16/12/2013

A morte do púlpito





A MORTE DO PÚLPITO
Igreja Evangélica Brasileira, Vive Uma Tragédia: Estão Destruindo Os Púlpitos, Trocando-os por Palcos.



LEITURA SELETA: Malaquias 1.6-7 “O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? E se eu sou amo, onde está o temor de mim? Diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível”.
João 2: 16b “Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio”.



TEXTO ÁUREO
Ezequiel 5:11 “Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, pois que profanaste o meu santuário com todas as tuas coisas detestáveis, e com todas as tuas abominações, também eu te diminuirei; e não te perdoarei, nem terei piedade de ti”.



Introdução:



EVANGELISMO OU O EVANGELHO PREGADO HOJE.
Nunca na história do cristianismo houve tanto desprezo pela pregação cristo-cêntrica, ou seja, Jesus como tema central, uma pregação preparada com esmero e preocupada com a correta interpretação das Escrituras. O púlpito tem sido substituído pelo altar dos “levitas” ou cantores que não tem nenhum vínculo espiritual, ou para os ”sacrifícios” campanhas para arrecadar fundos, mas parece mercadores da palavra de Deus do que para ajudar ao povo, são homens mercenários mercantilistas. (2 Tm 3:1-17). (Por favor leia este capitulo todo).

V 1.) O que o Apostolo Paulo está dizendo a esta geração? É que viria e já chegou tempos árduos, tempos dolorosos, tempos perigosos. Por quê? Porque a palavra é de Deus, os pensamentos são do homem, antigamente os Profetas e os Apóstolos falavam e viviam a palavra de Deus, hoje é comum o pregador falar e não viver o que está falando. Tipo os fariseus hipócritas que tanto o Senhor Jesus condenou suas praticas. MATEUS  23.13,25,27 “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. (No cristianismo de hoje, alguns pregadores são exatamente assim).
14 [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação. (Estão vivendo e pregado sua própria condenação, mas não tão nem ai, querem a fama e não pregar as verdades que liberta os cativos das garras do oprimidor, não sei se com medo de não ser reconhecido como um grande pregador).
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! “Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia”. 

Voltamos ao texto de 2 Tm 3.1-17.
Vers 2. A figura profética apresentada nos vv, 2-5 não está mostrando uma condição maligna de uma sociedade não-cristã, mas de uma geração corrompida, ou uma casa cheia de vasos uns para honra outros para a desonra. 2 Tm 2.20, que mostra que o cristianismo presente está em declínio, como prova a expressão “Tendo aparência de piedade v 5b”. 
Em 1 e 2 Timóteo e no livro de Tito, são apresentadas sete categorias de amantes:
(1)   Amantes de si mesmos, (2) amantes do dinheiro (v. 2; 1 Tm 6.10), (3) amantes dos prazeres, (4) amantes de Deus (v. 4), (5) amantes  do bem (Tt 1.8), (6) amantes dos maridos e (7) amantes dos filhos (Tt 2.4).
(2)   Há também duas categorias de pessoas que não amam: (1) os inimigos do bem e (2) os que amam a Deus (vv 3-4). Aquilo que alguém ama ocupa e possui todo o seu coração e até mesmo todo seu ser. Isto é crucial!  
Haverá dias de glorias e de vitorias no seio da igreja de Cristo, mas também haverá dias tenebrosos e de declínios dentro e fora dela e parece que esta profecia está sendo cumprida neste século e no vindouro, mas depende de homens que não seja amante do dinheiro, de si mesmo para mudar completamente os designíos pagãos de dentro da amada igreja do SENHOR JESUS O CRISTO.
A bíblia nos relata que o que estiver na base do declínio da igreja foi por causa da perda do primeiro amor para com o Senhor (Ap 2.4).

Para manter o padrão vitorioso da igreja de Cristo, temos que ser pessoas que amam a Deus e amam o bem que pertence à economia de Deus.

Muitos são poliglotas, se consideram reis da cocada preta, conferencistas e outros títulos, mais se esquece de serem embaixadores de Cristo.

Certa vez fui convidado para pregar em uma igreja e comigo também fora convidado um cantor muito famoso, é claro igreja lotou, eu e o cantor estávamos sentados lado a lado e, ele me falou: este povo veio aqui hoje só pra nos ver cantar e pregar peguei na sua mão e ali fizemos uma oração.
Quando o cantor pegou no microfone assim falou: “se vocês vieram aqui pra me ver cantar e o pastor pregar estão perdendo seu tempo, mas se vocês vieram aqui para ver Deus falar através dos hinos” (ou cantos) ou da pregação vocês são uns bem-aventurados, logo alguns não ficaram satisfeitos e fizeram caras feias, por que na verdade eles só estavam ali para matar o tempo e não ter uma mudança de vida, e só a palavra de Deus quando trazida pelo um homem de Deus, seja cantada ou pregada é que liberta o homem.
Contam-nos a biografia de um grande pregador que ele foi convidado para pregar e lhe perguntaram quanto tempo ele precisaria para pregar, ele respondeu: depende do que os ouvintes querem ouvir, se for uma historia eu lhes contarei em 20 minutos, se for sobre a minha vida eu lhes contarei em 10 minutos, mas se for pra falar do Cristo que me salvou eu levarei uma eternidade. (Hoje quando é pra ouvir um cantor as pessoas se esquecem das horas, mas quando se trata de ouvir a palavra de Deus estão constantemente olhando para o relógio).
Voltando ao pregador.
Foi lhe dado uma hora, ele começou a pregar, em meia hora as pessoas, homens, mulheres e as crianças choravam no meio da igreja e pedia, por favor, pregador pare de pregar, faça logo o apelo, pois não queremos ir para o inferno.
Aquele pregador pregava: Arrependei-vos e seja livre as vossas almas do fogo do inferno, naquela noite uma igreja lotado de pessoas que viveram uma vida toda pensando que estava convicto da sua salvação, ouvindo Deus falar entenderam que precisavam se converte.
Hoje a igrejas estão cheias de pessoas que pensam que é convertida, a espera de um embaixador do céu para falar-lhes que historias são contadas no jardim de infância, na igreja em cima do púlpito são pregada as verdades de Deus, não engodos nem enganos, aquele que crer será salvo e o que não crer será condenado.
Geralmente quem usa desses engodos são: mal-agradecidos, a Deus – irreconciliável Aquele que deu sua vida por ele – desleal, vivem em busca de ganhar dinheiro -  vivem obstinados por fama e outras coisas mais.
No v. 4 encontramos os amantes de si mesmos, do dinheiro e dos prazeres que são os inimigos do bem e de Deus.
Ou seja, eles pregam uma mera semelhança de fatos exterior sem uma realidade essencial que é, ter tido um encontro verdadeiro com Deus. Por isso falam de si mesmo ou para agradar a outrem.
Nisso falta a virtude verdadeira e uma pratica com influencia vivida, só assim o pregador pode expressão a vontade de Deus e não dele.
No v. 8 encontramos Janes e Jambres, segundo a tradição judaica, Janes e Jambres foram os mágicos  egípcios que se opuseram a Miosés Ex 7.11,22. E como tem Janes e Jambres, no seio da igreja.
N declínio das igrejas, a verdade é o alvo de ataque dos inimigos (com o nada a ver). Por isso que ela é quando falar as verdades de Deus o remédio para certas situações de doença e ruina, é disso que Deus precisa de homens para resgatar os doentes e consertar as ruinas de dentro das igrejas do SENHOR.
homens com Janes e Jambres,  foram desaprovados na fé não por falta de inteligência, mas por suas sensibilidades nos seus atos isto é ter modo de vida cristã.
Estes mesmos Janes e Jambres foram derrotados e anulados (Ex 8.18; 9.11).
No v.13) encontramos os impostares e ilusionistas, isto indica que o declínio da igreja presente se agravará, ou continua se não tomarmos uma posição em levantar homens como pregadores fiel a Deus.
v. 14) as coisas  que Timóteo aprendeu com o apostolo e das quais tinha certeza constituíam na porção vital do conteúdo do Novo Testamento, ou seja o que completava a revelação divina (Cl 1.25), por isso ele tinha uma porção prática de grande conhecimento do Novo Testamento.
Além do conhecimento do Novo Testamento, Timóteo tinha, desde a infância, um bom fundamento, ou seja, ele era alguém que fora plenamente aperfeiçoado e equipado para ministrar a palavra de Deus, não apenas para cuidar de uma igreja local, mas também para enfrentar o declínio da mesma que se agravava a cada dia.
v. 16) toda  a escritura é inspirada por Deus e é útil. Para confronta a morte, a corrupção e a confusão do declínio da igreja, é preciso pregar a vida eterna, as verdades divina ressaltando a necessidade do arrependimento, à vida eterna traga a morte dá suprimento de vida; a verdade divina substitui a vaidade da corrupção com a realidade de todas as riquezas divinas; e a sagrada Escritura dissipa a confusão e fornece a luz e a revelação divinas.
O apostolo Paulo ressaltou três verdades: (1) que a Escritura é a palavra de Deus, ou seja, o sopro de Deus. (2) que é o sopro de Deus. (3) o falar de Deus através do seu Espirito. Ninguém pode substitui estas verdades, temos que acender o nosso espirito para obter o fogo divino.
Como a corporificação de Deus Espirito, a Escritura é (a palavra de Deus), é também a corporificação de Cristo. Ele é a palavra viva de Deus (Ap 19.13).
Também encontramos a disciplina ou o castigo segundo a justiça; disciplinar ou castigar pelo elemento e condição da justiça; reprovação, refutação.
Corrigi o que está errado, encaminhar alguém à verdade ou vereda certa, e fazê-lo voltar ao estado correto.
v. 17) um homem perfeito e completo em qualificações. Ou habilitado, provido do é necessário, ou ainda preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥