados. Essa fé inicial é chamada de “fé salvívica”.
“reafirmá-la a cada dia”, a fé no coração de uma pessoa deve crescer, a pessoa cresce na fé a medida que cresce também na “graça e no conhecimento”.
- “Tal fé é libertadora”, é a fé em Jesus como o salvador.

1.1. A confissão de Pedro
- “base da fundação da Igreja”, aqui se chama de “base da fundação” devido ao fato de Jesus mencionar pela primeira vez o nome daquele ajuntamento de cristãos. Ele chamou de “eklesia” em Mt 16.18, que ao ser traduzido fica “igreja”. Essa foi a primeira vez que Jesus chama ao seu ajuntamento de Igreja.
“ficariam dispersos”, isso porque quando Jesus foi morto na cruz a fé dos seus discípulos ficou abalada, essa fé só foi retomada, ao verem que Ele havia ressuscitado.
“declaração de fé...para sobrepujar”, comente que no verso 18 de Mateus 16, Jesus declara que sobre o fundamento do que Pedro acabara de dizer Ele edificaria a sua Igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Dessa forma o fundamento da Igreja de Cristo, é a declaração com fé de que “Jesus é o Filho de Deus!”.

1.2. A confirmação do Espírito
“dão-nos provas evidentes do poder e da autoridade”, o fato de homens e mulheres estarem dispostos a morrer por essa Igreja é a prova de que ela não é só um aglomerado de pessoas que pensam parecido. Ela realmente tem poder e autoridade sobre as hostes do inferno.
“a sociedade que nos cerca”, a pergunta que tem aqui é genérica, mas você também pode fazê-la de forma individual: “Seus vizinhos e amigos conseguem ver em você a manifestação de poder e autoridade que marcam a comunidade fundada por Jesus?”  

________________________________________
2. MINISTÉRIOS ECLESIÁSTICOS
            - “poder delegado”, é o poder que é delegado a alguém, para que essa pessoa exerça a autoridade em nome da autoridade maior, que delegou o poder. Assim são os ministros do Senhor, falam em nome do Senhor Jesus.

            2.1. Autoridade apostólica
            - “dentre todos os seus discípulos”, lembre que Jesus não tinha somente doze discípulos, ele tinha pelo menos uns setenta Lc 10.1 porem somente doze discípulos permaneciam constantemente com o Senhor.
“apóstolo”, significa aquele que é enviado.
            - Lembre aos alunos que dos doze, um traiu a Jesus e suicidou-se (Judas) por conta disso os apóstolos elegeram outro (Matias) At 1.26 só mais tarde Paulo é recebido ficando um total de 13 apóstolos em atividade na igreja primitiva.
           
            2.1.1. Caráter doutrinário
            - “ministração do evangelho”, é anunciar o evangelho, ministrar significa basicamente servir, essa é a função dos ministros de Deus, servirem ao povo a Palavra de Deus.
            - “sistema doutrinário que Jesus ensinou”, é o sistema que ensina o valor da pessoa humana, ressalta doutrinas como perdão, amor ao próximo, tratar bem os inimigos. Jesus também classifica os pecados desde o pensamento.

            2.1.2. Liderança da Igreja
            - “discutir e definir”, o concílio foi uma reunião para se discutir como seria aplicado a doutrina bíblica. O concílio não visava destruir doutrinas nem criar novos mandamentos, apenas debateu-se como seria aplicado os costumes e rituais judaicos à um povo que não tinha esses costumes. Chegou-se a conclusão de que não havia a necessidade de obrigar os gentios a praticarem todos os rituais da lei, principalmente a circuncisão, que foi o tema central daquele concílio.

2.2. Pastores, bispos e presbíteros  
- “presbíteros”, tanto o pastor como o presbítero, são chamados ministros, pois são os responsáveis pela parte doutrinária, aconselhamento e ensino bíblico. Existem muitos diáconos que se destacam na área do ensino, mas os responsáveis são os pastores e os presbíteros.
“servir como exemplo”, o presbítero deve ser visto como homem de Deus, tendo seriedade, não deve se envolver em brincadeiras extravagantes ou com liberdade excessiva. Além disso para servir como exemplo o presbítero e o pastor devem ter uma conduta moral ilibada, sem problemas que afetem sua reputação diante da igreja.
- Ensine aos alunos que quando um pastor ou presbítero cometem pecado, o primeiro elemento que eles perdem é a autoridade.

2.2.1. Servos com autoridade moral
 - “autoridade moral”, é a autoridade que se conquista pela boa conduta moral diante dos homens, dessa forma o crente tem o respeito de todas as pessoas que o cercam. Alguns irmãos conseguem ganhar almas sem abrir a boca, seus estilos de vida motivam aos outros.
- Milhares de líderes cristãos não se preocupam mais com a integridade moral de seus membros, estão mais preocupados se a pessoa entrega o dízimo, ou se participa das campanhas com suas ofertas.

2.2.2. Para cuidar
- Uma excelente expressão do cuidado de um líder para com o povo de Deus é ensinando a verdade, veja:
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6
            - A parte sublinhada mostra que o cuidado do Senhor com a família dos sacerdotes em Israel era condicionado ao cuidado que eles tivessem em dar conhecimento ao povo de Deus. A aplicação para nós hoje não é literal, mas sim espiritual, o cuidado com a vida espiritual dos filhos estará condicionado ao cuidado que os líderes tem em ensinara a verdade ao povo de Deus.

            2.3. Profetas e evangelistas
            - “é um arauto de Deus”, arauto é aquele que apregoa ou anuncia, é um mensageiro, na monarquia antiga o arauto apregoava a chagada do rei a alguma cidade, quando esse estivesse em alguma viagem.
            - “guardar o povo da corrupção”, acontece quando alguém está em pecado oculto e esse pecado, mais cedo ou mais tarde afetará a obra do Senhor, então o Senhor revela a verdade, trazendo a conhecimento o pecado oculto. A ação de guardar o povo da corrupção, não ocorre somente com a pessoa que teve seu pecado revelado, mas com toda a igreja, pois todos verão que o Senhor está atento e vendo tudo que fazemos e pensamos.
“estabelecendo novas congregações”, o cargo de evangelista atualmente tem essa função, ele estabelece uma congregação em um local distante, instrui os membros da localidade, ganha almas, levanta obreiros, ensina-lhes a administrar a congregação. Tendo feito isso o evangelista retorna deixando uma congregação estruturada numa localidade.

2.4. Doutores e mestres
“educação cristã ganha proeminência”, como foi visto até agora, todos os líderes cristãos tem a responsabilidade de ensinar, porém são os doutores e mestres os que tem essa incumbência como responsabilidade principal.
“crescimento e amadurecimento”, comente que todos os crentes devem crescer espiritualmente no conhecimento do Senhor através do que está escrito sobre Ele na Palavra e devem também amadurecer na obra pelo conhecimento dos fatos que ocorreram com os servos de Deus do passado.
“por meio de doutores e mestres”, os doutores e mestres são aqueles que receberam o dom da palavra da ciência e usam esse dom junto com o talento natural da oratória, pois a oratória não é um dom espiritual e sim uma talento natural que pode ser aperfeiçoado.
“para não serem enganados por falsas doutrinas”, quando o servo de Deus conhece a verdadeira doutrina, ele jamais será enganado por uma falsa doutrina, pois quem conhece o verdadeiro reconhece o falso.
            _________________________________________
CONCLUSÃO
“a batalha continua”, essas batalhas sempre fizeram a Igreja crescer. Antes eram com perseguições físicas, depois os embates intelectuais, entre outras perseguições, atualmente o inimigo visa adentrar as igrejas com práticas mundanas e sensualidade para seduzir os homens e mulheres de Deus.
“pastores, presbíteros,...”, note que não foi citado o cargo de diácono, isso porque o cargo de diácono foi instituído para cuidar do serviço na igreja e não para liderar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥