Para a glória de Deus!

Para a glória de Deus!

24/12/2013

DESMASCARANDO O NATAL

O lado negro do Natal: Krampus

A lenda do Krampus nasceu na Europa,mais precisamente na região alpina européia.
E ele é o contrário do papai noel,não dá presentes e ainda as crianças que se comportam mal durante o ano ou são castigadas ou são colocadas dentro do saco do Krampus e levadas embora para sempre.
Há muitas imagens antigas em que a criatura bestial pode ser vista ao lado de Santa Klaus(tipo de papai noel europeu) e também podemos notar o terror nos olhos das crianças das imagens.
Mas é essa é uma lenda que com o tempo foi se perdendo,mas atualmente tem sido comemorada novamente e por incrível que pareça no mesmo local em que a lenda nasceu na Áustria,mas também é comemorado na Bavária,Eslovênia,Hungria,Republica Tcheca,Eslováquia,Croácia e em alguns lugares da Itália e Alemanha.
E segundo diz a lenda alguns demônios pisam na face terra nas primeiras semanas de dezembro e o Krampus é um deles para espalhar o terror e o medo e também escravizar crianças(além de acorrentá-las,colocá-las dentro de um saco e castigá-las).
Na Áustria a vinda do Krampus é comemorada a partir do dia 5 de dezembro e é chamada de Krampusnatch e reúne cerca de 200 a 1.000 participantes da festa,no qual os homens saem pelas ruas para assustar as crianças e dar algumas surras e adolescentes desavisados.
As pessoas chegam a pagar cerca de 2.000 reais em uma fantasia do Krampus e ela consiste em um par de chifres de cabra e um traje tradicional todos confeccionados com pele de ovelha.
Mas o que poucos sabem é que Krampus não é seu nome original,ele foi rebatizado pela Igreja Católica por volta do século V e seu nome era Perchta e antes de se tornar Krampus era uma deusa pagã da região alpina que aparecia sob duas formas com uma mulher extremamente branca e sedutora ou como um demônio em farrapos imundos,visitava asa casas para saber se as provisões e colheitas de algodão estavam boas e protegia alguns rebanhos de ovelhas e tinha até uma festa que era comemorada no dia 6 de janeiro para celebrar as colheitas,mas como disse antes o demônio foi rebatizado e incorporado ao calendário cristão com o nome de Krampus.
Pelznickel
Aqui no Brasil também temos uma celebração parecida e acontece em algumas cidades de Santa Catarina,mas de uma forma mais branda,com o nome de Pensinique ou Pelznickel e é muito parecido com o homem do saco,pois aparece na época do natal com seu saco para levar as crianças más embora ou para tirar apetrechos de dentro dele,dos quais aterrorizam as crianças, e sua aparência é a de um velho maltrapilho,com cabelos de palha e com uma saco de juta que carrega em suas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥