20/05/2014

TRÊS MUDANÇAS QUE PRECISAM SER FEITAS PARA UMA VIDA VITORIOSA


Efésios 4:17-32 / 17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, NA VAIDADE DA SUA MENTE. 18 Entenebrecidos no entendimento, SEPARADOS DA VIDA DE DEUS PELA IGNORÂNCIA QUE HÁ NELES, PELA DUREZA DO SEU CORAÇÃO; 19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; 22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 
INTRODUÇÃO
O apostolo Paulo faz uma exortação aos cristãos de efésos: “não mais” devem viver como antes. Enquanto cristãos vivem “em uma nova vida”, “no Espírito”, “no amor”, “no Senhor”. E o apostolo Paulo coloca um verbo em nossa vida cristã, para que ela seja vitoriosa “ANDAR”, e o significado desta palavra nos leva a ação, pois é uma nova maneira de viver, de agir de pensar e de falar, a palavra andar nos leva a ações comportamentais que nos conduzem a uma vida cheia de frutos e as bênçãos do Senhor superabundam em nossas vidas. E esta ação de fé faz com que haja um diferencial das pessoas vencedoras das fracassadas. A fé sem ação se torna uma fé morta, a fé que não provoca mudanças na vida é nula. A fé deve ser acompanhado de ações certas, pensamentos certos e linguagem profética, caso contrário, pessoas que se dizem cheias de fé, não obterão êxito. Uma coisa que é necessário chamar a atenção é que o comportamento que não é moldado e direcionado pela Palavra, vive apenas uma religiosidade aparente, são apenas rituais, e as pessoas muitas vezes se tornam pessimistas demais, e tem auto-estima muito baixa, justamente porque ainda estão vivendo o velho homem carnal, não se revestiram do Espírito Santo de Deus. Diante disso é que precisamos estar atentos ao que devemos mudar em nossas vidas e principalmente em nossa fé. As pessoas se caracterizam de três maneiras:
· Comportamentos moldados pelo seu ego
· Comportamentos moldados pelo mundo: mídias (TV, jornal., revistas, radio), modismos e influencias diversas
· Comportamento moldado pela Palavra de Deus
E o que faz a grande diferença na vida do Cristão? Quando seus Comportamentos os levam a ter atitudes, pensamentos e linguagens que são moldados pela Palavra de Deus, pois assim será conduzido ao crescimento espiritual, pessoal, familiar, profissional, nos seus relacionamentos, etc.
Por isso é que devemos fazer mudança em nossa vida e na nossa fé, pois estas mudanças serão um fator importantíssimo para nos levar a vitoria.

Vejamos algumas lições sobre atitude que podem mudar as nossas vidas:
1 – PRIMEIRO COMPORTAMENTO QUE PRECISA SER MOLDADO PELA PALAVRA E NECESSITA SOFRER MUDANÇA DE ATITUDE: SUAS EMOÇÕES
VV17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, NA VAIDADE DA SUA MENTE. 18 Entenebrecidos no entendimento, SEPARADOS DA VIDA DE DEUS PELA IGNORÂNCIA QUE HÁ NELES, PELA DUREZA DO SEU CORAÇÃO; 19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. ...vv31 TODA A AMARGURA, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 

I – ATITUDES ERRADAS QUE PRECISAM SER MUDADAS 
São as nossa emoções que nos fazem perder o equilíbrio, a centralidade, o raciocínio, as idéias. Como diz o apostolo Paulo faz com que andemos na vaidade da nossa mente, sem entendimento e endurece o nosso coração. As primeiras coisas a serem mudadas são as atitudes erradas que temos, precisamos fazer um auto exame para não cairmos nas armadilhas do diabo, pois as atitudes erradas também farão a diferença entre o sucesso e o fracasso. Que atitudes são estas?
Atitudes desagradáveis são capazes de causar muitos danos a quem as apresenta e a quem está ao redor:
18 ...SEPARADOS DA VIDA DE DEUS PELA IGNORÂNCIA QUE HÁ NELES, PELA DUREZA DO SEU CORAÇÃO; ...17NA VAIDADE DA SUA MENTE. ...se entregaram à dissolução, 31...TODA A AMARGURA, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Paulo aqui fala dos gentios mais aconselhando os cristãos de Éfesos, a andarem de forma diferente. Uma pessoa que é controlado por sua emoções não tem:

1. INCAPACIDADE DE ASSUMIR QUE ERROU – Quantas pessoas que conhecemos que tem dificuldade de assumir que errou, de pedir desculpas, de se redimir. Pessoas assim te um sentimento de auto-justiça própria, sempre acham que estão com a razão em tudo. Todos estão sujeitos a falhar, a errar, ninguém esta livre deste mal infelizmente. Porém este tipo de pessoa esta sempre culpando alguém pelo próprio fracasso, e não assumem seus erros, cuidado para que seu coração não se torne um coração orgulhoso. Detalhe não adianta apenas assumir os erros, tem que assumir e mudar, em nome de Jesus.

2. INCAPACIDADE DE PERDOAR – o perdão é um ato totalmente divino e quando o homem perdoa ele fica mais parecido com Deus. Porém sabemos que infelizmente existem pessoas que vivem cheio de amargura e rancor, e guardam por anos ressentimento e magoa de alguém, porém isto só faz mal para ela mesma, adoece a alma, a mente e fisicamente. Existem pessoas que sofrem de doenças psicossomáticas cujo o principio de tudo esta em seu desequilíbrio emocional, conseqüência da amargura em seu coração. Por isso quer ser curado? Libere o perdão, perdoar é virar a pagina do passado, para começar a escrever uma história de vitoria.
3. CORAÇÃO INVEJOSO – Se preocupa mais com os outros do que com ele mesmo. Não fica feliz com a felicidade alheia. Uma das melhores coisas que sentimos em nossas conquistas é poder compartilhar com as pessoas que nos amam a nossa alegria. É bom percebermos no semblante a alegria de alguém que participa do nosso gozo. Por outro lado, é terrível sentir olhos invejosos diante do que conquistamos. Especialmente quando isso acontece entre irmãos. Os que são assim estão à beira da morte espiritual (se já não estiverem mortos), pois a inveja traz danos à vida espiritual. De que forma a inveja adoece a vida espiritual? Queridos um antídoto para a inveja é se alegrar com a conquista dos seus irmãos, pois com certeza Deus também tem bênçãos apara sua vida.

4. CORAÇÃO INDIVIDUALISTA – Tendência a não pensar senão em si. Tendência para a independência e para a definição de objetivos particulares em detrimento de objetivos coletivos. Quer ser o centro de tudo, e não admite que as coisas não sejam feitas da sua maneira. Se não for do jeito dela(e) não está bom, são pessoas que somente pensam em si.

5. SEMEAR CONTENDAS ENTRE IRMÃOS - existem algumas pessoas que tem prazer em semear discórdia, em ver as outras pessoas infelizes, em ver o circo pegar fogo, estão sempre fazendo uma fofoquinha, jogando uma palavra para causar discórdia entre amigos, irmãos estão sempre desestabilizando as pessoas e o pior sempre estão dizendo, “eu não ia falar não mas”, “que não fizeram nada”, “e que apenas estavam tentando ajudar”, falam mal de todo mundo. Deixa eu falar uma coisa para você Deus abomina pessoa que semeiam contenda (Pv 6, 19), se não sabe como ajudar fique quieto.

6. DUPLICIDADE DE ATITUDES – pessoas que agem com fingimento, com falsidade, com hipocrisia, na frente é uma coisa e por trás é outra, pessoas que não tem coragem de serem autenticas, verdadeiras. O mal precisa ser eliminado enquanto há tempo.

7. COVARDIA – Pessoas covardes são aquelas que não têm coragem de enfrentar a vida de frente, não consegue enfrentar as pessoas e as coisas de frente, e por isso estão sempre fugindo, se escondendo ou vivendo de aparência e fingimento. Muitas vezes o covarde se torna hipócrita. Este tipo de pessoa precisa de libertação espiritual.
A causa do sucesso ou do fracasso de qualquer coisa na vida são conseqüência do equilíbrio emocional e de uma mente controlado pelo Espírito Santo de Deus. v20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
· ARMA ESPIRITUAL:
· DOMÍNIO PRÓPRIO; AUTOCONTROLE; TEMPERANÇA - Controlo que um indivíduo tem de si mesmo. - Comedimento, moderação. Nossas emoções somente poderão ser controladas se usarmos armas espirituais que Deus coloca a nossa disposição, pois o autocontrole é um fruto do espírito – Gl 5,22,23 
· CONSELHO ESPIRITUAL
· GUARDA O TEU CORÇÃO – você precisa cuidar do seu interior, para não ser contaminado por palavras e, pensamentos que te levam a cair em tentação. Pv 4,23. Com isso temos que usar de autoridade espiritual, pois temos que ter a mente de Cristo e somos templos do espírito santo de Deus e devemos declarar no mundo espiritual que não permitiremos que o inimigo atinja nossa força física, mental e espiritual.

2 - SEGUNDO COMPORTAMENTO QUE PRECISA SER MOLDADO PELA PALAVRA E NECESSITA SOFRER MUDANÇA DE ATITUDE: SEUS PENSAMENTOS (SUA MENTE)
VV22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

· DESPOJAR-SE DO VELHO HOMEM – v22 - Hábitos de pensar e agir conforme sua natureza corrupta. Tirar, como tirando roupas sujas, enfatiza a responsabilidade pessoal de mudança. A grande questão é realmente viver em novidade de vida, é não deixar o velho homem ou a velha mulher ressuscitar. Viver com os mesmos hábitos passados é estar fadado ao fracasso, por isso é preciso se despojar do velho homem, pois se estamos em Cristo, nova criatura somos. Manias velhas, pensamentos velhos, atitudes velhas e pecaminosas, das murmurações, sentimento pessimistas e negativos. Você tem que andar em novidade de vida. Como você quer viver coisas novas na sua vida se você continua sendo a velha mulher e o velho homem de sempre, Deus não está no controle da sua vida. 
CONVERSÃO É MUDANÇA DE RUMO, MUDANÇA DE VIDA. Queridos você precisa realmente viver tudo novo em sua vida. Como?

· RENOVE OS SEUS PENSAMENTO v23 – Uma das batalhas que o cristão trava é na sua mente, nos seus pensamentos, pois é onde forma conceitos, juízos, raciocínios, é a fonte dos seis pensamentos. E é necessário substituir a maneira de pensar de dúvida, incredulidade, ansiedade por fé e confiança. A mente do ser humano é bombardeada com palavras de duvida, incredulidade contra Deus e sua obra, sendo assim é preciso guardar a mente daquilo que é mal, negativo. Ocupar a sua mente com pensamentos que gerem frutos e te leve a vitoria. Reter pensamentos de benção e vitoria. Os pensamentos podem levar você para a vitoria ou te encarcerar no pecado e na derrota, pode liberar as emoções ou aprisionar na dor, na depressão. Renove seus pensamentos

· SE REVISTA DO QUE É NOVO – v24 – tenha uma atitude positiva se revista do que é novo, é começar a fazer e olhar para as coisas de forma diferente, as pessoas vivem oprimidas por causa dos pensamentos negativos. Se revestir do que é novo é encher a sua vida de fé. O cristão precisa começar a desafiar e enfrentar toda e qualquer situação que cause dano a ele ou a outra pessoa, pois do que adianta conhecer a verdade se não se revestir dela e crê que ela funciona. Enfatizar a Palavra da verdade sobre sua vida. Muitos não vivem uma vida cheia de vitoria, porque crêem mais na mentira do que na verdade.

· DEIXA UMA VIDA DE MENTIRA v25 – toda e qualquer mentira é um laço para a queda do homem. Vemos que o mais triste é que o ser humano ama mais a mentira do que a verdade. A mentira tem origem satânica, pois satanás é chamado o pai da mentira. Muitas pessoas vivem mentindo, mentindo para tirar vantagens, mentindo para esconder seus erros, e não se esqueça que uma mentira sempre gera outra. São muitas as situações que o ser humano é tentado a mentir, e se queremos uma vida nova comecemos pela verdade. A verdade faz parte da arma do cristão e a verdade não tem medo da luz. Pois aqueles que constroem suas vidas no alicerce da verdade, serão bem sucedidos.

3 – TERCEIRO COMPORTAMENTO QUE PRECISA SER MOLDADO PELA PALAVRA E NECESSITA SOFRER MUDANÇA DE ATITUDE: SUA LINGUAGEM
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Nossa percepção determina nossos pensamentos, que determinam nossa linguagem, que determinam nossas opções, que determinam nossa conduta (modo de agir), que determinam nossos resultados, que realimentam nossa percepção!
Transforme-se no anjo das boas notícias (não divulgue episódios negativos e repita muitas vezes fatos positivos!).
APRENDA QUE A NOSSA LINGUAGEM PRECISA SER TREINADA: E COMO FAZEMOS ISSO?
ANDAR COM PRUDÊNCIA - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe

· SELECIONE SUAS AMIZADES - que tragam alguma “contribuição” a seus propósitos (cada um é responsável pelo ambiente e pelas pessoas que o cercam). Fuja do grupo de pessoas cuja principal função é propagar más notícias. Selecione suas amizades para não se corromper, temos que tomar cuidado com supostas amizades que nos trazem prejuízo, moral, emocional, espiritual e social. Se envolva com pessoas que verdadeiramente honram a Deus em todos os sentidos e que trazem benefícios morais, espiritual, emocionais e sociais.

· SE PROTEJA DAS MÁS NOTICIAS – Existem pessoas que se aproximam de você somente para trazer noticias ruins e proferem palavras malditas. Cuidado com as notícias que chegam aos seus ouvidos – Queridos cuidado com aqueles que tentam envenenar sua fé: com intrigas, fofocas, calunias ou pessoas que falam daquilo que não lhe diz respeito.

· NÃO SE CONTAMINE MUDE O RUMO DA CONVERSA – Queridos não se alimente de veneno se não você vai morrer espiritualmente e vai ficar com o caráter deformado, por isso quando começarem a falar mal de alguém, ou falarem daquilo que não lhe interessa, ou tentarem fazer alguma intriga, mude de conversa se não adiantar sai fora. Não dá para conceber pessoas que dizem que louvam a Deus e amaldiçoam o seu próximo, ou está assentado na roda dos escarnecedores.

· CONTROLE SUAS PALAVRAS – seja rigoroso em seu modo de se referir ao cotidiano (somente ficar reclamando). Fazer comentários desnecessários e fora de hora. Às vezes são as próprias pessoas que acabam afastando sua família de Deus e conseqüentemente da igreja, pois muitos se sentam a mesa para servir os irmãos a batatinha frita, o pastor com entrada principal, sempre está apontando as imperfeições ou falando de coisa que não se deve. Pergunto-te que proveito tem estes comentários para Reino. Eles auxiliam na resolução dos problemas, te respondo não. Mais exercem uma influência negativa sobre você e os demais ouvintes?

· UTILIZA SUAS PALAVRAS PARA O BEM – mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Dependendo como utilizarmos podemos construir ou destruir relacionamentos. E se alguém realmente deseja ser vitorioso na vida e praticar a vida cristã precisa aprender a utilizar com sabedoria as palavras. Pv 18,21. Abençoe e não amaldiçoe, se alguém tiver que mudar, mude você. Habitarão no tabernáculo do Senhor: Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração Aquele que não difama com a sua língua, não faz mal e nem aceita afronta contra ao seu próximo, aquele cujos olhos, não desprezam o degredado de conduta reprovada; mas honram os que temem ao Senhor. Aquele que não empresta o seu dinheiro com avareza, e nem recebe suborno contra inocente. Quem faz isto, nunca será abalado.

CONCLUSÃO
VV20 - Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Tenhamos humildade e o quebrantamento necessários para reconhecer que precisamos mudar e a atitude de fé e coragem é o principal para poder iniciar uma mudança em sua vida então, MUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥