23/06/2013

As três leis espirituais

“Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum." (ROM. 16:15) 

A existência de três leis espirituais básicas é um fato de compreensão simples, mas transformado em muitas heresias no meio cristão. 

A primeira é a LEI DO PECADO E DA MORTE . Esta nasce conosco, foi transmitida de Adão a todos os seres humanos (Rm. 5:12). Enquanto não experimentarmos uma libertação em Cristo, vamos ser obrigados a pecar, mesmo que não queiramos. O apóstolo Paulo fez quatro observações básicas sobre ela na carta aos Romanos: 

1. Esta lei escraviza o homem no pecado : "Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros" (Rom. 7:23) 
2. Esta lei triunfa sobre o desejo carnal do homem em fazer a vontade de Deus: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora se eu não faço o bem que quero, já não o faço eu, mas o pecado que habita em mim." (Rom. 7: 19-20) 
3. O homem que viver regido por esta lei está sob condenação eterna: "Porque se viverdes segundo a carne, morrereis; mas se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Rom. 8: 13) 
4. Só uma real experiêcia de conversão pode livrar o homem do domínio desta lei: "Porque a lei do Espírito de Vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Rom. 8:2) 

Uma compreensão carnal e herética desses pontos, conduz muitos a pensar que o pecado é normal na vida de um cristão. Muitos alegam: "Paulo disse que o bem que ele queria não fazia e o mal que não queria fazia". Observe bem que esta é uma experiência de Paulo sem a conversão. O Paulo perdido está em Romanos 7, o Paulo convertido está em Romanos 8. 

A segunda é a LEI DAS ORDENANÇAS . Deus constituiu a LEI DOS MANDAMENTOS, que não é somente a conhecida tábua dos dez mandamentos, mas uma série de ordenanças que podem ser lidas nos livros do Pentateuco. O texto abaixo define bem a finalidade dessa lei e seu tempo de existência: 

"Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado , para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei , e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." (Gal. 3: 19-25)


A lei do mandamentos ou das ordenanças demonstrou que o homem não pode fazer a vontade da Deus sem se alimentar da Árvore da Vida (Jesus). Ninguém conseguiu cumprir a lei dos mandamentos, apenas Jesus. É impossível alguém agradar a Deus sem uma experiência real com Jesus. Por isso, Deus extinguiu a Velha Aliança e estabeleceu uma Nova Aliança com os homens: 

"Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus." (Heb. 7: 19)
"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gal. 2: 16)


A vida cristã é essencialmente a vida de Cristo em nós, portanto uma vida de profunda santidade. Quando fujimos dessa realidade neo-testamentária, passamos a estabelecer ordenanças religiosas, segundo os preceitos dos homens, sem qualquer valor para Deus e resultando invariavelmente em hipocrisia. 

A terceira é a LEI DO ESPÍRITO DE VIDA EM CRISTO JESUS. Alguns textos são suficientes para compreendermos esta lei com profundidade: "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Rom. 8: 1-2) 

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gal. 5: 16-18)

"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Ef. 2: 5-10)


Através da cruz, o Pai abriu o acesso à Árvore da Vida (Jesus). O homem que se alimentar dela, viverá. A Lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus é a restauração da criação. Mandamentos fazem remendos, mas o Espírito conduz o homem ao novo nascimento, e este sendo de novo gerado, agora por uma semente santa, passa a viver a vontade plena de Deus. 

"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." I João 3: 8-9 

A vida cristã fundamenta-se nos princípios da Nova Aliança. É algo muito profundo, pois a cruz não faz uma mudança superficial no homem, não faz melhoras, mas mata-o e o ressuscita em novidade de vida (Rom 6). O homem não passará a viver por regras, mas pela vontade revelada. Não há espaço para alguém imaginar que a Graça Redentora é inferior às exigências da lei, muito pelo contrário, no sermão do monte (Mat. 5 a 8), Jesus deixa claro que a cruz produz algo impossível a qualquer outro meio. 

Vejamos mais alguns pontos abrangentes:

1. Em relação às inclinações carnais

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gal. 5:24 

"QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" Rm. 6:1-2

2. Em relação ao velho homem

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Rm. 6:6

3. Em relação ao pecado

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29

4. Em relação ao mundo

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Gálatas 6:14 

No meio dos cristãos sempre vamos ter os falsos e os verdadeiros. Temos opção de escolher a quem imitar, se aqueles que estão pervertendo a verdade ou aqueles que estão verdadeiramente buscando agradar ao Senhor. A liberdade cristã significa a vitória sobre o pecado. O cristão não precisa de regras para ser puro, pois o novo nascimento em Cristo gera uma atitude de só desejar as coisas celestiais. Esta é a verdadeira liberdade. 

“Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.” Hebreus 6:12 
“SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”. Efésios 5:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥