10/05/2014

O que é um Profeta e o que são as profecias?


Moises e as Tábua da Lei

A palavra “profeta” vem do grego “prophetes”, e significa “falar antes”, provavelmente devido a denominação antiga pela qual se chamava os profetas de “vidente”. (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente.) I Samuel 9:9. Ou seja, achava-se que o profeta saberia das coisas, receberia visões de Deus, por isto Saul queria achar Samuel, para saber de seu animal perdido.
Biblicamente os profetas são “a voz de Deus” para os homens, assim sendo: os sacerdotes são a intermediação do homem para com Deus e os profetas são os porta vozes das mensagens de Deus para o homem. Resumir as profecias a predições do futuro é no caso reduzir ao mínimo a intenção das profecias de Deus.
Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. I Corintios 14:3
Com este texto fica claro que a intenção principal da profecia é a edificação da igreja. Através dos antigos, Deus profetizava sobre vários acontecimentos, mas principalmente sobre a vinda de Cristo que é o ponto central das profecias do Antigo Testamento.

Como é a profecia hoje.
Todas estas profecias escrita na Bíblia são a Palavra de Deus enviada a nós, através do relato Fiel dos Profetas que escreveram pela Inspiração do Espírito Santo.
Note o que o Apóstolo Pedro escreveu: Pois a Profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens, santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. II Pedro 1:2
Por sua especial Providência, Deus cuidou que as profecias e escritos bíblicos fossem registrados sem falha até que fossem estabelecidos.
Devido a Bíblia está já completa, o dom da Profecia dado pelo Espírito Santo é diferente das Profecias Bíblicas.
O principal propósito da Profecia, revelada sob A Unção do Espírito Santo hoje, não é falar de eventos futuros, mas Edificar, Exortar e Consolar os crentes. A Bíblia ensina claro em I Cor 14:3.

O Dom de profetizar.
Profetizar é um dos nove dons do Espírito. Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. I Corintios 14:1
Com relação ao Dom de profetizar, com certeza Deus pode predizer o futuro, mas o dom nunca pode ser considerada igual a Bíblia, muito menos substituí-la. Pois muitas pessoas procuram antes de tudo os “profetas” para saber se tem alguma “palavra de Deus” para elas, como se os profeta fosse um “adivinho”. Afinal temos essa curiosidade pelo futuro, se algo vai dar certo ou errado, etc. Mas antes de tudo temos a Bíblia, palavra de Deus completa e o nosso livre arbítrio para decidir. Então a responsabilidade pela escolha é nossa, e não de Deus.
O profeta que se refere I Corintios 14 é basicamente o sacerdote, ou quem prega a Palavra de Deus, para a igreja, edificação e conversão de alguém.

Tipos de profecias.
Só existe profecia vinda de Deus, pois só Deus tem o poder de saber o futuro e altera-lo, porque só Deus é Oniscientes (sabe tudo), só Deus é Todo Poderoso (Pode tudo). E para saber se a profecia vem de Deus:
Primeiramente ela tem de ser confirmada com a Bíblia. A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaias 8:20. Ou seja confira se ela tem fundamento bíblico para ser dita. Se não, é falsa.
Depois confira com o que você tem dentro do seu coração, porque, O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Romanos 8:16
E finalmente fale com outros sobre a profecia para julgarem. E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. I Corintios 14:29. Ou seja, a Bíblia, manda você não dar credito cego as profecias, mas tirar provas sobre se ela é verdadeira e não ser enganado nunca. Perceba que na Bíblia Deus nunca repreendeu ninguém por pedir provas sobre ele, veja os exemplos de Moises, Josué, Gideão, e até do próprio Tomé que não acreditou simplesmente pelos que os outros disseram, mas quis se certificar pessoalmente de tudo. 

Profecias falsas
O diabo não pode profetizar, pois o único futuro que ele sabe é o da sua própria ruína, mas ele sabe mentir.: ... ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44 b. A estratégia do diabo é mentir e induzir ao erro, falando coisas para incentivar o homem ao engano como no caso de Adão e Eva, falando que eles seriam iguais a Deus. Iludindo através de visões, sonhos e vozes falsamentes atribuídas a Deus, inclusive usando até a própria Bíblia para induzir ao erro. e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Mateus 4:6. O diabo usa as Escritura tentando induzir Jesus a tentar Deus. Coisas que ele tenta fazer com os crentes, distorcendo a Bíblia para iludir os crentes.
Também o diabo pode soprar nos ouvidos das pessoas induzindo elas a pensarem que estão sendo usadas por Deus ou um ser benéfico, como no caso: E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.Mateus 16:22-23. Pedro pensava estar fazendo algo bom, mas na verdade estava sendo usado pelo diabo.

Profecias quase falsas ou chovendo no molhado!?!
Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos.II Reis 2:3
Eliseu recebeu a visita três vezes desses “filhos dos profetas” em Betel, em Jericó e no Jordão, profetizando as mesmas coisa, dizendo o que Eliseu já sabia. A Bíblia chama essas pessoas de “filhos dos profetas” porque elas não são profetas, mas sim imitadores, admiradores da unção de profecia, e querem participar disso, por isso o interesse de falar tanto do que todos já sabiam. Isto acontece muito hoje com os “filhos dos profetas” atuais, perceba muitas “profecias dadas por Deus”:
Deus vai te dar vitória – Ora a Bíblia diz: Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37. Jesus já venceu por nós e nos da uma vida vitoriosa sempre, apesar das dificuldades, venceremos sempre.
Você será uma benção nas mãos de Deus – A Bíblia diz: ..deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência... Gênesis 22:17. A benção de Deus está garantida aos que obedecem a Ele.
E existem muitas outras coisas que Deus já profetizou na Bíblia, tais como uma vida familiar bendita, as benção e problemas da vida, as tentações e ataques do diabo, bem como a vitória certa do fiel, e etc

Concluindo
O ser humano não pode profetizar, se Deus não falar com ele, mas pode fazer conjecturas, previsões, julgamentos, análises, etc. Existe até uma anedota dizendo que se você quer fazer Deus rir, basta fazer uma previsão.
Nossos julgamentos e previsões podem dar muito errado, e para isso Deus nos adverte a estar atento a tudo, sermos prudentes como a serpente. O falso profeta existem e esta no nosso meio também a Bíblia adverte: Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. I João 4:1.
Então quando você ouvir uma profecia dirigida a você, confira, ore, prove se é de Deus, não creia imediatamente, pois pode ser uma palavra de um falso profeta ou quem sabe até de um “filho de profeta” bem intencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥