Para a glória de Deus!

Para a glória de Deus!

07/06/2014

A Arca da Aliança e Igreja

Êxodo: 25:10 22


-        A Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus entre os israelitas.

-        A arca possuía duas varas de madeira de acácia, revestidas de ouro puro, anexadas nas quatro argolas, facilitando a locomoção da mesma, a cargo dos levitas (Êx 25.10 a 15).

-                     No interior da arca encontrava-se uma urna de ouro (Vaso), contendo a vara de Arão que floresceu, o maná de Deus, e as tábuas da aliança  (Hebreus: 9:4 - Pág.1912).

-                     Sobre a arca estava o propiciatório, servindo como cobertura ou tampa da arca, também de ouro puro.

-                     Nas extremidades do propiciatório estavam dois querubins de ouro, os quais com suas asas cobriam o mesmo e suas faces olhavam para o propiciatório (Êx 25.17 a 21). –

-        Com a construção da arca e sua introdução no tabernáculo, Deus passou a falar a Moisés de cima do propiciatório: "Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel" (Êx: 25:22).

SIMBOLOGIA

Deus não poderia ser representado por estátuas de madeira, barro, ouro, prata, etc., como faziam os habitantes de Canaã, em relação aos seus deuses.

Deus apresentara-se a Moisés no deserto, como EU SOU ( YHWH ), ou seja, "AQUELE QUE É"

Não havia uma imagem figurativa de sua aparência física, na qual o povo pudesse identificar o Deus de Israel.

Os israelitas não entenderam, desde o princípio de sua chamada no Egito, a razão pela qual Deus não poderia ser identificado com imagens, pois, era um povo, ainda, sem uma comunhão íntima com Deus, o que levou posteriormente a exigir de Arão, irmão de Moisés, um bezerro de ouro a fim de adorá-lo, desprezando o Deus verdadeiro, advindo daí, a ira de Deus sobre os desobedientes.

Deus, no entanto, utilizou-se de um instrumento de madeira, de forma retangular (ARCA), não para ser adorada, mas como símbolo que evidenciava a presença Dele entre os Israelitas.

Símbolo este que faz referência ao corpo de Cristo, que é sua Igreja.
Análise bíblica, centrados nos elementos:

Arca = Nós somos esta arca pela qual o Espírito se manifesta.

Os membros do corpo de Cristo, genuinamente convertidos, são santuários do Espírito Santo - ( I Co: 6:19-20 ). Pág. 1745

Madeira = E assim como ela fora construída com madeira de acácia, a indicar sua transitoriedade, fragilidade, própria da madeira, cujos elementos constitutivos se corrompem com o tempo; nós, membros do corpo de Cristo, arca de Deus, depositários do seu Espírito Santo, estamos sujeitos as fraquezas, limitações, enfim, somos como a erva do campo que passa e já não há lembrança de sua existência (I Pe: 1:24).  Pág. 1939

A madeira, símbolo da natureza humana


Ouro = O ouro é símbolo da permanência, eternidade, segurança,     
             confiabilidade.

A arca era constituída de madeira de acácia. Sabemos que a madeira é perecível, algumas mais resistentes e outras menos. Deus sabia disto e providenciou um outro elemento natural que revestisse a madeira da arca, no caso, o ouro puro, isto é importante, não havia mistura do ouro com outros metais.
  
O ouro, símbolo do Espírito Santo.

Mas, graças a Deus, o qual mediante Jesus Cristo, nos concedeu o seu Espírito Santo, simbolizado no ouro puro que revestia a arca da aliança.

Disto decorre que a fragilidade humana, suas fraquezas, medos, inconstância, etc., é revestida da presença do Espírito Santo, o qual nos trás segurança, confiança, poder, autoridade, virtude, próprios do ouro puro, símbolo do seu Espírito, que em nós habita (Rm 8.26 )

Disto decorre que a arca não se destruiria com a ação do tempo, pois, o ouro impediria a corrupção da madeira.
Madeira e ouro estavam assim unidos, formando a arca da aliança.

VARA = CAJADO – AUTORIDADE – PASTOREIO

ARGOLAS = SIMBOLIZA  AROS – ALIANÇA – PACTO DE SANGUE

QUERUBINS DE OURO =       Representando a Santidade de Deus.

                                                        Eles estão também revestidos de Santidade

                                                        Nós estamos revestidos de Santidade
                                                        Somos os Anjos do Senhor.

VASO de Maná = Lembra a Provisão de Deus

VARA de Arão que Floresceu = Lembra dos Atos Poderosos de Deus

2 TÁBUAS = ( Dez Mandamentos ) Lembra da Importância da LEI como
   Padrão de SANTIDADE.

PROPICIATÓRIO Coberto de Ouro = O qual MOSTRAVA a Misericórdia REDENTORA de Deus diante do SANGUE ASPERGIDO.
( DERRAMADO )

A arca de Deus era um símbolo de sua presença entre os Israelitas. 
( Hoje a Igreja, VOCÊ e Deus quer falar ao Mundo através de Você )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥