09/06/2013

HOMENAGEM AOS PASTORES: PASTORES(AS) SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

O profeta Jeremias, freqüentemente chamado "o profeta chorão", e que por mais de 40 anos de ministério anunciou a mensagem de Deus ao povo, afirma, entre tantas outras, uma promessa extraordinária e que deve trazer esperança ao nosso coração:"Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”. (Jeremias 3: 15). – “DAR-VOS-EI PASTORES” - "Segundo o meu coração".
Essencialmente, não há exercício do ministério sem chamada e vocação de Deus. Entendemos que o coração de Deus está envolvido com a Igreja e, para que haja este mesmo envolvimento por parte do homem, é imprescindível a convicção da chamada.
Vejamos a escolha e vocação de Deus na vida do 'Apóstolo Paulo. "Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. " Atos 9: J 5,16.
DAR-VOS-EI PASTORES SEGUNDO O MEU CORAÇÃO - "Que vos apascentem".
A palavra "Pastor" se deriva de uma raiz - "ro`eh” - no hebraico e "poimen" - no grego, cujo sentido é "protetor", sendo esta a idéia central de um pastor: proteger as ovelhas do mal.
Algumas características da função pastora1: Pastor é aquele que guia, orienta, ensina, disciplina, protege, admoesta, exorta, aconselha, apascenta e cuida das ovelhas, procurando conduzi-Ias sempre às veredas da justiça e deve ser exemplo moral e espiritual para todas elas: "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus. a qual ele comprou com o seu próprio sangue. " Atos 20:28.
DAR-VOS"EI PASTORES SEGUNDO O MEU CORAÇÃO QUE VOS APASCENTEM - "com conhecimento e inteligência".
Para cuidar do rebanho de Deus é preciso conhecer o Deus do rebanho. "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor ... (Jeremias 9:23,24 a.)
Inteligência (sabedoria) - Cuidada pessoal e com a doutrina - "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina ...” I Timóteo 4:16 a. A vida pessoal deve ser bem cuidada e a sã doutrina é inegociável, assim como a pregação genuína da Palavra.
Padrão. dos fiéis - ...torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. ( I Timóteo 4: 12b). Ser exemplo e modelo de vida padrão dos fiéis - diante da Igreja e diante do mundo! .


Dez Características de um Pastor Segundo o Coração de Deus
1. Auto entrega.
"O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10.11). O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de como se age com pessoas, mesmo cheio de problemas - e até fazendo oposição ao ministério, como foi o caso dos coríntios. A eles Paulo escreveu: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amado?" (II Coríntios 12.15).
2. Preocupação com a restauração de cada um individualmente.
"Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixa para ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta, do que pelas noventa e nove, que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos" (Mateus 18.12-14).
3. O pastor segundo o coração de Deus sempre ha de se considerar um servo, dando toda a honra a Cristo Jesus.
4. Não age como dominador sobre o rebanho, antes serve como um exemplo:
"Nem como dominador dos que te foram confiados, antes te torna modelo do rebanho” (I Pedro 5.3).
5. Busca ao Senhor para saber a sua vontade:
"Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscam ao Senhor; por isso não prosperam, e todos os seus rebanhos se acham dispersos” (Jeremias 10.21).
6. Não apascenta a si mesmo:
"Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores que apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos de lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas" (Ezequiel 34.2-3).
7. Apascenta as ovelhas:
"A fraca fortalece, a doente cura, a quebrada não liga, a desgarrada torna a trazer e a perdida busca” (Ezequiel 34.4). Visita e não deixa os fracos na sua fraqueza, e os feridos recupera. Vai atrás dos que estão se afastando. Mesmo muito ocupado, sempre acha tempo para atender aos que necessitam de cuidado. Pastoreia os que o amam e nunca as depreza!
8. Não exerce domínio DE DITADURA sobre o rebanho:
"Mas dominais sobre elas com rigor e esquece que também é pastor das ovelhas que lhe são contrárias. dureza" Ezequiel 34:4b. Sabe que não é dono, mas pastor das ovelhas de Cristo. "Não como dominadores sobre o rebanho..." (I Pedro 5.3). 
9. Não quer ter a primazia:
"Escrevi alguma coisa à Igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida" (III João 9). Pratica a liderança servidora (II Coríntios 4.5). Não é obstinado pelo poder (III João 9).
10. Dá acolhida na igreja a pessoas que não o apoiam III João 9b.

"As minhas ovelhas se espalham, por não haver pastor, e se tomaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure, ou quem as busque"

Milton Rabayoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥