02/11/2014

A síndrome de Balaão

Vocês já ouviram a história de Balaão e sua mula que fala? É muito interessante e está na Bíblia, no livro de Números 22-24.

Este episódio aconteceu quando o povo de Israel, estando a caminho da terra prometida, acampou nas “campinas de Moabe, nas margens do rio Jordão, perto de Jericó” (Números 22:1).
Então o rei de Moabitas, Balaque, ficou com muito medo e mandou mensageiros a Petor, um lugar muito longe dali, para trazer Balaão o profeta. A missão, o trabalho, que o rei tinha para Balaão era esta:

Nm 22:5-6

“Um povo que saiu do Egito cobre a face da terra e se estabeleceu perto de mim. Venha agora lançar uma maldição contra ele, pois é forte demais para mim. Talvez então eu tenha condições de derrotá-lo e de expulsá-lo da terra. Pois sei que quem você abençoa é abençoado, e quem você amaldiçoa é amaldiçoado”

Quantos fatos observamos nestes 2 versos... Alguém “encomendando um trabalho” a um reconhecido adivinho. Alguém querendo “usar” um profeta para benefícios próprios... Alguém com medo do que está por acontecer e buscando ajuda “sobrenatural”...

Bem, vamos ver a situação do ângulo do homem de Deus que foi procurado, seu nome era Balaão, de origem hebraica - sem povo, estrangeiro, devorador.

Balaão, teve uma atitude, a princípio de verdadeiro homem de Deus - Quando os mensageiros do rei Balaque se aproximaram dele, ele respondeu que iria orar, ou seja, verificar aquele pedido com Deus. E quando Deus lhe disse para não ir com eles, ele, a princípio, obedientemente os mandou embora.

Isto é o que um homem que anda no caminho certo faria e foi isso que Balaão também fez.

Mas o rei foi insistente e novamente enviou mais príncipes, e mais honrados do que os que já tinha enviado.
E a proposta dobrou de valor: “Grande honra e riquezas ganharia, se ele amaldiçoasse aquele povo”.

Um homem cujo coração seguia a Deus 100% não iria vacilar: ele mandaria embora novamente os príncipes, como Deus já havia deixado claro que era para ele não ir com eles.

Mas Balaão não fez isso. Em vez disso, ele disse que iria, mais uma vez orar, verificar com Deus novamente.   
É bonzinho esse Balaão, né??!!!  Vai que Deus tinha se enganado... não custa tentar, o rei é legal, a oferta é boa...

Isto mostra um tipo de vacilo, de instabilidade na fé!

Você suplica a Deus novamente por algo que você ainda quer, porque você não está bem resolvido com o que Ele lhe disse da primeira vez.
Quantas vezes nós pedimos respostas ao SENHOR e Ele nos dá, mas não como gostaríamos, e aí, perguntamos novamente e novamente e isto quando não desistimos dEle e vamos perguntar ao “outro”.
E foi isso que aconteceu aqui. Balaão queria ir com os príncipes do rei, os presentes foram muitos e a honra foi demais para ele negar.

Mas, por outro lado, ele não queria desobedecer a Deus!

Ele ficaria feliz se fosse lá, amaldiçoasse Israel, obteria as recompensas e também ficasse bem com Deus. Tudo perfeito... Missão cumprida!
Se houver alguma semelhança com algumas de nossas atitudes é mera coincidência!!!!???

Bem, não sei você, mas comigo quase a mesma coisa acontece .... às vezes!!
Eu quero fazer a minha vontade, assim, Deus que mude a dEle, é só Ele fazer a minha e vamos estar bem!

E Deus, o que faz nestas situações???   Hein??!!!   Ai ai ai...
AQUI TE LEMBRA ALGUMA SITUAÇÃO PARECIDA EM SUA VIDA?

Voltando a história de Balaão, Deus vendo a insistência ...  

... disse-lhe para ir, mas somente se os homens viessem chamá-lo novamente. No entanto, na manhã seguinte nós lemos nestes capítulos da Bíblia, que sua jumenta, a famosa MULA estava arriada e prontinha para a longa viagem! Ele não queria perder um segundo e não esperou ninguém chamá-lo!

SABE, IGUAL QUANDO DEUS NOS FALA: ESPERE POR UM TEMPO!

Isto que Balaão fez, “bem diferente de nós” ... Aí Deus não gosta... e enviou o Seu anjo para ficar contra ele, na verdade para mata-lo. E aí entra o verso da Bíblia que até a mula falou com Balaão...  

Vamos ler: Nm 22:23-35
“Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o anjo do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.  Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida. Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. E disse o anjo do Senhor a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.”


Deus é Pai, é misericordioso... (diferença entre Misericórdia e Graça)

Aqui Deus teve misericórdia de Balaão que teve a vida salva por sua jumenta, pois quando ela viu o anjo tentou evitá-lo. O anjo disse a Balaão para ir, mas para APENAS dizer a palavra que Deus iria falar com ele. Por que Deus disse a ele "somente a palavra que eu vou falar para você, é a que você vai falar"

Este foi um aviso a Balaão para não desviar da Sua palavra.

Este episódio da Bíblia continua e veremos que Balaão foi muito inconstante em sua jornada com o rei.
Queria muito agradar o rei, mas o SENHOR não permitiu que houvesse nenhuma palavra de maldição sobre o seu povo. Apesar disso o rei de Moabe o levou a vários lugares que tornaria mais fácil para ele amaldiçoar Israel, Balaão se mantinha preso ao que Deus lhe havia dito e falou apenas a Sua palavra que foram apenas bênçãos para Israel. Balaque ficou muito chateado! Aqui está o que ele disse a Balaão depois, que pela 3ª vez, que ele abençoou Israel:

Nm 24:10-11
"Eu te chamei para amaldiçoar os meus inimigos, e olha, você tem fartura e os abençoou três vezes! Agora, pois, fuja para o seu lugar (some daqui). Eu disse que seria de grande honra para você, mas na verdade, o Senhor te privou desta honra.”

Creia, Deus tem o melhor dessa terra para mim e para você!
Não é do homem que vem o nosso socorro, o nosso socorro vem do SENHOR que fez os céus e a terra.

Ele é o SENHOR!

Ele é o ALPHA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM!
Ele pode TODAS AS COISAS!

Ele é o PRÍNCIPE DA PAZ!
O SENHOR DO OURO, DA PRATA.

O SENHOR DA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥