Para a glória de Deus!

Para a glória de Deus!

21/05/2014

VENCENDO AS DECEPÇÕES


O DESAFIO DE VOLTAR A CONFIAR
Jr 17, 5 Assim diz o SENHOR: MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM, E FAZ DA CARNE O SEU BRAÇO, E APARTA O SEU CORAÇÃO DO SENHOR! 6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 BENDITO O HOMEM QUE CONFIA NO SENHOR, E CUJA CONFIANÇA É O SENHOR. 8 PORQUE SERÁ COMO A ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS, QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO, E NÃO RECEIA QUANDO VEM O CALOR, MAS A SUA FOLHA FICA VERDE; E NO ANO DE SEQUIDÃO NÃO SE AFADIGA, NEM DEIXA DE DAR FRUTO. 9 ENGANOSO É O CORAÇÃO, MAIS DO QUE TODAS AS COISAS, E PERVERSO; QUEM O CONHECERÁ? 10 EU, O SENHOR, ESQUADRINHO O CORAÇÃO E PROVO OS RINS; E ISTO PARA DAR A CADA UM SEGUNDO OS SEUS CAMINHOS E SEGUNDO O FRUTO DAS SUAS AÇÕES.

 INTRODUÇÃO
Você já se decepcionou com alguém? Eu já. Mas o fator decepção em si não é o ponto final. Mas o efeito devastador da decepção quando decidimos levá-la adiante, durante dias, às vezes meses ou anos.
SABEMOS QUE A DECEPÇÃO FAZ PARTE DA VIDA DE CADA UM DE NÓS. DECEPCIONAR-SE, NA VERDADE, É DEIXAR-SE SURPREENDER PELO COMPORTAMENTO DE ALGUÉM, DE QUEM ESPERÁVAMOS OUTRA ATITUDE NUMA DETERMINADA SITUAÇÃO.DIARIAMENTE VEJO PESSOAS TÃO ARRASADAS POR DECEPÇÕES COM FILHOS, PARENTES, ESPOSO OU ESPOSA, SÓCIOS, AMIGOS, IRMÃOS, IGREJA, PASTORES E O QUE PERCEBO É QUE ELAS SE MOSTRAM TOTALMENTE SURPREENDIDAS POR ESTES FATOS E, CHOCADAS, ENTREGAM-SE AO SENTIMENTO DE DOR, COMO SE FOSSE ALGO EXTRAORDINÁRIO, INESPERADO, INUSITADO. ESPERAMOS DEMAIS DAS PESSOAS, ACREDITAMOS DEMAIS, IGNORAMOS A SUA NATUREZA HUMANA. JÁ VI PESSOAS DESISTIREM DA FÉ PORQUE SE DECEPCIONARAM COM UM IRMÃO DA IGREJA, COM O PASTOR, COM O MARIDO, COM A AMIGA. JÁ VI PESSOAS PENSAREM EM MORRER POR UMA TRAIÇÃO. JÁ VI PESSOAS ADOECEREM POR QUE AJUDARAM ALGUÉM E FORAM VÍTIMAS DA INGRATIDÃO, DA TRAIÇÃO, DA MENTIRA, DO ROUBO, DA CALÚNIA.DECEPÇÃO COMO SUPERÁ-LA? VAMOS OBSERVAR PRIMEIRO NA BÍBLIA PESSOAS QUE SE DECEPCIONARAM, O PORQUÊ DE NOS DECEPCIONARMOS, O QUE A DECEPÇÃO GERA EMOCIONALMENTE, O DESAFIO DE VOLTAR A CONFIAR NOVAMENTE, E ALGUNS PRINCÍPIOS PARA VENCERMOS A DECEPÇÃO. 
1. QUATRO EXEMPLOS DE DECEPÇÃO NA BÍBLIA – v5 Jr 17, 5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
A BÍBLIA ESTÁ CHEIA DE HISTÓRIAS DE DECEPÇÕES ENTRE PESSOAS E ATÉ MESMO ENTRE PESSOAS E DEUS. EIS ALGUMAS DAS DECEPÇÕES QUE MARCARAM AS VIDAS DE MUITAS PESSOAS.
1. AGAR AMAVA A ABRAÃO, PORÉM SE DECEPCIONOU, Agar chegou a lhe dar um filho. No entanto, instigado por Sara, sua também esposa, ele se separou de Agar,EXPULSANDO-A DE CASA. No meio do deserto, para onde teve que fugir com o filho menor, Agar chorou e orou muito. Deus viu a sua dor e fez dela uma nova mulher (Gênesis 21.9-21).
2. SAMUEL ERA UM PROFETA E SACERDOTE POR SEU POVO, PORÉM SE DECEPCIONOU COM A INGRATIDÃO DO POVO - ASSIM MESMO, DEPOIS DE TANTOS SERVIÇOS PRESTADOS, OS ISRAELITAS LHE PEDIRAM QUE LHES ESCOLHESSE UM REI, QUE NÃO FOSSE ELE, NEM SEUS FILHOS. O PEDIDO O DEIXOU ENORMEMENTE DECEPCIONADO. AS PALAVRAS COM AS QUAIS QUISERAM DESCARTAR SEUS LÍDERES FORAM DOLOROSAS: "Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações" (1Samuel 8.5). Deus o consolou, dizendo que não era ele a quem o povo rejeitava, mas ao próprio Deus (1Samuel 8.4-22).

3. DEPOIS DE UMA VITÓRIA MILITAR, DAVI VOLTOU PARA CASA, A FIM DE COMPARTILHAR SUA ALEGRIA. PORÉM SE DECEPCIONOU - O rei retornou dançando diante de Deus e na presença de homens e mulheres. TOMADA PELO CIÚME, SUA ESPOSA O REPREENDEU PUBLICAMENTE. Foi mútua a decepção; sua esposa, Mical, decepcionou-se por causa do ciúme; Davi decepcionou-se por causa da falta de compreensão dela. Os dois se separaram (2 Samuel 6.14-23).
4. PAULO TEVE MUITOS AUXILIARES – SE DECEPCIONOU COM OS AMIGOS - Alguns deles, como Fígelo e Hermógenes (2 Timóteo 1.15), Demas (2 Timóteo 4.10) e João Marcos (Atos 15.37) o ABANDONARAM, INFLIGINDO MUITO SOFRIMENTO AO APÓSTOLO. VIRA E MEXE APARECEM PESSOAS QUE DIZEM QUE ESTÃO CONOSCO PARA O QUE DER E VIER E DERREPENTE SEM EXPLICAÇÃO, SEM MOTIVOS APARENTES, SEM MAIS, SEM MENOS NOS ABANDONAM.
AS DECEPÇÕES DESTES HOMENS E MULHERES NOS AJUDAM A FAZER UMA ANATOMIA DE NOSSAS PRÓPRIAS DECEPÇÕES.
2. PORQUE NOS DECEPCIONAMOS? v5 Jr 17, 5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, E FAZ DA CARNE O SEU BRAÇO, e aparta o seu coração do SENHOR!
SÓ SE DECEPCIONA COM AS PESSOAS QUEM SE RELACIONA COM AS PESSOAS. Quem não quer se decepcionar não deve se relacionar, mas esta hipótese não é possível. Não há como reduzir a zero os nossos relacionamentos. Em lugar de fugir das pessoas, precisamos aprender a como nos relacionar com elas e verificar como nos temos comportado. COMECEMOS POR PERGUNTAR: POR QUE NOS DECEPCIONAMOS?
1. TEMOS UMA VISÃO ERRADA DA NATUREZA HUMANA - Nós nos decepcionamos porque temos uma visão errada da natureza humana, AO NOS ESQUECERMOS QUE DECEPCIONAR É DA CONDIÇÃO HUMANA. Devemos nos lembrar que em nós não há bem nenhum. DEUS NOS ENSINA A NOS RELACIONAR COM OS HOMENS, MAS NÃO A CONFIAR NELES. O desafio de Jeremias pode não ser politicamente correto, mas é correto em todos os outros níveis, ao declarar: Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força" (Jeremias 17.5a,b).AGAR SE DECEPCIONOU COM ABRAÃO, PORQUE SE ESQUECEU DO QUE SARA PODIA FAZER, POR CAUSA DO SEU CIÚME, E DO QUE ABRAÃO PODIA EXECUTAR, POR CAUSA DA SUA FRAQUEZA. MESMO AQUELES QUE SÃO GERALMENTE PESSOAS BONDOSAS FRACASSAM E DECEPCIONAM, VOLUNTÁRIA OU INVOLUNTARIAMENTE.
2. ESPERAMOS DEMAIS DAS PESSOAS - UM DOS COMPORTAMENTOS PRODUTORES DE DECEPÇÃO É A EXPECTATIVA ERRADA ACERCA DOS OUTROS. ÀS VEZES, NA VERDADE, QUEREMOS SER SERVIDOS OU AFAGADOS PELAS PESSOAS. NESTE TRAJETO, IDEALIZAMOS AS PESSOAS, IDEALIZAMOS OS RELACIONAMENTOS, ACABAMOS ESPERANDO DEMAIS DAS PESSOAS, ESPERANDO DELAS O QUE NÃO PODEM DARHÁ PAIS QUE ESPERAM DEMAIS DOS SEUS FILHOS. HÁ FILHOS QUE ESPERAM DEMAIS DOS SEUS PAIS. HÁ PASTORES QUE ESPERAM DEMAIS DA SUA IGREJA, COMO HÁ IGREJA QUE ESPERA DEMAIS DE SEUS PASTORES, E ASSIM POR DIANTE.EXPECTATIVA ELEVADA É MÃE DE UMA FRUSTRAÇÃO ELEVADA. NÃO PODEMOS ESPERAR QUE O NOSSO PRÓXIMO (MESMO O MAIS PRÓXIMO) SUPRA O QUE, POR DEFINIÇÃO, NÃO PODE SUPRIR.
3. ESTAMOS SEMPRE ESPERANDO A GRATIDÃO DE ALGUÉM. SÓ DEZ POR CENTO DAS PESSOAS A QUEM SOCORREMOS, AJUDAMOS E AMAMOS NOS SOCORRERÁ, NOS AJUDARÁ E NOS AMARÁ. O SENTIDO DE GRATIDÃO É UMA EXCEÇÃO ESPIRITUAL, NÃO UM COMPORTAMENTO NATURAL. QUANDO SÓ VOLTARAM PARA AGRADECER UM DOS DEZ LEPROSOS QUE CURARA, JESUS, QUE CONHECIA A ALMA HUMANA, MOSTROU AOS SEUS DISCÍPULOS O QUE É A NATUREZA HUMANA (LUCAS 17.17). DEPOIS DE TER SERVIDO POR ANOS AO SEU POVO, SAMUEL ESPERAVA RECONHECIMENTO PELO SEU TRABALHO. NÃO ESPERAVA SER DESCARTADO COMO UM VELHO. NÃO ESPERAVA QUE SEU MODO DE GOVERNAR FOSSE SUBSTITUÍDO POR OUTRO. Samuel se esqueceu do que é a natureza humana. POR ISTO A SABEDORIA BÍBLICA, NOS PEDE PARA FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM, COMO SE FIZÉSSEMOS O BEM DE OLHOS FECHADOS, SEM VER A QUEM SERVIMOS, QUE É A ÚNICA MANEIRA DE JAMAIS SERMOS DECEPCIONADOS.
4. ESTAMOS SEMPRE ESPERANDO A ATITUDE DO OUTRO PARA A RECONCILIAÇÃO - RELACIONEMO-NOS, MAS NÃO ESPEREMOS QUE AQUELES QUE TÊM ALGO CONTRA NÓS VENHAM CONVERSAR CONOSCO, PARA BUSCAR O ENTENDIMENTO E, QUEM SABE, A PAZ. ISTO PODE ACONTECER, MAS O PADRÃO HUMANO É NOS CONDENAREM SEM NOS DAR A OPORTUNIDADE DE DEFESA. RELACIONEMO-NOS, MAS NÃO ESPEREMOS QUE AQUELES QUE NOS OFENDERAM VENHAM NOS PEDIR PERDÃO SINCEROISTO PODE ATÉ ACONTECER, MAS O PADRÃO HUMANO, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, É UM PEDIDO DESCULPOSO, DO TIPO: "OH, EU NÃO QUIS OFENDER VOCÊ, MAS, SE OFENDI, PEÇO PERDÃO". Ou a gente ofende ou não ofende, não importa se culposa ou dolosamente. Não há meio termo. SE A DECEPÇÃO É UMA VERDADE, TAMBÉM É UMA VERDADE QUE, APESAR DELA, PRECISAMOS NOS RELACIONAR. A RECUSA AO OUTRO NÃO É UMA OPÇÃO VÁLIDA.
5. ESQUECEMO-NOS QUE SOMOS CAPAZES DE COMETER O ERRO QUE OS OUTROS COMETEM CONOSCO. - HÁ ALGO EM NÓS QUE PRECISA DE CUIDADO. PARTE DE NOSSAS FRUSTRAÇÕES RELACIONAIS ADVÉM DE ERROS QUE NÓS COMETEMOS, NÃO DE FALHAS DOS OUTROS PARA CONOSCO. MUITAS VEZES, NOS ACHAMOS INCAPAZES DE COMETER O ERRO QUE O OUTRO COMETEU CONOSCO. NÓS SEMPRE SOMOS CORTESES. SOMOS SEMPRE GRATOS. PROCURAMOS ESCLARECER OS FATOS ANTES DE JULGAR OS OUTROS. É ISTO QUE PENSAMOS DE NÓS MESMOS, EMBORA OS OUTROS NÃO PENSEM A MESMA COISA. PRECISAMOS NOS LEMBRAR QUE HÁ UM PEDRO DENTRO DE NÓS. MESMO ADVERTIDO DE QUE O FARIA, O FUTURO LÍDER DA IGREJA DE CRISTO NEGOU A JESUS TRÊS VEZES NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. ELE FICOU TÃO DECEPCIONADO CONSIGO MESMO, QUE CHOROU AMARGAMENTE (LUCAS 26.75).Houve muita virtude neste choro, que poderia ter sido sublimado por uma desculpa. "A pressão era demasiada e eu não agüentei. Eu não neguei; fui apenas mal-interpretado. Também não fez diferença nenhuma o que eu falei". Devemos ter a visão correta da natureza humana, inclusive para evitar a auto-decepção. AGAR, QUANDO FICOU GRÁVIDA, TRIPUDIOU SOBRE SARA, QUE ERA ESTÉRIL (GÊNESIS 16.4). SARA JAMAIS PODERIA IMAGINAR AQUELE COMPORTAMENTO POR PARTE DE SUA EMPREGADA, MAS ELA O TEVE, DECEPCIONANDO-A. AGAR, PORTANDO, AO SE DECEPCIONAR COM ABRAÃO E SARA, SE ESQUECEU DO QUE ELA MESMA FIZERA.
NÃO SOMOS PERFEITOS. SOMOS PEDRO. SOMOS SARA. SOMOS ABRAÃO. SOMOS AGAR. NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE, POR VEZES, NÓS SOMOS OS AGENTES DA DECEPÇÃO. OREMOS A DEUS PARA NOS DAR DISCERNIMENTO PARA VER NOSSOS PRÓPRIOS ENGANOS. O PIOR ENGANO É O AUTO-ENGANO.
OBSERVAÇÃO: 4LEMBREMOS QUE NEM SEMPRE SOMOS REALMENTE DECEPCIONADOS. - Erramos em nossos julgamentos. Devemos tomar cuidado com nossas interpretações e com que ouvimos por ai. Nem sempre nossa decepção tem base na realidade.  Nós somos capazes de condenar as pessoas sem conferir o comportamento delas. ÀS VEZES, UMA PESSOA SE MAGOA DIANTE DE UMA PALAVRA CONTRA OU SOBRE ELA QUE JAMAIS FOI PROFERIDA. PRECISAMOS DUVIDAR DE NOSSAS CERTEZAS.
3. O QUE A DECEPÇÃO GERA NAS EMOÇÕES - v6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

SE NÃO TEMOS ESTAS VISÕES, A DECEPÇÃO NOS ALCANÇA E FAZ ESTRAGOS NAS NOSSAS VIDAS. - DIANTE DA DECEPÇÃO, QUE TRAZ TRANSTORNO DE VÁRIOS NÍVEIS ÀS PESSOAS.  QUEM NOS DECEPCIONA? – em muitas vezes não esta nem ai, pois ele nos decepciona hoje, outro amanhã, e segue a sua vida, como se nada tivesse acontecido. Esta realidade pode gerar revolta em nós, mas nem sempre nossa indignação produz alguma mudança no quadro. NÃO ESTOU PREGANDO QUE ABRAMOS MÃO DA JUSTIÇA, MAS QUE NÃO PASSEMOS A VIDA ESPERANDO QUE QUEM NOS DECEPCIONOU NOS PROCURE E SE ACERTE CONOSCO. ATÉ DEVEMOS ORAR POR ISTO, MAS ORAR ENTREGANDO ESTE ASSUNTO AO SENHOR, PARA QUE VIVAMOS EM PAZ.

ALGUNS RESULTADOS EMOCIONAIS PRODUZIDOS PELA DECEPÇÃO:
  • A DECEPÇÃO PODE RESULTAR EM ÓDIO - O ódio é assim: uma vez desencadeado, não tem muito a ver com justiça. Devemos tomar cuidado para que a nossa decepção não se transforme em ódio.
  • A DECEPÇÃO PODE SE TRANSFORMAR EM RESSENTIMENTO. Decepcionado com Jacó, que o enganou, com o apoio da mãe, Esaú ficou decepcionado com o irmão, que fugiu de casa (Gênesis 27.41). Esaú passou o resto da vida ressentido, desejando matá-lo. O autor da carta aos Hebreus informa que ele nunca foi feliz, embora tentasse, por lhe ter faltado arrependimento (Hebreus 12.17).
  • A DECEPÇÃO PODE LEVAR AO ESGOTAMENTO ESPIRITUAL E RELACIONAL - A decepção que podemos ter com os seres humanos, pode provocar, esgotamento espiritual e relacional. O ESGOTAMENTO RELACIONAL TEM A VER COM UMA ESPÉCIE DE DESCRENÇA GENERALIZADA NO SER HUMANO. A PARTIR DE UMA OU MAIS EXPERIÊNCIA(S), TODOS SÃO JULGADOS COMO IGUAIS ÀQUELES QUE UM DIA TROUXERAM DECEPÇÃO. E o esgotamento espiritual é aquele que culpamos a Deus por nossas decepções, por que Deus deixou acontecer isso, por que Deus permitiu que fosse enganado. Deus me abandonou nesta situação. SENDO QUE O PRÓPRIO DEUS NOS PREVINE EM SUA PALAVRA A NÃO COLOCAR NOSSA CONFIANÇA EM HOMENS.
4 - O DESAFIO DE VOLTAR A CONFIAR
Se o preço da decepção é alto, é mais alto ainda o preço de não nos relacionarmos, pela simples razão de que não o conseguimos e, no fundo, não o queremos.  JESUS É UM EXEMPLO DE COMO NOS DEVEMOS COMPORTAR, MESMO DEPOIS DA DECEPÇÃO. APÓS A INGRATIDÃO DOS NOVE LEPROSOS (LUCAS 17.17), JESUS CONTINUOU A CURAR. ELE NÃO DESISTIU DE FAZER O BEM PORQUE RECEBEU A INDIFERENÇA DA MAIORIA COMO RESPOSTA. Podemos imaginar que o fazia pela alegria de alguns, apesar da insensibilidade para a gratidão por parte da maioria. Ele não fazia para ser reconhecido (para que lhe agradecessem). Na verdade, Ele era reconhecido (notado) pelo que fazia.

APELO:
5 - PELA BOCA DO PROFETA JEREMIAS, DEUS NOS ORIENTA A COMO PROCEDER. Jeremias 17, 5-8. DESTE TEXTO PODEMOS DERIVAR ALGUNS PRINCÍPIOS A REGER AS NOSSAS PRÁTICAS.
1. NUNCA SEJA INGÊNUO EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS, PARA QUE AS DECEPÇÕES NÃO TE AFASTEM DE DEUS  v5, 9 Jr 17, 5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! . 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
2. CUIDADO PARA NÃO TRAZER MALDIÇÃO EM SUA VIDA POR CAUSA DAS DECEPÇÕES – V6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. PRECISAMOS CONFIAR PARA NOS RELACIONARMOS, MAS É UM EQUÍVOCO ACREDITAR NA BONDADE NATURAL DO CORAÇÃO HUMANO. SE HOUVER UMA CONFIANÇA HOMEM-HOMEM EXTRAPOLANDO O NÍVEL ADEQUADO, O RESULTADO É UMA PROXIMIDADE TAL QUE NOS AFASTAMOS DE DEUS. A advertência de Jeremias (verso 5) parte de uma verificação da realidade: quando confiamos demais em nós mesmos ou nos outros, nós deixamos de buscar Aquele que jamais nos decepciona.
  1. 3.  NOSSA CONFIANÇA PLENA DEVE SER APENAS EM DEUS E NA SUA PALAVRA v 7HÁ UM NÍVEL DE CONFIANÇA QUE SÓ PODE SER DEDICADA A DEUS. NÃO PODEMOS CONFIAR NOS HOMENS COMO QUEM CONFIA EM DEUS. Só Ele é a nossa força, não a humanidade mortal. Em Deus nossa confiança deve ser absoluta. Há um nível de confiança que deve permear os nossos relacionamentos. Sem ela, não há convivência saudável. Com os nossos semelhantes, a confiança deve ser necessariamente relativa. Devemos nos relacionar, mas não devemos ser ingênuos. Não podemos nos esquecer que o coração é enganoso (verso 9).
  2. 4.  PRECISAMOS ESTAR ATENTOS PARA NUNCA AS DECEPÇÕES TIRAREM A SENSIBILIDADE DAS COISAS DIVINAS E DEIXARMOS DE FAZER O BEM - MESMO EM MEIO ÀS FRUSTRAÇÕES, DECEPÇÕES QUE POSSAS ACONTECER PRECISAMOS DEIXAR COM QUE DEUS SEJA O SENHOR DAS NOSSAS AÇÕES E CONTINUEMOS A FAZER O BEM, CONTINUEMOS DE MODO PRUDENTEMENTE NOS RELACIONANDO COM AS PESSOAS, POIS O PRINCÍPIOS DA SEMEADURA ESTA INCUTIDO NESTE VERSO - 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
  3. 5.  QUANDO DEPOSITAMOS NOSSA CONFIANÇA EM DEUS, TEMOS COMO SUPERAR AS DECEPÇÕES E ALCANÇAR VITORIA - v8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
  4. 6.  DEVEMOS TRANSFORMAR A DECEPÇÃO NUM CAMINHO DE VOLTA PARA DEUS.- HÁ UM LADO POSITIVO NA DECEPÇÃO; É QUANDO ELA NOS AJUDA A NOS VOLTARMOS PARA DEUS COMO AQUELE EM QUEM PODEMOS REALMENTE CONFIAR. Ela nos lembra quem é o ser humano; ela nos recorda quem somos nós; ela nos apresenta Quem é Deus. Por isto, devemos ter sempre diante de nós a advertência de Jeremias, que, a propósito, encontra eco na descrição do poeta do salmo 1: Bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto (versos 7 e 8).

CONCLUSÃO - DEIXA O SENHOR CURAR SUA ALMA HOJE, LANÇA SUAS ANSIEDADES EM CRISTO, LIMPA O TEU CORAÇÃO, PARA QUE VOCÊ VENHA COLHER FRUTOS DE BENÇÃO. v7 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. 8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥