01/08/2014

Casais em nova união: outra chance ou condenação?


Transcrevo aqui este texto que aborda um assunto muito delicado e interessante.
Escrito pela Dra. Maria Regina Canhos.

Vivemos tempos em que proliferam as separações conjugais. Inúmeras são as causas. Resultam em justificativas mais ou menos aceitáveis socialmente: imaturidade, inconsequência, intolerância, vícios, violência, adultério, descaso, falta de amor... A lista segue infindável, pois cada qual tem a sua própria desculpa para a separação. Normalmente, os familiares e conhecidos elegem a vítima e o culpado, nem sempre cientes do que se passou durante a união conjugal. Algumas condutas auxiliam os julgadores de plantão a emitir opiniões acerca de quem teve razão e merece ser acolhido, e quem deu causa a separação e deve ser punido. Mas, será que precisa ser assim?


No versículo 21b de Salmos 44 está escrito que Deus sabe os segredos do nosso coração. Ele sabe quem pecou e quem não pecou. Sabe quem se arrependeu e quem não se arrependeu. Sabe quem merece ser salvo e quem deve ser condenado. Vê aquilo que não enxergamos, conforme se pode ler no capítulo 16 da primeira carta de Samuel, em seu versículo 7b “... o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”



Ainda assim, muitos de nós consideram justo e adequado julgar aos irmãos, independente de conhecer o que realmente se passa em seu coração. Algumas pessoas se avaliam acima de qualquer suspeita e, portanto, em condições de censurar, advertir e condenar aqueles a quem consideram pecadores, sem levar em conta que podem estar destruindo vidas que o Senhor deseja resgatar.



Foi assim com a mulher adúltera apresentada no capítulo 8 de João, versículos 3 a 11. Não havia escape para ela, pois apanhada em flagrante adultério, pela inflexível lei mosaica, deveria ser condenada à morte por apedrejamento. Os escribas e fariseus não estavam interessados na salvação de sua alma, no entanto, mas em colocar Jesus à prova, expondo-o em contradição dos seus legítimos ensinamentos perante a multidão.



Sabiamente, o Mestre instituiu então um júri primitivo. De um lado os acusadores, escribas e fariseus; de outro lado a ré, mulher adúltera. Inicialmente, ele deu a palavra à acusação, e fez questão de advertir que deveria lançar a primeira pedra aquele que estivesse sem pecado. Obviamente, Jesus tem conhecimento de que todos os homens erram, variando apenas o tipo de erro, o quê, certamente, deveria servir como reflexão e exame de consciência antes de apontarmos falhas alheias.



Na ocasião, os acusadores confrontados com as palavras do Mestre e avaliando o seu íntimo, reconheceram-se tão pecadores quanto a mulher, e foram se afastando um a um, a começar pelos mais velhos, restando apenas Jesus e a mulher. Nesse momento, o justo juiz indaga a ré: “Mulher, onde estão os teus acusadores?” “Ninguém te condenou?” E ela responde: “Ninguém, Senhor!” Pois bem, quando não existe acusação não há que se falar em sentença de condenação. Nesse momento, o júri estava desfeito, e apesar do justo juiz reconhecer o pecado da ré, não a condenou, despedindo-a com estas palavras: “Nem eu tampouco te condeno; vá e não peques mais”. Ora, Jesus foi misericordioso, apesar de reconhecer o erro.



Religiosamente, no entanto, quase nunca é assim. Agimos mais como escribas e fariseus, excluindo e exigindo a condenação, do que exercitando a misericórdia com os que erram. Casais em nova união podem estar adulterando ou não, e também contar com o julgamento do justo juiz, que não vê como vê o homem, mas olha para o coração das pessoas. Outra chance é possível sim. Pensemos nisto quando nos arvorarmos juízes alheios e, a despeito de nossos pecados, sentirmo-nos tentados a atirar a primeira pedra.



Maria Regina Canhos é escritora e psicóloga - e.mail: mariaregina.canhos@gmail.com
Texto escrito com o auxílio do esposo: Pastor Missionário André Luiz Aparecido dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥