11/05/2014

MINISTÉRIO PROFÉTICO: 5 REQUISITOS PARA SER USADO POR DEUS & 6 CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO PROFETA (TEMA DE PALESTRA VIGILIA DOS PROFETAS)

É do conhecimento de todos que Deus usa quem quer e como quiser. Sua soberania é indiscutível. No entanto, as escolhas de Deus, as vezes, são justificáveis. Claro, que nem sempre as escolhas de Deus são de fácil compreensão, mas, como já disse, em alguns casos isso é possível. Um caso concreto em que podemos ver de maneira plausível essa ocorrência, é a escolha de Deus para usar alguém em prol do Seu Reino. Analisaremos, portanto, à luz da Palavra quais são os requisitos que Deus utiliza para  escolher e chamar alguém à sua obra. Pois, a semelhança de um patrão, o Senhor analisa os currículos de quem está disposto a se candidatar para laborar na seara do Mestre.
Tenho observado poucos  que almejam ser autenticamente usados por Deus, e dentre esses já poucos, percebo que minoria tem a consciência de que precisa preencher os requisitos de Deus para ser usado e capacitado pelo Senhor. Por isso, quero apresentar, de maneira prática e acessível, os requisitos que Deus está procurando na minha, na sua e na nossas vidas para nos usar.
Todavia, em primeiro lugar, devemos ser cônscios de uma coisa. Deus, ainda escolhe pessoas, e Ele está "ansioso" para escolher você. Ele "torce" para que você, ao ler este artigo, venha cumprir os requisitos divinos e venha fazer a diferença nessa sociedade tão avessa e acéfala.
O século XXI trouxe muitas transformações, tecnologia avançada, novas descobertas da ciência, bem como suas novas tendências, informação globalizada, TV, internet, pensamentos liberais, desvalorização dos princípios morais e éticos e tantos outros "problemas" estão em voga nos dias hodiernos. Essa nova era, requer de nós, cristãos, uma forma de viver o evangelho mais intenso, requer de nós um modo de vida exclusivamente de Deus. Haja vista, que Deus está procurando verdadeiros profetas, com unção autêntica, fervor nos corações, para denunciar os males cometidos por essa sociedade extremamente corrupta. Daí, urge a necessidade de nos colocarmos diante do Todo-Poderoso e buscarmos preencher os requisitos de  Deus para sermos os profetas verdadeiros para está nova geração.
Mas que requisitos são esses? Vejamos, então, cinco requisitos para sermos usados por Deus, para isso vamos nos utilizar de alguns textos do livro de 1 Timóteo, que são, na realidade, conselhos práticos do apóstolo dos gentios, Paulo, ao jovem ministro Timóteo, que inicia sua trajetória na seara de Cristo.
1- Conservar a fé - 1 Tm 1.19.
O apóstolo aconselha Timóteo a jamais se esquecer ou abandonar a fé que uma vez lhe foi ensinada e na qual, voluntariamente, ele abraçou. Paulo recomenda que ele firme sua fé, pois os bombardeios do inimigos são ferrenhos, mas a conservação (proteção) da fé resultaria em uma estrutura inabalável.
Para sermos usados por Deus, é preciso termos uma fé inabalável, e isso só é possível quando conservamos nossa fé mesmo em momentos de extrema calamidade. Quantos jovens que almejam o episcopado, mas por motivos vãos, banais, efêmeros, deixam de conservar sua fé em Cristo e se entregam por prazeres que destruirão suas vidas. É preciso manter a fé a qualquer custa!
2- Boa consciência - 1 Tm 1.19.
Paulo diz a Timóteo que é necessário ter boa consciência. Ou seja, rejeitar o que o mundo propõe como realidade. Um dos requisitos primordias para seu usado por Deus é saber rejeitar os manjares oferecidos pelo inimigo de nossas almas. A sociedade atual está incharcada de vãs filosofias, atitudes e modo de vida. Está impregnada de aspectos anticristãos, e o nosso papel é rejeitar de maneira enfática esta suposta realidade.
3- Almejar ser usado por Deus - 1 Tm 3.1.
"Se alguém deseja o episcopado...". A palavra episcopado deriva da palavra bispo, ou seja, quando o apóstolo Paulo disse: "Se alguém deseja o episcopado..." ele estava dizendo: "Se alguém deseja ser bispo, se alguém deseja ser usado por Deus no ministério, excelente coisa deseja".
Para ser usado por Deus é preciso desejar, antes, ser usado por Ele. Deus apresenta o desejo de nos usar, mas sua decisão final de querer ou não ser usado definirá a decisão de Deus. Você almeja ser usado por Deus? Se sim, um passo já está dado! Glória a Deus!
4- Ser exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza - 1 Tm 4.12.
Eis aqui a grande "dificuldade" de  Deus para usar alguém e o levantar. A recomendação do Espírito Santo, através do apóstolo Paulo, é nítida e enfática, mas muitíssimo negligenciada, pois, não é fácil ser exemplo dos fiéis. Ser exemplo é ardoroso. E Paulo recomenda, ainda, que Timóteo seja exemplo em campos específicos. O conselho é para que seja exemplo na palavra. Quantos de nós está dando o exemplo de estudo, reflexão e meditação na Palavra? Você à lê? À pratica? À vive? É preciso ser exemplo de leitura na Palavra de Deus!
Depois o conselho é que também seja exemplo na trato ou no agir, no procedimento, no modo de ser. Qual o seu exemplo de procedimento na escola, no trabalho, na faculdade, em casa, com os amigos?
Há alguns que seu procedimento é de inimizade, contenda, dissensão, menos de amor. Que tipo de cristão é esse? O seu procedimento tem sido de uma pessoa espiritual? Seu modo de ser e de fazer as coisas anuncia que você é cheio do Espírito Santo? Outro conselho do apóstolo é que se faz necessário ser puro. Ser exemplo em santidade é indispensável para a vida de um cristão que deseja ser usado por Deus. Você tem buscado santidade? Deus é santo e Ele exige de nós santidade (Lv 19.2).
5- Ser justo, constante e manso (bondoso) - 1 Tm 6.11.
O problema da igreja hodierna é que estamos distantes do evangelho de Cristo. Em algum ponto da jornada da igreja na terra, perdeu-se a visão do Reino e, consequentemente, perdeu-se o evangelho. Ser justo é praticar, a qualquer custo, a justiça. Quantos de nós, por interesses, temos deixado de lado esse princípio do evangelho. Quantos de nós temos sidos inconstantes, infiéis, começamos, mas não terminamos. Quantos de nós, que almejamos ser usados por Deus, estamos longe de sermos bondosos e mansos, muitas vezes, estamos mais para iracundos, "bravões" e outros adjetivos mais que não são dignos de estar neste post.
Pratique a justiça, seja constante e seja manso, pratique a bondade, mesmo que isso implique virar a outra face para o inimigo (Mt 5.39-48).


Busque preencher esses requisitos em oração e em fidelidade. Deus com toda certeza o usará e o levantará na terra como um servo bom e fiel.

Características de um verdadeiro profeta
O ministério profético tem de ter uma vitalidade positiva, isto é, o profeta precisa enxergar uma saída gloriosa, ainda que veja tudo nebuloso à sua frente. Por que digo isto? Porque se percebe que muitos que dizem ter ministério profético se tornam azedos, amargos e negativos em sua proclamação, e os sites na Internet são evidências do que quero afirmar. As críticas amargas indicam que a pessoa que julga ter um ministério profético não conseguiu visualizar nem perceber a essência do coração de Deus que é a restauração do homem e a vinda de um reino glorioso.
Sim, porque os profetas bíblicos que previram destruição, abandono, cativeiro e guerras sempre abriram diante de seus ouvintes uma fresta que os permitia vislumbrar a solução e a restauração. O Deus que fere é apresentado como o Deus que cura.
1. O profeta anuncia alguma coisa e o que ele prevê acontece. Seja este um profeta de Deus, um profeta que profetiza por si mesmo ou um profeta do diabo. Nas escrituras encontramos profetas que usavam destas três fontes: a divinal, a pessoal e a diabólica. E mesmo os profetas que nada tinham a ver com Deus e sua palavra fizeram previsões que aconteceram ao longo dos séculos, mas, o que diferencia um profeta comum de um profeta de Deus? Profetas existiram que anunciaram acontecimentos que se cumpriram, e, no entanto, não eram profetas de Deus. O que diferencia um profeta de Deus, então, desses profetas mundanos?
2. O profeta que fala da parte de Deus tem um profundo senso de justiça social. A paixão pela justiça social mantinha o profeta de Deus atento às necessidades das pessoas. Os profetas de hoje que pensam apenas em si mesmos, em prosperidade, riquezas, em serem milionários e prósperos, ainda que falem da parte de Deus, não são verdadeiros profetas porque perderam de vista a justiça social. O pobre, o injustiçado, o sofredor, o perseguido, o sem-terra, o sem-teto e aqueles que são vítimas dos sistemas políticos e judiciais precisam ser acolhidos na igreja e defendidos pelo verdadeiro profeta. O verdadeiro profeta não consegue ser amigo de políticos, de governadores e do Presidente da República, porque sempre encontrará pontos divergentes entre a política e a justiça social.
3.  O verdadeiro profeta tem sempre em mente o eterno propósito de Deus. Sempre que adverte uma nação ou uma igreja ele o faz sob a ótica do propósito eterno de Deus, e não sob a ótica dos interesses humanos, denominacionais ou políticos. E se prepara para o choque, porque a mensagem de Deus sempre bate de frente com o interesse dos homens. Sua palavra está sempre alinhada com o plano do Eterno e não com os planos dos homens.
4. O profeta de Deus sabe que a graça de Deus tem como finalidade a justiça. Isto é, Deus se mostra gracioso para com o ser humano sem abrir mão da justiça que lhe é inerente. Graça e justiça andam de mãos dadas com o otimismo profético.
5. O verdadeiro profeta sabe que Deus não favorece apenas judeus, mas todos os povos de todas as nações. Por isso nos cânticos do Apocalipse Jesus é exaltado por gente que procede de todas as línguas, povos tribos e nações, e não apenas judeus. O profeta que defende apenas interesses dos judeus não é profeta bíblico, porque o verdadeiro profeta vê Deus reinando sobre todos os povos da terra, independente de cor, raça e nação.
6. O profeta de Deus é sempre otimista e, às vezes esse otimismo profético o leva a cometer exageros, a errar em algumas previsões, sem nunca, no entanto, abandonar sua comunhão com Deus e a verdade. Ele sempre vê o futuro glorioso, e isto fazia a diferença entre os profetas hebreus e os profetas das nações da época. Deus tem um fim glorioso para o planeta Terra e tem um fim glorioso para toda a humanidade e seu senso de justiça é que o impele a revelar sua graça e sua misericórdia.
Os “nãos” que Habacuque recebeu de Deus dariam a ele razões de sobra para se sentir amargo e desanimado, no entanto, depois de tantas respostas negativas de Deus às suas perguntas Habacuque não enxerga o futuro sob a ótica do pessimismo, mas vê o sol da esperança brilhar no horizonte.
“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro” (Hc 3.17-19)
O profeta denuncia, mas prova com seu viver e com seu testemunho de vida que suas denúncias não são retóricas nem teóricas, mas fruto da revelação que tem de Deus.

Você anela o ministério profético? Então, pense na vida de renúncia que o espera pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem realmente é muito forte, sendo assim, te convido a ler e meditar no seu conteúdo e depois, peço-te, deixe ai seu comentário, sua crítica, seu recado, sua opinião... E compartilhe em sua rede social.
Pois assim você estará me ajudando a melhorar este espaço!
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se.
(2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor. não venha me criticar por falar contra aqueles que penso serem enganadores e falsos profetas.
Sinta-se em sua casa! Ou melhor, em seu blog!

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ao redor do mundo...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MENSAGENS DO MILTON RABAYOLI

FIQUE A VONTADE... SINTA-SE COMO SE ESTIVESSE EM SEU PRÓPRIO BLOG...

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ E VOLTE SEMPRE! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥